Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

DEUS FUROU AS MINHAS ORELHAS

Salmo 40. 6    Pr. Marcelo Aguiar    17/07/2016

“Sacrifício e oferta não quiseste; as minhas orelhas furaste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste” (Salmo 40.6, RC).

 

INTRODUÇÃO

É interessante a tradução utilizada pela Edição Revista e Corrigida da Sociedade Bíblica Brasileira para o salmo 40.6. Outras versões trazem a frase “os meus ouvidos abriste”, mas esta opta por uma tradução mais literal: “As minhas orelhas furaste”. Como podemos entender isso?

Provavelmente, trata-se de uma referência ao texto de Êxodo 21.1-6, conhecido como “a lei do servo da orelha furada”. Essa lei estabelecia que, caso um escravo amasse o seu senhor e não quisesse deixar liberto a sua casa, afirmaria isso perante os juízes, teria a sua orelha furada e permaneceria como um membro da família para sempre.

É uma alusão ao Evangelho: Deus fura as nossas orelhas, faz com que sejamos seus servos movidos não pela obrigação ou medo, mas pelo amor e gratidão.

Há uma história sobre um homem que nasceu escravo e se tornou muito revoltado. Vivia brigando e fugindo. Quanto mais o castigavam, mas amargo ele se tornava. Um dia, certo cavalheiro comprou-o no mercado e levou-o para a sua casa. Lavou os seus pés, tratou suas feridas, e depois lhe apresentou uma carta de alforria, dizendo: “Comprei você para libertá-lo. Se quiser, poderá permanecer comigo, mas não como escravo, e sim como amigo”. Aquele escravo, caindo aos seus pés, disse-lhe chorando: “Não me peça para deixá-lo. Nunca fui amado dessa forma. Quero continuar com o senhor para sempre”.

Foi isso o que Deus fez: ele furou as nossas orelhas.

 

1) COMO DEUS FUROU AS MINHAS ORELHAS?

“As minhas orelhas furaste”, escreveu o salmista. Como Deus fez isso? Enviando Jesus para morrer em meu lugar. “Sacrifício e oferta não quiseste”. “Holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste”. Não precisei pagar nada pela minha salvação. Jesus pagou tudo em meu lugar.

A Bíblia diz em Provérbios 17.9 (versão Revista e Atualizada da Sociedade Bíblica Brasileira): “O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos”. Nossas transgressões foram cobertas pelo sangue de Cristo. E assim o Senhor adquiriu o nosso amor.

Para que as minhas orelhas fossem furadas, as mãos de Jesus também foram… e os seus pés, e o seu lado, e a sua testa! Que alto preço Deus pagou pela minha amizade!

 

2) PARA QUE DEUS FUROU AS MINHAS ORELHAS?

Cristo me salvou para que eu viva em comunhão com ele.  O apóstolo Paulo destacou esse fato de forma magistral: “E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5.15). Jesus morreu por mim a fim de que eu não viva mais para mim mesmo. Se fui resgatado com o seu sangue, preciso viver para ele.

Há uma grande diferença entre viver com Cristo e viver para Cristo. Ele precisa ocupar o trono da minha vida, o lugar mais alto do pódio, ter o volante da minha existência em suas mãos. Eu preciso entregar a minha vida a Cristo para que ele possa salvá-la.

Dizem que Sócrates, o famoso pensador grego, foi homenageado em uma festa na qual recebeu muitos presentes. Ésquilo, o dramaturgo, estava entre os convidados. Ele disse ao filósofo: “Como tantos te deram tanto, só me resta dar-te a mim mesmo”. Sócrates respondeu: “Se te deres a mim, prometo devolver-te a ti mesmo em melhores condições do que te recebi”.

Não é assim que Jesus faz?

Então, pense e reflita: você está vivendo com Jesus ou para Jesus?

 

3) DEUS JÁ FUROU AS SUAS ORELHAS?

Você precisa escolher ser amigo de Jesus e entregar-lhe sua vida. No antigo costume israelita, quem furava a orelha do servo era o senhor. Mas quem dava permissão para o senhor fazer isso era o servo. É assim, também, que somos salvos. Deus, de forma respeitosa, aguarda a nossa permissão. Cristo diz: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3.20).

Jesus merece que você lhe abra a porta do seu coração? Claro que sim! Ninguém jamais amou ou amará tanto você. Ninguém merecerá mais do que ele a sua amizade. Como ele mesmo falou, “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). E foi exatamente o que ele fez por nós.

Vá até agora a Cristo. Entregue-lhe a sua vida. Abra-lhe as portas do seu coração. Peça-lhe que seja o seu Salvador, o seu Senhor e o seu Amigo. Deixe que ele fure as suas orelhas!

 

CONCLUSÃO

Jesus Cristo é, sem sombra de dúvida, um amigo incomparável. Quem pode fazer as coisas que ele faz?

Os amigos nos livram das enrascadas, mas Jesus nos livra da morte.

Os amigos nos levam para a festa, mas Jesus traz a festa até nós.

Os amigos nos dão uma força, mas Jesus nos concede poder.

Os amigos nos aceitam do jeito que somos, mas Jesus nos aceita como somos e depois nos transforma em novas criaturas.

Os amigos nos dizem: “Até outro dia!”. Mas Jesus nos diz: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Há muitos que perdem a oportunidade de ter Jesus como seu Senhor e Salvador. Não deixe isso acontecer com você!

 

Pastor Marcelo Aguiar

QUANDO PESSOAS BOAS FAZEM COISAS MÁS

OS DOIS BANQUETES

18 Comentários

  • Oh glória a Deus!!
    que palavra que nos salvar…
    Deus abençoe

  • Excelente explicação e brilhante aplicação! Muito obrigado pastor pelo tempo dedicado em receber esse conteúdo de DEUS e postar a mensagem para nossa edificação!
    Eu precisava muito de uma msg assim de encorajamento !
    Que o SENHOR te abençoe e te guarde!

  • muito enriquecedor , este estudo me levou as lagrimas estou impactado pelo amor de Cristo e seu amável cuidado, o Senhor vos bendiga

  • Bênção, chorei ao ler este estudo!

  • Achei tremenda sua explicação, enquanto eu lia me senti tocada
    pelo Senhor. Nunca vi nenhuma explicação tão perfeita dessa PALAVRA. Que te abençoe e continue te dando sabedoria.

  • O Amigo que eu encontrei me surpreendeu,quando todos me deixaram,ele me acolheu e sarou minhas feridas,das algemas me livrou…
    Genteeeee chorei muito que estudo maravilhoso;o grande amor do meu Senhor,o Rei de todo o universo,um dia olhou p mim,me elegeu e e me escolheu!

  • Sempre disse isto, como somos escravos, escravos não tem direitos, mas nunca tive este entendimento que qd o escravo era tratado de forma humana
    Ele não queria ir embora de seu senhor
    Linda explicação, Jesus me furou as orelhas mas pq eu deixei, pq Ele me amou antes de eu amar Ele, obrigada

  • Parabens pela explicação gostei hotimo Deus abençoe

  • Gostaria de um Deus, de liberdade. Pois não vejo lógica em ele nos ” construir” e fazer algo mecânico.
    Quero um Deus que possa conversar e aumentar o entendimento de sua infinitude.

  • Eu me indiquei tanto com essa passagem de êxodo,,amei a explicação muito bom !graças e paz.

  • excellent study God bless your ministry!!!

  • Tenho analisado que não sigo o meu chamado. O meu chamado me conduz. E tenho pensado que minhas orelhas foram furadas. Pertenço a Jesus! E pensando assim deparei- me com essa maravilhosa mensagem. Deus abençoe!!

  • Quando Deus nos toca nossa alma chora de alegria, nunca havia pensado nessa relação com Deus. Maravilha como Deus usa seus amados!

  • Muito linda essa explicação. Muito obrigada mesmo pastor por doar seu tempo escrevendo essas belas frases pude entender que Jesus furou minhas orelhas ! Deus abençoe sempre sua vida!!

  • Maravilhosa graça de Deus por nós. Maravilhoso estudo. Deus o abençoe

  • Deus abençoe sua vida meu irmão e amado pastor

  • Amei essa palavra. Glória a Deus

  • Muito bom!

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP