Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

OS MIL ANOS | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 33

Apocalipse 20.1-10    Pr. Marcelo Aguiar    10/11/2021

CHEGAMOS AO CAPÍTULO MAIS DEBATIDO DO LIVRO DE APOCALIPSE!

O capítulo 20 de Apocalipse é “o” capítulo! Os estudiosos têm buscado interpretar o significado da prisão de Satanás por mil anos(vs. 1-3), das duas ressurreições (vs. 4-6) e da guerra de Gogue e Magogue (vs. 7-10).

 

1) A PRISÃO DE SATANÁS POR MIL ANOS (VS.1-3)

A palavra “milênio” não aparece na Bíblia, mas é inspirada nos versículos 2 a 7 de Apocalipse 20.

Com relação ao seu significado, os estudiosos se dividem em três escolas: pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo.

  1. A) O PRÉ-MILENISMO: Pode ser assim resumido: Jesus volta, tem início um período de paz (o milênio), ocorre a rebelião final, vem o juízo final. Os pré-milenistas dispensacionalistas acreditam que a igreja será arrebatada secretamente e que Israel será salvo sob uma dispensação especial. Os pré-milenistas históricos não acreditam nisso.
  2. B) O PÓS-MILENISMO: Pode ser assim resumido: O milênio chega construído pelos cristãos, a igreja se destaca, ocorre a rebelião final, Jesus volta, vem o juízo final.
  3. C) O AMILENISMO: Pode ser assim resumido: Os mil anos mencionados em Apocalipse 20 representam o espaço de tempo entre a primeira e a segunda vindas de Jesus. Um pouco antes da grande tribulação Satanás é desimpedido, ocorre a grande tribulação, Jesus volta, acontece o juízo final.

 

“Pois ninguém pode entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente; e então lhe saqueará a casa” (Marcos 3.27).

“Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo” (João 12.31).

“E, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz” (Colossenses 2.15).

“Prender Satanás é uma maneira simbólica de dizer que seu poder e sua atividade foram reduzidos drasticamente; não significa imobilidade total” (George Ladd).

“A prisão de Satanás não significa que ele está inativo, fora de cena. Ele está na corrente de Deus. Essa corrente é grande. Mas ele é um inimigo limitado” (Hernandes Dias Lopes).

 

2) AS DUAS RESSURREIÇÕES (VS.4-6)

Na passagem de 20.6 encontramos a sexta bem-aventurança do Apocalipse.

João faz menção à “primeira ressurreição” e à “segunda morte”. O que esses termos significam?

“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (João 5.24).

“Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5.28,29).

“E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia” (João 6.39).

“Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.40).

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.54).

“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?” (João 11.25,26).

“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus” (Colossenses 3.1).

A primeira ressurreição é espiritual (na conversão). A segunda ressurreição é física (na volta de Cristo). A primeira morte é física (separação da alma do corpo). A segunda morte é espiritual (separação eterna de Deus).

 

3) A GUERRA DE GOGUE E MAGOGUE (VS.7-10)

Gogue e Magogue são mencionados em Ezequiel 38 e 39.

Gogue e Magogue são nomes bíblicos para as nações que se rebelam contra Deus e são hostis ao seu povo. Gogue é o líder; Magogue é o país.

A mesma batalha é descrita três vezes (Apocalipse 16.14-21 – o Armagedom; Apocalipse 19.19-21 – Cristo como cavaleiro; Apocalipse 20.7-10 – Gogue e Magogue).

A “cidade querida” é o povo de Deus (Apocalipse 11.1,2).

 

O QUE O APOCALIPSE ESTÁ DIZENDO?

Mil anos é o tempo que vai da primeira vinda de Cristo até os dias da grande tribulação.

O pouco tempo em que Satanás será solto depois dos mil anos retrata o período da grande tribulação, a apostasia e o reinado do Anticristo.

Jesus voltará para dar fim à tribulação, derrotar o Anticristo e lançar Satanás no lago de fogo.

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Ao Senhor pertence o poder, e a ele deve ser dada a nossa adoração!

A VITÓRIA DE CRISTO E DA IGREJA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 32

O JUÍZO FINAL | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 34

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP