Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

ENCONTRO MARAVILHOSO

Atos 8. 26-40    Pr.Marcelo Aguiar    27/11/2016

INTRODUÇÃO

Encontros mudam vidas! Todos podemos lembrar de um encontro que marcou a nossa história: o dia em que conhecemos um amigo de infância que haveria de se tornar um amigo de toda a vida, o dia em que conhecemos a pessoa que viria a se tornar o nosso cônjuge, e assim por diante.

O texto de Atos 8.26-40 narra um desses encontros capazes de transformar vidas – um encontro maravilhoso. Não foi o encontro do Eunuco com Filipe. Foi o encontro do Eunuco com Jesus.

Por que um encontro com Jesus é um encontro maravilhoso?

 

1) UM ENCONTRO MARAVILHOSO É AQUELE DE QUE A NOSSA ALMA NECESSITA

O Eunuco, mordomo-mor da rainha Candace e superintendente de todos os tesouros do reino, tinha aquilo que muitos almejam: um bom emprego, uma bela casa, prestígio social, um carro com motorista, a segurança do funcionalismo público… ainda assim, empreendeu uma viagem de três mil quilômetros até Jerusalém a fim de satisfazer sua necessidade espiritual. Mesmo não podendo entrar no templo, por não ser judeu, adquiriu um exemplar da Bíblia (o livro de Isaías) e lia-o em voz alta. O que motivava aquele homem?

A Escritura Sagrada diz que “Deus tudo fez formoso em seu tempo, e também colocou na mente do homem a idéia da eternidade” (Eclesiastes 3.11). Há um vazio dentro de nós! Há uma sede na nossa alma! Há uma fome no nosso coração! Embora muitos tentem preencher essa falta buscando riquezas ou prazeres, a nossa necessidade é espiritual, e só pode ser satisfeita através de um encontro com Jesus.

  1. S. Lewis escreveu: “Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui feito para outro mundo. Fomos feitos para o céu. O mundo é temporário e transitório, não passa de um suspiro. Estamos com saudades, de certa forma, de um lugar onde nunca estivemos”.

Aquele homem estava com saudade de um lugar onde nunca havia estado! Isso explica a sua motivação, e explica, também, a insatisfação que se manifesta em cada um de nós.

 

2) UM ENCONTRO MARAVILHOSO É AQUELE EM QUE DEUS NOS ORIENTA

O Eunuco estava procurando por Deus. Mas o que ele não sabia é que Deus também estava procurando por ele! O Senhor mobilizou os seus recursos a fim de que o Etíope pudesse encontrar o rumo da salvação. Que recursos foram esses? Deus usou um dos seus servos (Filipe), a Bíblia Sagrada (o texto de Isaías) e o Espírito Santo (que falou ao coração do Eunuco) a fim de que ele se encontrasse com Jesus, “o caminho, a verdade e a vida”.

Ainda hoje, esses são os recursos que o Senhor utiliza na maioria dos casos. Há alguém que segue a Jesus e compartilha sua fé; há um texto das Escrituras que separa a mentira da verdade; e há o mover do Espírito que aplica o testemunho e o texto ao nosso coração. Deus quer nos conduzir até ele mesmo. Devemos segurar na sua mão e permitir que o faça.

Essa é uma consideração muito importante, pois não encontraremos a salvação de nossas almas em qualquer caminho. O Eunuco era uma pessoa religiosa e bem-intencionada, mas isso não era o suficiente. Quando o assunto é fé, sinceridade não é o bastante. Quantas seitas e falsas doutrinas existem no mundo! Deus usa os seus servos, a sua Palavra e o seu Espírito para nos conduzir a Cristo. Sem essa divina orientação, nos perdemos.

Há muitos anos, uma canção gravada pelo grupo Vida Abundante dizia em sua letra: “Se disser: ‘Sou fiel naquilo em que eu creio, todo caminho leva a Deus, basta ser sincero’; mas se pegar a estrada do Rio a Salvador, Porto Alegre não verá, mesmo se sincero for”. Isso faz bastante sentido para mim! Faz sentido para você?

 

3) UM ENCONTRO MARAVILHOSO É AQUELE QUE MUDA A NOSSA VIDA

Havia uma necessidade espiritual na vida do Eunuco que só podia ser satisfeita por um encontro com Cristo. Deus tomou as providências para que esse encontro ocorresse: enviou um dos seus servos para falar, disponibilizou a sua Palavra para revelar e usou o seu Espírito para aplicar. Aquele homem foi convencido “do pecado, da justiça e do juízo”. Entendeu o plano de salvação. Conheceu o amor de Deus. E decidiu entregar sua vida a Jesus.

Após descerem da carruagem, Filipe e o Eunuco foram até um lugar onde havia água, a fim de realizar o batismo. Logo depois disso, Filipe foi arrebatado pelo Espírito Santo para outro lugar. O Eunuco voltou para o seu carro e a sua terra, “e seguiu, jubiloso, o seu caminho”. Que desfecho extraordinário! Era o mesmo carro, o mesmo caminho… mas não era mais o mesmo homem! Seu coração agora estava cheio de júbilo, de alegria!

Podemos seguir jubilosos o nosso caminho. Podemos ter salvação e certeza de salvação. Podemos ter vida abundante na terra e vida eterna no céu. Podemos ter a alegria que ninguém tira e a paz que ninguém entende. Para isso, precisamos ter um encontro maravilhoso com Jesus, como aconteceu com aquele homem. Ele seguiu jubiloso o seu caminho porque decidiu seguir a Jesus.

Há muitas pessoas que ainda não estão seguindo Jesus. Há algumas, também, que deixaram de segui-lo. A palavra do Senhor para essas pessoas é: “Venha! Volte!”. Cristo disse: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei, e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3.20). A porta do coração só tem maçaneta pelo lado de dentro! O Salvador está batendo! Mas cabe a você abrir!

 

CONCLUSÃO

Hoje é um dia especial. É dia de um encontro que pode mudar a sua vida. É dia de um encontro maravilhoso com Jesus! Encontro que produz salvação, alegria, vida e paz!

Existe um hino do Cantor Cristão que, em sua letra, faz a seguinte pergunta: “Há hoje alguém esperando para Jesus encontrar?”.

Será que esse alguém é você?

“Venha sem mais demorar-se, Cristo vai hoje passar!”.

 

Pastor Marcelo Aguiar

A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO

SOBREVIVÊNCIA, SUCESSO E RELEVÂNCIA

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP