Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia - Vitória/ES 27 3325 7566 | 99706-2131 (WhatsApp) igreja@ibmatadapraia.org.br     

Notícias

Material da Série “Apocalipse Versículo por Versículo”

31 de março de 2021, Categoria: Notícias

Desde a primeira quarta-feira de Março de 2021, o pastor Marcelo Aguiar tem realizado a série de mensagens “Apocalipse Versículo por Versículo” nos cultos de oração e estudo bíblico. Cada episódio da série conta com recursos em slide que são apresentados e exibidos ao longo da exposição.

Uma novidade agora é que você pode acessar esse material em nosso site, caso tenha perdido algum conteúdo ou queria se aprofundar mais no assunto. Você pode encontrar o conjunto de slides e o texto rascunho base de cada episódio em nosso site. Basta clicar no botão Mensagens no cabeçalho do site e escolher entre as opções Texto e PowerPoint. Em Texto você terá acesso a uma lista com os textos rascunho base de cada episódio. Já em PowerPoint você terá acesso a uma lista com os slides de cada episódio.

Assim, você pode estudar sobre os assuntos apresentados na série de mensagens “Apocalipse Versículo por Versículo” quando e onde quiser! Confira!

Apocalipse Versículo Por Versículo

Pesquisa para a Nova Diretoria

2 Comentários Categoria(s): Notícias

  • No culto que assisti hj em q o pastor Marcelo lê o capítulo 3 de Apocalípse na parte q fala da igreja de Laodicéia, ele disse que é uma eresia falar q Deus criou Jesus. Que Jesus é Deus. Concordo mas tenho algumas dúvidas. Os versículos: Lucas 1:32 – Filho do Altíssimo
    João 14:28 – Palavra de Jesus: o Pai é maior que eu
    Colossenses 1:15 – Primogênito de toda a Criação. Fala que Deus criou O filho Jesus. Gostaria de mais explicações sobre esse tema. Desde já agradeço a atenção.

    • De: Igreja Batista em Mata da Praia – Pastor Marcelo Aguiar
      Para: Irmã Karla Rangel

      Cara irmã Karla;
      Recebemos a sua mensagem questionando parte do exposto em nosso estudo sobre Apocalipse e o significado de algumas afirmações bíblicas.
      Espero, nas linhas abaixo, lançar um pouco de luz sobre o assunto.
      Estamos falando sobre a doutrina da Trindade, a qual é vital para a fé cristã. Ela afirma que Deus, sendo um só, se manifesta em três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. E todos três sempre existiram e sempre existirão.
      Assim como Deus-Pai e Deus-Espírito Santo, Deus-Filho não teve um começo, ele nunca foi criado (porque é Deus).
      Um dos textos sobre os quais você compartilhou ter dúvida é Colossenses 1.15, e ele é bem semelhante a Apocalipse 3.14. Ao afirmar que Cristo é o Primogênito (“Protótokos”) da criação de Deus, Paulo não está dizendo que ele tenha sido o primeiro a ser criado, e sim que tudo foi criado por meio dele (Cl. 1.16,17). E ao escrever que Cristo é o Princípio (“Arché”) da criação de Deus, João não está dizendo que ele seja a primeira das criaturas, e sim que ele é a origem de todas elas (Jo 1.1-3).
      Veja como ficam esses dois versos na tradução bíblica conhecida como “A Mensagem”:
      Colossenses 1.14: “Quando olhamos para o Filho, vemos o Deus invisível. Olhamos para o Filho e vemos o propósito original de Deus em toda a criação”.
      Apocalipse 3.14: “Escreva a Laodiceia, ao anjo da igreja. Assim diz o Amém de Deus, a Testemunha Fiel e Exata, a Origem da criação de Deus”.
      O outro versículo que você mencionou foi Lucas 1.32, onde Jesus é chamado de “Filho do Altíssimo”, ou seja, Filho de Deus. Na verdade, Cristo é chamado de Filho de Deus em muitas outras passagens. E Deus-Filho é, de fato, Filho de Deus. Ele não é criatura de Deus. Quando se trata de seres humanos, tanto os pais quanto os filhos têm um começo. Mas o mesmo não acontece quando se trata de Deus.
      O terceiro verso mencionado por você foi João 14.28, onde Jesus diz: “O Pai é maior do que eu”. Como conciliar essa afirmação com o que Jesus afirma em João 10.30, “Eu e Pai somos um?”. A solução está em João 13.16, onde o mesmo Jesus fala: “Não é o enviado maior do que aquele que o enviou”. Então, embora Deus-Pai e Deus-filho sejam um em essência, o Pai enviou o Filho, e o Filho mostra reconhecimento ao Pai como seu enviado.
      Mais uma vez, vou citar a tradução bíblica “A Mensagem” para esse verso:
      “Se vocês me amassem, estariam contentes pelo fato de eu estar voltando para o Pai, porque o Pai é o alvo e o propósito da minha vida”.
      Ficam, assim, superadas as dificuldades.
      Em Apocalipse 1.8, o Deus Todo-poderoso se apresenta como “o Alfa e o Ômega, aquele que é, que era e que há de vir” – ou seja, o Eterno. E em Apocalipse 22.13 Jesus se apresenta como “o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim” – ou seja, o Eterno.
      Espero ter ajudado a irmã com relação às suas dúvidas. Mas gostaria, também, de incentivá-la a conversar com o pastor da sua igreja. Acredito que ele saberá orientá-la de forma bíblica e clara.
      Um forte abraço, irmã Karla! Deus continue abençoando a sua vida!
      Fraternalmente,
      Pastor Marcelo Aguiar – Igreja Batista em Mata da Praia

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP