Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

ÁGUAS NO DESERTO

2 Reis 3.9-25    Pr. Marcelo Aguiar    09/02/2020

INTRODUÇÃO

Essa história bíblica começa falando sobre três exércitos que corriam um grande perigo. Judeus, israelitas e edomitas haviam partido para guerrear contra os moabitas. Mas, a certa altura, viram-se sem água em pleno deserto. Em ocasiões assim, o perigo era real, e todos poderiam morrer.

O caso mais célebre foi o do “exército perdido de Cambises”. Em 523 aC, o rei persa Cambises enviou 50 mil homens para tomar a cidade de Siwa, no norte da África. Porém, todos foram envolvidos por uma tempestade de areia, e desapareceram no deserto do Saara.

Quando nos encontramos em uma situação parecida à daquelas pessoas – em que os desertos das adversidades ameaçam nos engolir – como podemos encontrar esperança? De que modo será possível encontrarmos águas no deserto?

 

1) PRECISAMOS BUSCAR A DIREÇÃO DE DEUS

Jorão, o rei de Israel, era um homem ímpio. Quando se viu em dificuldade, entrou em desespero. “Ah! O Senhor trouxe estes três reis para os entregar nas mãos dos moabitas”, disse ele duas vezes. “A gente vai morrer!”, ele falou. Estava realmente apavorado. Por outro lado, Jeosafá, o rei de Judá, era um crente fiel. Ao invés de entrar em pânico, ele disse: “Vamos consultar ao Senhor”.

Quando se vê em meio aos desertos da vida, você age como Jorão ou como Jeosafá?

Nunca ninguém se arrependeu por confiar em Deus! Martin Luther King afirmou: “Tudo que eu tentei reter em minhas mãos eu perdi, mas aquilo que eu entreguei nas mãos de Deus eu ainda tenho”. Não se desespere. Busque ao Senhor.

É hora de voltar-se para Deus, de orar, de confiar!

 

2) DEVEMOS OBEDECER À ORIENTAÇÃO DE DEUS

Através do profeta Eliseu, o Senhor enviou uma promessa: os três exércitos seriam salvos. Mas ele deu, também, uma ordem: os soldados deveriam cavar poços no deserto, os quais seriam, milagrosamente, enchidos de água.

Ao lermos a Bíblia, percebemos que antes de Deus dar um milagre a uma pessoa ele dá uma tarefa. A água só foi transformada em vinho depois que as talhas foram cheias. Os pães e peixes só foram multiplicados depois que a multidão se assentou em grupos de cinquenta. O azeite da viúva só foi multiplicado depois que ela pediu panelas aos vizinhos. A pesca maravilhosa só aconteceu depois que os discípulos levaram os barcos para o mar. O cego de nascença só passou a ver depois que se lavou no Tanque de Siloé. As águas do Mar Vermelho só se dividiram depois que Moisés ergueu seu cajado. Lázaro só foi ressuscitado depois que removeram a pedra. As muralhas de Jericó só caíram depois que o povo rodeou a cidade.

A obediência é o terreno fértil do qual os milagres brotam!

Para que consultar a Deus, se não for para seguir as suas orientações?

A bandeira do Estado do Espírito Santo tem a seguinte inscrição: “Trabalha e Confia”. É um excelente lema! Vamos fazer a nossa parte, certos de que Deus fará a dele.

Faça o que Deus lhe mandou, e ele fará o que ele lhe prometeu!

 

3) PODEMOS CONTEMPLAR A MANIFESTAÇÃO DE DEUS

Depois que aqueles reis e seus exércitos buscaram a direção de Deus e obedeceram à orientação de Deus, eles puderam contemplar a manifestação de Deus.

O Senhor mandou a água – que veio de longe, através de uma enxurrada distante, e encheu os poços que haviam sido cavados. Mas não apenas isso: os inimigos, confundindo o reflexo do sol nascente sobre as águas com sangue, lançou-se precipitadamente sobre o acampamento, e foi derrotado.

Desse modo, o Senhor não apenas salvou a vida daqueles homens, mas também lhes concedeu uma grande vitória.

A Bíblia diz que Deus é poderoso para nos dar mais do que pedimos ou pensamos!

O Senhor nos dará o socorro, e também o triunfo!

O Pastor Hernandes Dias Lopes afirmou: “Nós não temos apenas a expectativa de vitória, temos a garantia de vitória”. Que certeza abençoada!

O Senhor é grande e é capaz de grandes coisas. Se crermos, veremos a glória de Deus.

 

CONCLUSÃO

Que história maravilhosa das Escrituras! Que poderosa lição para as nossas vidas! Como é bom saber que existe um Deus, e que ele cuida de nós!

O Senhor pode trazer águas para o nosso deserto. Portanto, vamos buscá-lo, confiar nele e segui-lo. Vamos entregar a ele o nosso caso, a nossa causa, a nossa vida!

O Pai Celestial cuida dos seus filhos, e ele cuidará de nós!

“A VOLTA DE JESUS”

O QUE É UM APOCALIPSE? | Série “Apocalipse Verísulo por Versículo” – Ep. 01

2 Comentários

  • Muito forte essa mensagem.

  • gostei da mensagem

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP