Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

O MAIS FASCINANTE PROJETO DE VIDA

Mateus 4.18-25    Pr. Marcelo Aguiar   

 

INTRODUÇÃO

Por que estudamos? Porque temos um projeto, e acreditamos que o estudo nos ajudará a realizá-lo. Escola, faculdade…

O texto bíblico nos conta uma história: “Quatro homens e um projeto”. Pedro, André, Tiago e João tinham um propósito: serem pescadores. Era um bom projeto, porque: a) eles viviam na região da Galileia, e ali a pesca era uma das poucas atividades econômicas viáveis; b) eles eram filhos de pescadores, e herdaram uma “empresa familiar”; c) eles tinham o que era preciso para implementar seu projeto: barcos e redes. Aquilo parecia ser o máximo…

A escola deles foi o mar. Aprenderam vendo e ouvindo. Especialistas: cor da água, formato das nuvens. Ainda assim, enfrentavam dificuldades: pescarias malsucedidas e tempestades repentinas. Aparecem no texto como mestres em seu ofício: lançando e consertando redes. Você saberia? Eles eram bons no que faziam… mas aquilo parecia ser o máximo.

Quando tudo o que temos são nossos próprios projetos, a vida fica muito pequena. Mesmo quando os alcançamos, não vivemos em plenitude.

Um dia, tudo mudou. Um homem apareceu na praia. Ele era diferente de todos. Algo atraente. Olhar de amor e autoridade. Voz que tocava no íntimo. Os pescadores já o tinham visto algumas vezes. Diziam que era um mestre, e que seu nome era Jesus de Nazaré. Para sua surpresa, dirigiu-se a eles. Fez-lhes um chamado: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Apresentou-lhes um novo projeto de vida.

O convite pode ter surpreendido a eles, e a resposta deles pode surpreender a nós. Pedro e André deixaram imediatamente as redes, e Tiago e João deixaram imediatamente o barco e seu pai. Os quatro atenderam ao chamado. De alguma forma, sentiram que seguir Jesus era um projeto melhor: o mais fascinante projeto de vida.

Existe algo dentro do ser humano que o faz reconhecer a verdade quando a vê. “Era isso que eu estava procurando!”. Deus “pôs a eternidade no coração do homem” (Ecl. 3.11).

Podemos imaginar o custo da decisão. Mas eles logo começaram a viver dentro do projeto de Jesus. Atividades diferentes: ensinar, pregar, curar, libertar. Fama e multidões. Novas aulas! Mas o melhor de tudo era estar junto com Jesus. Descobriram que era mais que um Mestre: o Cristo de Deus!

Os quatro acompanharam Jesus por três anos. Sofreram com sua morte, alegraram-se com sua ressurreição. Continuaram a fazer o que haviam aprendido com ele. E continuaram a contar com sua presença, pois havia prometido: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt.28.20). Ainda hoje, falamos sobre eles, e seu legado pode ser visto em toda parte.

Descobrimos que seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida!

 

O QUE APRENDEMOS COM ESSA HISTÓRIA?

1) Jesus tem um projeto para nossas vidas. Nos vê onde estamos e nos chama a segui-lo.

2) Para abraçar o projeto de Jesus, podemos ter que abrir mão de alguns de nossos projetos. É o custo do discipulado.

3) Temos a escolha de seguir Jesus ou não. Mas se não o seguirmos, vamos desperdiçar e perder as nossas vidas.

4) Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida. Ninguém que fez essa escolha jamais se arrependeu.

 

CONCLUSÃO

Você quer seguir Jesus a partir de hoje?

Você quer dizer a Jesus: “Eis-me aqui”?

 

Pastor Marcelo Aguiar

NO TRABALHO COM JESUS

O PRÍNCIPE DESENCANTADO

1 Comentário

  • Palavra maravilhosa visão de Deus parabéns

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP