Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

AMIGOS DE DEUS

João 15.13-15    Pastor Marcelo Aguiar    21/07/2019

INTRODUÇÃO

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. Amigos são verdadeiros tesouros. Tornam o fardo mais leve e a jornada mais feliz. “A amizade é o amor que não morre”, escreveu Mário Quintana.

Existem amigos que são inseparáveis. Poderíamos citar Fred e Barney, Charlie Brown e Snoopy, Buzz e Woody, Salsicha e Sooby-Doo, Lippi e Hardy, Zé Colmeia e Catatau, Mario e Luigi, Tico e Teco… você tem um amigo ou uma amiga assim?

Ainda que existam boas amizades, não existe nada melhor do que ser amigo de Deus. Nenhuma outra amizade nos honrará tanto! Nenhuma outra amizade nos trará mais alegria! E, através da fé em Cristo, podemos nos tornar amigos de Deus!

 

1) AMIGOS DE DEUS PODEM CONTAR COM ELE

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”, disse Jesus (v. 13). Ele estava falando de si mesmo. Jesus deu a sua vida por nós. Morreu na cruz para nos salvar. Quer nos dar vida abundante e eterna. Não há amigo melhor do que ele!

Não há amigo que possa fazer o que Jesus fez. Não há amigo que possa fazer o que Jesus faz.

Há uma história sobre um homem que teve que comparecer diante de um juiz. Bastante preocupado, ele foi procurar três de seus amigos. O primeiro lhe disse: “O máximo que posso fazer por você é acompanhá-lo até a porta do tribunal”. O segundo falou: “O máximo que posso fazer é lhe dar uma roupa bonita para você entrar no tribunal”. O terceiro falou: “Eu entrarei no tribunal com você, defenderei a sua causa diante do juiz e conseguirei a sua absolvição”. E, de fato, assim ele o fez.

Esses três amigos simbolizam as amizades, as riquezas e Jesus Cristo. No dia da nossa morte, o máximo que os amigos terrenos poderão fazer é levar nosso caixão até o cemitério, e o máximo que as riquezas poderão fazer é comprar uma roupa bonita para que sejamos enterrados. Mas Jesus pode entrar conosco pelas portas da eternidade, defender a nossa causa e salvar a nossa alma. Não existe amigo melhor do que ele!

 

2) AMIGOS DE DEUS DEVEM OBEDECER A ELE

Jesus falou: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (v.14). A amizade de Deus é diferente de todas as outras. Ela requer obediência. Não precisamos obedecer aos nossos amigos terrenos, mas temos que obedecer a Deus. Porque ele é Deus. E porque ele quer o melhor para nós.

Alguns dizem que Jesus é seu Salvador, mas não o têm como seu Senhor. Entretanto, uma coisa não é possível sem a outra. Podemos dizer que somos amigos de Deus, mas se não fizermos a sua vontade haverá uma mentira em nossos lábios.

Você é, realmente, amigo de Deus? Tem obedecido ao Senhor Jesus Cristo?

 

3) AMIGOS DE DEUS PRECISAM APRENDER DELE

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”, concluiu o Mestre (v. 15). Não precisamos conhecer profundamente nossos chefes ou patrões, mas precisamos conhecer nossos amigos. Jesus quer dar-se a conhecer a nós. Ele também deseja que conheçamos o Pai por seu intermédio

O melhor a aprender é aprender de Jesus! Ele é ao mesmo tempo o professor e a matéria. Algumas pessoas não conheceram seu pai ou sua mãe, e isso é triste. Mas não há tragédia que se compare a não conhecer Deus. Passar pela vida sem desfrutar da sua comunhão é desperdiçar a existência. É mergulhar numa eternidade de trevas.

Certo homem culto tomou um barco para atravessar o rio. A fim de espezinhar o barqueiro, perguntou-lhe se sabia algo de matemática. O pobre homem respondeu que não, e o passageiro falou: “Então, o senhor perdeu dez por cento da sua vida”. E assim prosseguiu, perguntando-lhe se sabia algo de física, química, etc.

Quando estavam no meio do rio, o barco bateu numa pedra submersa, e começou a afundar. O barqueiro preparou-se para saltar e nadar até a margem, mas, ao olhar para o homem culto, percebeu que o mesmo estava apavorado. “Moço, deixe-me lhe fazer uma pergunta… o senhor sabe nadar?”, perguntou-lhe. “Não”, respondeu o outro. “Então, o senhor perdeu toda a sua vida”, falou o barqueiro.

O mesmo acontece conosco. É muito bom sabermos de muitas coisas. Porém, se não soubermos sobre Deus e não conhecermos Jesus, perderemos as nossas vidas!

 

CONCLUSÃO

Faça de Deus o seu melhor amigo! Entregue a sua vida a Cristo! Dê o passo de fé!

O Senhor está esperando pela sua decisão. Ele bate à porta e deseja entrar (Ap 3.20). Quer cear com você. Quer fazer morada no seu coração. Quer ser seu melhor amigo.

Lembre-se: não existe nada melhor do que ser amigo de Deus!

 

Pastor Marcelo Aguiar

OS SEGREDOS DA SAUDADE

“A VOLTA DE JESUS”

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP