A VITÓRIA DE CRISTO E DA IGREJA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 32
Apocalipse 19.1-21 Pr. Marcelo Aguiar 03/11/2021A HISTÓRIA ESTÁ CHEGANDO AO SEU FINAL!
No capítulo 19 de Apocalipse encontramos louvores a Deus pelo seu julgamento sobre Roma (vs. 1-5), a comemoração das Bodas do Cordeiro (vs. 6-10), a descrição da volta de Jesus (vs. 11-18) e a punição dos inimigos de Deus (vs. 19-21).
1) LOUVORES A DEUS PELO JULGAMENTO DE ROMA (AP 19.1-5)
A voz de uma grande multidão no céu (os salvos) glorifica a Deus pela destruição de Babilônia, a Grande Meretriz (uma personificação da cidade de Roma). Os vinte e quatro anciãos (símbolo dos crentes do VT e do NT) e os quatro seres viventes (símbolo da criação) acrescentam: “Amém! Aleluia!”.
2) COMEMORAÇÃO DA CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO (AP 19.6-10)
João passa da Prostituta para a Noiva (contraste). Essa consumação se dará na volta de Jesus, quando nos assentaremos à mesa no Reino de Deus (Mt 8.11). A igreja é ao mesmo tempo a noiva e os convidados. Surge a quarta bem-aventurança do Apocalipse. João é lembrado de que apenas Deus é digno de adoração.
3) JESUS RETORNA COMO O CAVALEIRO TRIUNFAL (AP 19.11-18)
A volta de Cristo havia sido anunciada no sexto selo (Ap 6.13-16), e agora é reafirmada. Ao contrário do que aconteceu na abertura do primeiro selo (Ap 6.2), não há dúvida quanto à identidade deste cavaleiro. O Anticristo será destruído com o sopro da sua boca (2 Ts 2.8).
4) A PUNIÇÃO DO ANTICRISTO E DO FALSO PROFETA (AP 19.19-21)
O Anticristo (a primeira besta) (o Imperador Romano) e o Falso Profeta (a segunda besta) (a Concília Romana) da época de João foram derrotados. O mesmo acontecerá no fim dos tempos. O destino final dos inimigos de Deus é o lago de fogo (Mt 25.41).
O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?
A volta de Cristo será uma ocasião de alegria para os que a esperam!