Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO

Efésios 2. 8-9    Pr. Marcelo Aguiar    20/11/2016

INTRODUÇÃO

A teologia é “a ciência ou estudo que se ocupa de Deus, sua natureza, seus atributos,e suas relações com o homem e o universo”.

A teologia se subdivide em diversas áreas: bibliologia, cristologia, pneumatologia, antropologia, eclesiologia, escatologia, angelologia… e soteriologia.

A soteriologia é a área da teologia que estuda a doutrina da salvação. Essa é uma das doutrinas mais importantes. Afinal, como disse o próprio Salvador, não adianta nada ganharmos o mundo e perdermos a alma (Lc 9.25).

Eis algumas verdades que todos precisam saber sobre a salvação:

 

1) A SALVAÇÃO É UMA NECESSIDADE DE TODOS

Todos precisam de salvação, porque todos são pecadores. De acordo com a Escritura, o pecado entrou no mundo através de Adão, e por meio dele foi transmitido para todos os seus descendentes (Rm 5.12). Não somos pecadores porque pecamos; pecamos porque somos pecadores!

Todos pecamos (Rm 3.23), e o salário do pecado é a morte (Rm 6.23).

Certo homem entrou no jardim, e enquanto admirava uma linda rosa, percebeu que algo estava errado. Afastando as suas pétalas, descobriu um verme comendo o miolo da flor. Assim é o pecado: uma doença que nos devora de dentro para fora, e que nos levará à morte eterna, se não for debelada a tempo.

Por isso, a salvação que Cristo veio nos oferecer é salvação do pecado: seu castigo, seu domínio e sua presença (Mt 1.21). Na conversão, fomos salvos do castigo do pecado. Na santificação, estamos sendo salvos do domínio do pecado. E na glorificação, seremos salvos da presença do pecado. Esses são os três tempos da salvação.

 

2) A SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL PELA GRAÇA

Não podemos salvar a nós mesmos. Nada de certo que fizermos apagará aquilo que fizemos de errado. A salvação não é um prêmio a ser alcançado, e sim um presente a ser recebido. Para isso, Deus enviou-nos o Salvador (Jo 3.16).

Jesus morreu para pagar o preço dos nossos pecados (2 Co 5.21). Só ele pode oferecer-nos a salvação, e faz isso gratuitamente. Não precisamos pagar o preço, porque Cristo já pagou (At 4.12). Não há salvação por nenhum outro meio!

Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador. Para algumas religiões ele não é o único, e, para outras, ele não suficiente. Mas nada disso está certo!

 

3) A SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL PELA FÉ

Para sermos salvos, temos que receber Jesus como nosso Salvador e Senhor. Deus já fez a parte dele para que fôssemos salvos. A nossa parte é crer (At 16.31).

Crer em Cristo como Salvador e Senhor não significa simplesmente acreditar nele, ou confiar-lhe a solução de algum problema. Significa entregar-lhe a vida, a alma, o coração! Significa dar-se a ele, pertencer a ele, comprado pelo seu sangue! Foi isso o que fez o ladrão crucificado ao seu lado, o qual ouviu a promessa: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lc 23.42,43). Tudo o que ele precisou fazer foi arrepender-se e crer em Jesus!

Arrependimento e fé em Cristo são os passos necessários e suficientes para sermos salvos dos nossos pecados. A mensagem pregada por Jesus sempre foi muito simples: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1.15).

O ensino da salvação pela graça, mediante a fé, é a própria essência do Evangelho. Nas palavras de Martinho Lutero: “A doutrina da justificação pela fé somente não é meramente uma doutrina entre as demais, mas o resumo de toda a doutrina cristã, o artigo pelo qual a igreja cai ou permanece de pé”.

 

4) PERGUNTAS SOBRE A SALVAÇÃO

A soteriologia se resume nas três afirmações feitas anteriormente: a salvação é uma necessidade de todos, a salvação só é possível pela graça, e a salvação só é possível pela fé. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre a salvação. Seguem, abaixo, três das perguntas mais feitas sobre esse assunto:

  1. a) Deus quer que todos sejam salvos? A resposta é: Sim! O Senhor não escolhe alguns para o céu e outros para o inferno. A sua vontade é que todos creiam e sejam salvos (1 Tm 2.4). Porém, Deus respeita o livre-arbítrio. Ele e não impõe a ninguém a sua vontade.
  1. b) Um crente pode perder a salvação? A resposta é: Não! Somos salvos pela graça, por meio da fé, e não pelas obras. Portanto, podemos ter certeza da nossa salvação se entregamos nossas vidas a Jesus. Ele jamais nos lançará fora (Jo 6.37).
  1. c) Como serão salvos os que não ouviram? A resposta é: Não sabemos! A Bíblia não fala sobre a situação daqueles que viveram e morreram sem terem ouvido o Evangelho. Alguns teólogos se baseiam em certas passagens bíblicas (1 Pe 3.19, 4.6) para afirmar que essas pessoas terão a oportunidade de ouvir e decidir após a morte. Mas poucos versos (de difícil entendimento) não são suficientes para que afirmemos algo categoricamente. Temos certeza de duas coisas: primeira, que Deus é bom e justo; segunda, que nossa tarefa é falar!

 

CONCLUSÃO

A doutrina da salvação não é apenas uma das mais importantes da teologia. É, também, uma das mais belas!

Louvado seja Deus por uma tão grande salvação!

 

Pastor Marcelo Aguiar

COMO LIDAR COM NOSSOS FILHOS ADOLESCENTES

ENCONTRO MARAVILHOSO

1 Comentário

  • Caro Pastor Marcelo,
    Boa Noite,

    Gostei imensamente deste estudo, já procurei algo sobre esse tema, porém tive muita dificuldade, agora sim, a definição como conseguir ser salvo é definido em uma única palavra., “CRER”
    Um forte abraço.
    ARM.

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP