DEUS NOS ACONSELHA SOBRE FINANÇAS
Provérbios (vários textos) Pr. Marcelo Aguiar 03/01/2016
O QUE SÃO PROVÉRBIOS
Provérbios são uma forma de expressão típica de muitos séculos de sabedoria. Todos os povos têm os seus ditados, mas aqueles que encontramos no Livro de Provérbios são especiais. Seus ensinos baseiam-se em experiências de vida em sintonia com os valores de Deus. Mostram-nos como viver de forma plena e saudável.
O LIVRO DE PROVÉRBIOS TRATA DAS REGRAS
Provérbios não tem a pretensão de ser profundo – deseja ser prático. Ele trata das regras da vida: se você agir de uma determinada forma, determinadas coisas lhe acontecerão. Isso acontece na maior parte das vezes. Mas há exceções às regras. Às vezes podemos agir de uma maneira correta em, mesmo assim, coisas ruins nos acontecerem. Tratar das exceções é o objetivo de outro livro sapiencial da Bíblia: o Livro de Jó.
O LIVRO DE PROVÉRBIOS TEM VÁRIOS AUTORES
Salomão é o principal autor dos provérbios. Ele também compilou ditados que não eram de sua autoria e acrescentou no livro. Mas Provérbios ainda contêm ditados da autoria de Agur e do Rei Lemuel.
O LIVRO DE PROVÉRBIOS TRATA DE VÁRIOS ASSUNTOS
Por se tratar de uma coletânea, todos os aspectos da vida humana estão contemplados no Livro de Provérbios. Porém, alguns assuntos se destacam e são mencionados mais de uma vez: fé, casamento, finanças, trabalho, amizade, etc.
Encontramos em Provérbios os conselhos de um Pai sábio e amoroso!
Eis alguns conselhos de Deus sobre finanças:
1) NUNCA BUSQUE O LUCRO DESONESTO
Provérbios 1.10-19. A honestidade vem em primeiro lugar. As promessas de lucro fácil e rápido quase sempre levam ao desastre. Não tome esse atalho!
2) SEJA FIEL NA ENTREGA DOS DÍZIMOS E OFERTAS
Provérbios 3.9,10. Na Bíblia, finanças é um assunto profundamente espiritual. Devemos ser gratos ao Senhor e investir na sua obra.
3) EVITE SER FIADOR
Provérbios 6.1-5; 11.15. Assumir dívidas em lugar de outra pessoa é algo perigoso e deve ser evitado.
4) TRABALHE!
Provérbios 6.9-11; 13.4. A prosperidade virá sempre em recompensa ao esforço. Deus não abençoa a preguiça! O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é o dicionário…
5) É MELHOR SER JUSTO DO QUE SER RICO
Provérbios 11.4; 28.6. A integridade não tem preço, e o bom nome é a maior riqueza de um ser humano. Lembre-se de estabelecer as prioridades corretas.
6) USE OS SEUS RECURSOS PARA ABENÇOAR
Provérbios 11.24,25; 19.17. Uma das razões pelas quais Deus abençoa a nossa vida financeira é para que possamos ajudar os que precisam.
7) PRIORIZE A VERDADEIRA RIQUEZA
Provérbios 13.7; 17.1. Existem coisas mais importantes do que o dinheiro: amor, companheirismo, paz, harmonia… seja grato a Deus por elas e procure conservá-las.
8) NÃO SEJA GASTADOR
Provérbios 21.17; 23.20,21. Você tem que aprender a poupar se quiser ter uma condição financeira melhor e viver tranquilo.
9) EVITE OS EMPRÉSTIMOS E AS DÍVIDAS
Provérbios 22.7; 22.27. O ideal é comprar à vista, nunca pedir dinheiro emprestado e jamais entrar no cheque especial. Se não tem como pagar, não compre!
10) ACOMPANHE A SUA VIDA FINANCEIRA
Faça as contas todo mês para verificar como andam suas receitas, suas despesas e suas economias. Assim você não terá grandes surpresas.
SIGA OS CONSELHOS DE DEUS SOBRE FINANÇAS!
Ele quer abençoar essa importante área da sua vida!
Ele é honrado quando você administra bem as suas finanças!
Pastor Marcelo Aguiar
Gostei muito do ensinamento, infelizmente me encontro em uma situação muito difícil por ajuda as pessoas