Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

TERRENOS DO CORAÇÃO

Lucas 8.4-15    Pr. Marcelo Aguiar   

 

INTRODUÇÃO

Jesus sempre foi um semeador da boa semente, a Palavra de Deus. Depois dele, vieram outros. E a muitos a Palavra transformou. Porém, não a todos.

Por que nem todas as pessoas são transformadas pelo Evangelho? O problema não está na semente, e sim no solo. Não está na Palavra de Deus, mas nos diferentes tipos de coração em que ela pode cair.

 

1) CORAÇÃO ENDURECIDO (VS. 5,12)

A semente do Evangelho é lançada a todos, mas cai em alguns corações endurecidos. Esses corações são como um pedaço de terra batida. A semente nem chega a lançar raízes ou a brotar. O passarinho – Satanás – logo a leva embora.

Há muitos corações endurecidos. Gente que ouve a Palavra, mas não se sensibiliza. Pessoas que não são tocadas, que não se arrependem, que não creem e que não são salvas. Alguns corações são mais duros do que o diamante!

Assegure-se de não estar sendo indiferente à Palavra de Deus!

 

2) CORAÇÃO IMPULSIVO (VS. 6,13)

As pessoas de coração impulsivo são “fogo de palha”. Elas ouvem, se interessam e se apresentam. Mas não se verifica uma conversão verdadeira. Por isso, quando chegam os problemas, as lutas e as provações, elas simplesmente abandonam o caminho.

Aqueles que passam a frequentar a Igreja por empolgação ou interesse não serão capazes de agradar a Deus, a menos que mudem de atitude. A semente não pode cair em “terra rasa”. Ela precisa aprofundar raízes se quiser sobreviver.

Como filhos e filhas de Deus, passaremos por adversidades. Nosso desafio é permanecer firmes diante da provação.

 

3) CORAÇÃO DIVIDIDO (VS. 7,14)

Para algumas pessoas, a maior ameaça à fé não são os problemas, mas as distrações. Jesus comparou o coração dessas pessoas a um terreno cheio de espinhos.

A semente chega a lançar raiz e a brotar. Contudo, sufocada pelos espinhos à sua volta, a planta acaba morrendo.

Tem gente que perde a bênção não por causa das tribulações, mas por conta dos seus interesses pessoais. Eles acabam por roubar a primazia que deveria ser dada ao Evangelho.

Há diferentes tipos de espinho: estudo, carreira, trabalho, tradição, namoro, diversão, dinheiro, entretenimento, amigos, prazeres… qualquer coisa que colocarmos à frente da vontade de Deus em nossas vidas. O que está dividindo a sua lealdade a Cristo?

 

4) CORAÇÃO RECEPTIVO (VS. 8,15)

Quando a boa semente cai em um coração receptivo, opera maravilhas. Brota, floresce, frutifica. Produz salvação, vida e paz. Nas palavras de Jesus, há excelência e produtividade. Homens e mulheres de coração receptivo se tornam abençoados e fontes de bênçãos.

Você tem um coração receptivo? Está disposto a ouvir o que Deus diz, receber como a verdade para a sua vida, respeitar e obedecer?

Você tem um coração disposto a acolher o Evangelho?

É preciso ouvir, dar atenção, considerar e dar a primazia. Com um coração reto e bom, decidir-se por Jesus.

 

CONCLUSÃO

Há milhares de anos e em milhões de corações, a Palavra de Deus tem sido semeada. Bons e maus resultados têm sido observados. A semente é sempre boa. O problema é o coração.

Examine o seu coração. Veja que tipo de terreno ele tem sido para o Evangelho. Peça ao Senhor que lhe dê um coração receptivo, já!

Pastor Marcelo Aguiar

TER BASTANTE OU TER DE TUDO?

UMA CRIANÇA ABENÇOADA

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP