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PROCEDIMENTOS PARA O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

14 de julho de 2020, Categoria: Aconteceu, Notícias

PROCEDIMENTOS PARA O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS
IGREJA BATISTA EM MATA DA PRAIA

Este documento foi produzido visando estabelecer os procedimentos necessários ao retorno em segurança às atividades presenciais da Igreja Batista em Mata da Praia, face às exigências apresentadas pela epidemia da Covid-19. Teve como base recomendações da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Convenção Batista do Estado de Pernambuco. Na sua elaboração levou em consideração a legislação oficial sobre o assunto e contou com a assessoria de profissionais da área médica.

FASE 01: ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E ORIENTAÇÕES PARA O RETORNO DAS ATIVIDADES
a) Os assentos do Santuário deverão ser imobilizados (duas em cada três poltronas, uma em cada duas fileiras) a fim de que a distância entre as pessoas seja respeitada.
b) Placas indicando o uso obrigatório de máscaras deverão ser afixadas nos portões, nas portas do Santuário e nas portas do Edifício de Educação Cristã.
c) Recipientes de álcool em gel e totens de álcool em gel deverão ser disponibilizados nas portas do Santuário e nas portas do Edifício de Educação Cristã.
d) Máscaras deverão ser disponibilizadas a fim de que indivíduos que estejam sem o equipamento possam utilizá-lo se desejarem adentrar as dependências da Igreja.
e) Pastores, ministros, membros, funcionários e pessoas atendidas deverão usar máscara durante todo o tempo, salvo na pregação do sermão e na condução dos cânticos.
f) Cadeiras com espaçamento adequado deverão ser colocadas no hall do Edifício de Educação Cristã.
g) Deverão ser colocadas placas nas portas dos banheiros informando sobre a presença máxima de duas pessoas por vez no local.
h) Recipientes de álcool em gel deverão ser disponibilizados junto à saída dos banheiros e aos bebedouros.
i) Termômetros do tipo “pistola” e pulverizadores de álcool líquido deverão ser adquiridos e preparados para o uso.
j) Deverá ser feita a mobilização e treinamento de funcionários, voluntários e ministros visando o retorno às atividades presenciais.

FASE 02: RETORNO DO FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA, DOS ATENDIMENTOS PASTORAIS E DA TRANSMISSÃO DE PROGRAMAS A PARTIR DO SANTUÁRIO
a) A Secretaria voltará a funcionar, a princípio em horário limitado, o qual será ampliado gradualmente.
b) Os atendimentos pastorais deverão acontecer com no máximo duas pessoas na sala, ambas usando máscara, sem toque físico, e de preferência com as janelas abertas.
c) O local do atendimento deverá ser higienizado entre um atendimento e outro.
d) Os atendimentos deverão acontecer mediante agendamento, a fim de que aglomerações sejam evitadas.
e) As reuniões deverão continuar acontecendo por videoconferência, e, se houver a necessidade de que sejam presenciais, deverão ocorrer no Auditório ou no Santuário.
f) Os programas transmitidos a partir do Santuário deverão seguir os mesmos cuidados adotados na transmissão dos cultos, a saber: 1) usar máscara; 2) manter distância de um metro e meio; 3) evitar o toque; 4) não manusear objetos em comum.

FASE 03: RETORNO DOS CULTOS PRESENCIAIS NO SANTUÁRIO
a) O retorno deverá se dar: 1) mediante o declínio da curva de incidência da Covid-19; 2) decisão majoritária do Corpo Diaconal, Equipe de Ministros e Conselho de Gestão da IBMP; 3) comunicação prévia à congregação.
b) No espaço destinado ao público deverá ser observada a ocupação máxima de 30% da capacidade do Santuário.
c) Os irmãos desejosos de participar dos cultos obedecerão a uma escala a partir dos grupos de diáconos, a fim de que seja observada a ocupação máxima.
d) Os diáconos deverão informar aos membros de seus grupos o dia escalado, e à Secretaria o número aproximado desses membros que pretendem comparecer aos cultos.
e) Os irmãos pertencentes a grupos de risco (maiores de 60 anos, menores de 10 anos, hipertensos, diabéticos, obesos, pessoas com problemas respiratórios e outros) deverão ser desaconselhados a comparecer.
f) Voluntários deverão receber os irmãos no estacionamento e orientá-los quanto à entrada nas dependências da Igreja.
g) Voluntários deverão aspergir álcool líquido, por meio de pulverizadores, sobre as mãos dos irmãos antes que adentrem o Santuário, e fazer o mesmo quando se retirarem dele.
h) Voluntários deverão usar o termômetro tipo “pistola” nos irmãos que adentrarem o Santuário.
i) Pessoas sem máscara ou que apresentem sintomas gripais deverão ser impedidas de adentrar o Santuário.
j) Médicos de plantão deverão estar presentes em todos os cultos, ajudando na orientação quanto aos pontos acima e em outras necessidades.
k) Os irmãos que adentrarem o Santuário deverão ser orientados a assentar-se na metade do espaço mais próxima à porta que utilizaram, a evitar movimentação durante o culto, e a sair pela mesma porta.
l) A entrega dos dízimos e ofertas deverá continuar a ser feita, preferencialmente, via depósito bancário e PicPay.
m) Os irmãos que desejarem ofertar em espécie ou entregar seus comprovantes presencialmente deverão dirigir-se à Secretaria, que fará o recebimento mediante procedimentos estabelecidos pelo Ministério de Finanças.
n) Na celebração da Ceia do Senhor, os elementos deverão ser disponibilizados em forma individualizada e descartável, e colocados com antecedência junto aos assentos.
o) O Santuário deverá estar com o ar-condicionado funcionando e com as portas e janelas abertas.
p) Os cultos deverão ter a sua duração reduzida para aproximadamente uma hora.
q) Ao término dos cultos, os irmãos deverão ser orientados a seguir para seus veículos ou residências sem confraternização no local.
r) Durante os cultos não haverá funcionamento de berçário ou culto infantil.
s) Para os cultos de quarta-feira não haverá necessidade de escala de grupos de presentes, desde que se verifique que a capacidade máxima não será excedida.
t) Orientações quanto a esses procedimentos deverão ser disponibilizadas previamente, por escrito, aos membros da Igreja.
u) Esses procedimentos serão avaliados semanalmente, o que poderá levar a mudanças de protocolo, diminuição ou aumento da capacidade de uso do Santuário, ou mesmo interrupção dos cultos presenciais.


FASE 04: RETORNO DAS DEMAIS ATIVIDADES PRESENCIAIS
a) Após a implementação das fases 01, 02 e 03, a liderança da Igreja efetuará estudos visando o retorno gradual das demais atividades presenciais, tais como: aulas de música, berçário, culto infantil, Quarta Kids, salas de EBD, etc.
Que o Senhor nos oriente a fim de que possamos oferecer aos irmãos,
simultaneamente, o melhor cuidado espiritual e a maior segurança física que estiverem ao nosso alcance.

Vitória, 05 de julho de 2020


Conselho de Gestão IBMP
Equipe Ministerial IBMP
Corpo Diaconal IBMP

Ações frente o COVID19

Culto Presencial (23/08/2020)

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