Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

“A VOLTA DE JESUS”

Atos 1. 9-11    Pr. Marcelo Aguiar    22/09/2019

“Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhe disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir, assim como para o céu o vistes ir” (At 1.9-11).

 

INTRODUÇÃO

Uma das mais maravilhosas promessas da Bíblia é a de que Jesus irá voltar. Foi isso o que os discípulos ouviram dos anjos. Eles estavam olhando para o céu, talvez ansiosos com a partida do seu Salvador. Foram, porém, reconfortados com a promessa da volta do Mestre.

Há mais de 300 menções à volta de Jesus no Novo Testamento. No Velho Testamento, também existiam cerca de 300 profecias a respeito da vinda do Salvador. Todas as promessas do Velho Testamento se cumpriram. E as promessas do Novo Testamento se cumprirão igualmente. Não é apenas um sonho bom: Jesus realmente voltará!

O que você precisa saber sobre a volta de Jesus?

 

1) A VOLTA DE JESUS SERÁ VISÍVEL

Em sua primeira vinda, o Filho de Deus se manifestou de forma discreta e humilde. Os magos e os pastores tiveram de procurá-lo em uma estrebaria em Belém. Contudo, a segunda vinda de Jesus será majestosa. Ele se revelará em poder e glória.

                O Salvador prometeu: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mt 24.30).

No livro de Apocalipse, encontramos a confirmação: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém” (Ap 1.7).

Se alguém lhe disser que Jesus voltou, não acredite… porque, quando ele voltar, ninguém precisará lhe dizer! Você mesmo o verá! Ele regressará cercado de seus anjos!

 

2) A VOLTA DE JESUS SERÁ INESPERADA

Conquanto o retorno de Cristo venha a ser um evento grandioso, pegará desprevenida a maioria das pessoas. A verdade é que aquele dia está assinalado no calendário de Deus, e não na agenda dos homens. De acordo com o Mestre, “daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem mesmo os anjos, nem o Filho, senão só o Pai” (Mt 24.36).

“Virá, pois, como ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra e as obras que nela há serão descobertas”, ensina a Escritura (2 Pe 3.10). Assim como um ladrão não manda aviso antes do assalto, o dia da volta de Cristo chegará de forma inesperada. Estamos prontos para ele?

Sabe-se que a rainha Vitória visitou, certa vez, uma escola rural da Inglaterra. Para a decepção da soberana e o constrangimento da classe, tudo estava na maior confusão. Então ela foi embora, dizendo as seguintes palavras: “Eu vou voltar”. Como você acha que a professora e os alunos passaram a se comportar daquele momento em diante? De igual modo, precisamos viver de tal modo que o advento de Jesus não nos deixe envergonhados.

 

3) A VOLTA DE JESUS SERÁ PRECEDIDA DE SINAIS

Ainda que Cristo não nos tenha dado nenhuma data, ele nos deu algumas dicas. Elas são importantes para que não desanimemos. Conta-se a história de dois sobreviventes de um naufrágio que, agarrados aos destroços do barco, tentavam voltar para o continente. A noite estava escura, e um deles pensou em desistir. O outro, porém, lhe disse: “Tenha ânimo! Vê aquele clarão no horizonte? São as luzes da cidade!”. É assim que nos sentimos quando constatamos o cumprimento das profecias. Jesus está voltando!

Jesus disse que a sua volta seria precedida por uma grande decadência moral e espiritual. “E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”, afirmou ele (Mt 24.12). Temos visto esse sinal se cumprir claramente em nossos dias.

A volta de Jesus será antecedida de uma convulsão mundial. “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mt 24.7). É disso que nos falam os jornais.

Antes de Jesus voltar, uma grande perseguição se abaterá sobre a Igreja. “Então sereis entregues à tortura, e vos  matarão; e sereis odiados de todas as nações  por causa do meu nome”, profetizou o Salvador (Mt 24.9). Essas palavras têm se cumprido hoje.

