QUATRO TIPOS DE ESTUDANTE
João 1.35-51 Pr. Marcelo Aguiar
INTRODUÇÃO
Toda sala de aula tem seus tipos. O “nerd”, o atrasado, o sem noção, o engraçadinho, o perguntador, e assim por diante.
Nessa passagem bíblica, o evangelista João está falando sobre os seus colegas de classe, os primeiros discípulos de Jesus. Descobrimos de imediato algo muito importante: os seguidores de Cristo não eram – nem são – todos iguais. Cada um de nós é único. Você não é igual a ninguém.
Pense um pouco: na escola da fé, que tipo de estudante é você?
1) ANDRÉ, O DEDICADO (João 1.35-42)
Junto com João, André era um discípulo de João Batista. Isso significa que ele era uma pessoa que buscava a verdade, e já estava nessa busca há algum tempo. Ao encontrar a verdade, abraçou-a (ficando vários dias com Jesus) e divulgou-a (falando sobre Jesus para Pedro). Ele era um jovem muito especial!
André é um bom exemplo de cristão. Você está disposto a imitá-lo?
2) PEDRO, O PRÁTICO (Mateus 14.22-32)
Pedro era irmão de André. Líder por excelência, ele era um homem de ação. Claro: isso tem um lado bom. Mas ser um homem de ação pode trazer perigos, principalmente quando agimos antes de pensar. Às vezes Pedro fez isso. Dispôs-se a andar sobre as ondas, mas deixou de olhar para Jesus. Era impaciente, precipitado.
Você tem deixado Jesus dirigir a sua vida? Para onde está olhando? Para onde está indo?
3) FILIPE, O DISTRAÍDO (João 14.7-10)
Filipe começou bem: foi chamado por Jesus e evangelizou Natanael. Mas ele tinha um problema: nem sempre era capaz de perceber o que estava acontecendo à sua volta.
Filipe pediu a Jesus que lhe mostrasse Deus, mas Jesus era o próprio Deus. “Como não percebi isso antes?”, ele deve ter pensado.
Dizem que o peixe não conhece a água – pelo simples fato de viver no meio dela o tempo todo. Às vezes, pessoas que estão na igreja não conseguem enxergar o grande privilégio que têm.
Você tem valorizado a sua comunhão com Cristo? Acorde!
4) NATANAEL, O DESCONFIADO (João 1.45-51)
Natanael (que era, provavelmente, o mesmo discípulo conhecido como Bartolomeu) era o típico estudante questionador. Havia sido influenciado pelas pessoas: como Nazaré não tinha boa fama, simplesmente não queria conhecer Jesus. Era alguém que tinha dificuldade em confiar, em se entregar. Mas mostrou ser sincero: sua declaração final a Jesus foi uma bela profissão de fé.
Será que você tem resistido a fazer a vontade de Deus para a sua vida?
CONCLUSÃO
Que tipo de estudante é você? Os que seguiram Jesus viram o céu aberto (João 1.51). Todos os que seguem a Cristo fielmente vivem suas vidas ao máximo. Ele nos prometeu uma vida abundante na terra e uma vida eterna no céu.
Seja um seguidor de Jesus… e dê o seu melhor!
Pastor Marcelo Aguiar