Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

A MENSAGEM DA CRUZ

1 Coríntios 1.17-24    Pastor Marcelo Aguiar    25/09/2016

INTRODUÇÃO

O que há de diferente na cruz de Cristo? Ela não foi a única. Muitos foram crucificados antes e depois de Jesus. No próprio dia em que ele morreu haviam dois crucificados ao seu lado. Muitos dos primeiros cristãos também foram crucificados.
Então, o que torna a cruz de Jesus diferente das demais? Por que a igreja primitiva a elegeu como seu símbolo? Os primeiros crentes poderiam ter adotado, como símbolo, a manjedoura em que Cristo nasceu, a estrela que guiou os magos, os pães que foram multiplicados, o cálice da ceia ou o túmulo vazio. Por que, então, a cruz?
A cruz de Cristo é única por causa da sua mensagem. E em 1 Coríntios 1.17-24, o apóstolo Paulo, divinamente inspirado, fala exatamente sobre a mensagem da cruz. Uma mensagem que é a própria essência da nossa fé, e da qual não podemos nos esquecer.

1) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE MUITOS REJEITAM

Para os intelectuais gregos, a necessidade de um sacrifício para que Deus e os homens se reconciliassem parecia loucura. “Nós encontraremos Deus através dos nossos pensamentos”, julgavam eles. Mas a Bíblia diz que, por esse meio, o ser humano jamais encontrará a Deus (v. 21). Ainda hoje, há muitas pessoas que se acham inteligentes demais para acreditar na Bíblia ou aceitar a cruz.
Por outro lado, para os judeus, com sua mentalidade prática, a ideia de um Messias crucificado era um escândalo. “Deus jamais se rebaixaria a isso”, pensavam eles. Ainda hoje, há religiosos para os quais a cruz é um escândalo, pois estão pregando a prosperidade e um cristianismo sem sofrimentos. Então, a cruz é empurrada “para baixo do tapete”.
O mais triste de tudo é ver que há igrejas e crentes que, devido aos dois motivos apresentados acima, começam a se envergonhar da cruz. Eles querem ser aceitos pela sociedade e pelos amigos, querem ser “politicamente corretos”, e assim apagam a cruz de suas conversas e suas pregações. Não nos envergonhemos da mensagem da cruz!

2) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE SALVA

Para os que perecem a cruz pode ser taxada de loucura ou escândalo, mas para os que são salvos, é o poder de Deus (v. 18). Nessa frase o apóstolo Paulo nos oferece um critério para distinguirmos quem está perecendo de quem está sendo salvo. Segundo o escritor, os dois grupos podem ser avaliados segundo o seu posicionamento para com a cruz.
Não existe cristianismo sem cruz, assim como não existe salvação sem Jesus. Nisso se revela a sabedoria e o poder de Deus (v. 24).
Podemos ter salvação e certeza de salvação. Há perdão para os pecados, há reconciliação entre o homem e Deus, há uma realidade de vida eterna. Quando cremos na mensagem da cruz, somos resgatados. Aleluia!

3) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE CONFORTA

Existem coisas que só posso saber que existem porque sei que houve uma cruz.
Pela cruz eu sei que Jesus me ama. Posso ser tentado a duvidar dessa verdade nos momentos difíceis da vida. A mensagem da cruz, porém, não me deixa duvidar.
Pela cruz eu sei que Jesus se identifica comigo. Tenho a certeza de que o Salvador me entende quando sou traído, abandonado, caluniado e injustiçado. Sei que ele se solidariza com minhas dores e até com minha solidão. Sei disso porque ele passou por tudo isso na cruz.
Pela cruz eu sei que há perdão para os pecados. Por pior que tenha sido a minha conduta, por mais indigno que tenha sido o meu viver, não existe pecado maior que o perdão. O preço pago foi alto o suficiente para cobrir qualquer ofensa. É isso o que a cruz me diz.
Pela cruz eu sei que há provisão para a vitória. Mesmo que as coisas pareçam fora de controle, o Senhor está no comando. Ainda que a derrota pareça inevitável, a vitória me sorrirá no fim. Afinal, foi o que aconteceu no Calvário, não é mesmo?
A cruz é uma magnífica mensagem de amor de Deus para nós! A sua mensagem traz conforto para o nosso coração!

4) A CRUZ TEM UMA MENSAGEM QUE DESAFIA

A mensagem da cruz tem o poder de confortar os perturbados… mas ela também perturba os confortados! Para os que estão angustiados a mensagem da cruz tem o efeito de um abraço. Mas para os que estão acomodados ela age como uma sacudida!
Isso acontece porque, através da cruz, sou confrontado com a gravidade do pecado. Como ele é ofensivo aos olhos de Deus! Sou também apresentado ao custo do meu discipulado. Afinal, Jesus disse que se eu quisesse segui-lo, deveria também tomar uma cruz. E sou, por fim, desafiado a levar uma vida de fé, pureza e amor, que esteja à altura do alto preço pago pelo Senhor por mim.
Veja essa história: havia um casal de namorados, e eles se amavam muito. A moça era cega, e isso era a única coisa que empanava a sua felicidade. A única alternativa era um transplante, mas nunca havia doadores. Certo dia, ela ficou sabendo que duas córneas haviam sido doadas para o seu transplante. Feita a operação, a jovem voltou a enxergar. Mal cabendo em si de tanta alegria, foi procurar o seu namorado. Mas para a sua surpresa, encontrou-o com um curativo sobre os olhos. Ele lhe disse: “Tudo o que peço a você é que cuide bem dos olhos que eu lhe dei”.
Tal é o que acontece comigo com relação a Cristo. A vida que eu tenho foi-me dada por ele. E custou a sua própria vida na cruz! Como, então, eu poderia viver essa vida de qualquer maneira? Pelo contrário, desejo ser, a cada dia, uma pessoa melhor!
A cruz me motiva a dar o meu melhor… como Jesus deu!

CONCLUSÃO

Sim, eu amo a mensagem da cruz! Ela é rejeitada por muitos, mas fala de salvação, conforto e desafio. É preciosa e insubstituível!
Qual deve ser a minha atitude diante dessa mensagem? Em primeiro lugar, preciso recebê-la. Se a recebo, preciso então aceitá-la. Se a aceito, devo vivê-la. Se a vivo, o próximo passo é compartilhá-la. Se a compartilho, devo então relembrá-la.
Vamos receber, aceitar, viver, compartilhar e relembrar a mensagem da cruz!

Pastor Marcelo Aguiar

IGREJA É LUGAR DE FARTURA

CRENDO CONTRA A ESPERANÇA

8 Comentários

  • Que benção de mensagem, hoje eu orei pela manhã e meditei sobre a msg da cruz, e agora lendo esse estudo,bom banquete ficou completo, obrigado por partilhar conosco….

  • Muito forte esta mensagem e linda Deus mostramdo o seu amor por nós!

  • Amém! glórias a Deus! Excelente mensagem. Deus falou muito ao meu coração.
    muito obrigado por esta linda mensagem. Que Deus continue capacitando os irmãos desta igreja.

  • maravilhosa ;que Deus continua lhe abençoando

  • A Mensagem da Cruz nos inspira a viver melhor a fé Cristã

  • Muito edificante a mensagem da cruz para nós hoje no mundo materialista que fala só em prosperidade.

  • Meu comentario e uma pergunta qual a forma de batismo que essa igreja usa?

    • Olá, Wilson! As igrejas Batistas praticam o batismo por imersão, após pública profissão de fé. Espero ter ajudado. Atenciosamente, Pastor Marcelo.

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP