A SEGUNDA BESTA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 22
Apocalipse 13.11-18 Pr. Marcelo Aguiar 04/08/2021O DRAGÃO CONVOCA OS SEUS ALIADOS!
Assim como Satanás moveu contra os cristãos o poder civil (a primeira besta), ele move, agora, o poder religioso (a segunda besta).
“E VI SUBIR DA TERRA OUTRA BESTA…”
Apocalipse 13.11
O fato de ter chifres como os de um cordeiro e falar como um dragão aponta o caráter religioso e enganoso da segunda besta. A primeira besta incorpora o poder civil inspirado por Satanás, e a segunda besta representa o poder religioso usado para apoiar o poder civil. A primeira besta age no campo político; a segunda, no religioso.
“E FAZIA QUE A TERRA E OS QUE NELA HABITAVAM ADORASSEM A PRIMEIRA BESTA…”
Apocalipse 13.12
A segunda besta é o Falso Profeta (Mc 13.22; Ap 16.13; 19.20; 20.10). Nos dias de João, era a Concília Romana. Nos tempos do fim, será o suporte religioso do Anticristo. O dragão deu o seu poder à primeira besta, que, por sua vez, deu a sua autoridade à segunda besta.
“E OPERAVA GRANDES SINAIS…”
Apocalipse 13.13-15
Os sinais operados pela segunda besta podem ser atribuídos à magia, à ação de Satanás ou à tecnologia. Se Jesus desse a João a visão de um pronunciamento pela TV, seria compreensível que João descrevesse isso como uma imagem falante.
“E FEZ QUE A TODOS… LHES FOSSE POSTO UM SINAL NA MÃO DIREITA, OU NA FRONTE…”
Apocalipse 13.16-17
A marca da besta se coloca em contraste com a marca de Cristo em seus seguidores (Ap 7.3). Portanto, é mais provável que se trate de algo espiritual, e não físico. Sugestões: domingo, código de barras, cartão de crédito, chip subcutâneo, www, máscara, medidor de temperatura, vacina… o sinal de Cristo é espiritual; o sinal do Anticristo também deve ser (fronte e mão, pensamento e ação).
“…E O SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS”
Apocalipse 13.18
A primeira besta é um homem. Na literatura apocalíptica, os números têm valor simbólico. 6 é o número do mal. Sua repetição três vezes indica o superlativo (ver “santo, santo, santo”).
O QUE APRENDEMOS COM O ESTUDO DE HOJE?
As forças do mal se unirão para perseguir a igreja, mas as portas do inferno não prevalecerão contra ela!