A volta de Cristo ocorrerá depois que todos os povos do mundo tiverem ouvido a pregação do Evangelho. “Este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”, falou ele (Mt 24.14). Nunca essa condição para o retorno do Redentor esteve tão perto de ser integralmente cumprida!

 

4) A VOLTA DE JESUS DARÁ FIM ÀS OPORTUNIDADES

Nem todos desejam o retorno de Jesus. Há muita gente que tem medo do fim do mundo… e que tem bons motivos para isso! Afinal, quando Cristo voltar não haverá mais tempo para aceitá-lo como Senhor e Salvador. O prazo terá se encerrado.

Há uma história sobre um Pastor que, a fim de saber se o seu rebanho estava preparado para a volta de Jesus, fez um acordo com um corneteiro. Durante o sermão, o músico, que deveria estar escondido, tocaria o seu instrumento na hora em que o pregador dissesse que Cristo voltaria ao som da trombeta. Assim foi feito… e todos saíram correndo apavorados! Só ficou uma senhora de idade, sentada no meio do santuário. O Pastor foi até ela para felicitá-la por sua firmeza. Entretanto… descobriu que a anciã havia morrido de susto!

Isso pode parecer engraçado, mas o assunto é sério. João viu que “os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas, e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira deles, e quem poderá subsistir?” (Ap 6.15-17).

A volta de Jesus dará fim às oportunidades. Você está preparado para ela?

 

5) A VOLTA DE JESUS DARÁ FIM AOS SOFRIMENTOS

Se para aqueles que o rejeitaram o dia da volta de Cristo será uma ocasião de lamento, para os que o receberam será uma data festiva. Como prometeu o Salvador, “ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” (Mt 24.31).

Dando fim às perseguições e às tristezas, o Filho de Deus levará aqueles que foram comprados com o seu sangue para o seu reino celestial. Ali eles “nunca mais terão fome, nunca mais terão sede… porque o Cordeiro, que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 7.16,17). Que gloriosa esperança!

Por isso os crentes fiéis exclamam: “Maranata! Vem, Senhor Jesus!”.

 

6) A VOLTA DE JESUS EXIGE UMA DECISÃO

Os fatos relativos ao retorno de Cristo não podem ser recebidos com um balançar de cabeça ou um sacudir de ombros. Diante dessa realidade, como devemos nos posicionar? Existe um aviso muito sério na Bíblia: “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.7,8).

Quem endurece o seu coração rejeita a mensagem do Evangelho e coloca sua alma em risco. Infelizmente, a Escritura afirma que o caminho que leva ao céu é apertado e percorrido por poucos. O caminho que conduz ao inferno, por outro lado, é largo e frequentado por muita gente. Em qual dos dois você está?

Vi um cartaz muito bonito afixado na frente do templo de uma igreja evangélica. Estava escrito assim: “Jesus está voltando. Volte para ele antes”.

Este é o apelo do Espírito Santo ao seu coração!

 

CONCLUSÃO

Jesus volta! Não há dúvida quanto a isso! Nenhuma outra promessa é tão repetida nas Escrituras! Nenhuma outra profecia tem sido confirmada por tão grande quantidade de sinais!

Que o Filho de Deus nos encontre prontos para recebê-lo!

Que a certeza do breve encontro com o Mestre fortaleça e refine a nossa fé!

AMIGOS DE DEUS

ÁGUAS NO DESERTO

4 Comentários

  • Sou evangélico, mas tenho tido muitas duvidas conutrientes aos dois conceitos:o Prémilenismo e Pósmilenismo! Por favor tire essa dúvida!

    • Olá, irmão Joselito! Essa é uma dúvida que muitos têm. Sugiro ao irmão que entre no nosso site e clicando em “mensagens” examine os primeiros episódios de “Apocalipse Versículo Por Versículo”, ou entrando no nosso aplicativo e clicando em “Séries de Mensagens” assista aos primeiros vídeos de “Apocalipse Versículo Por Versículo”. Um forte abraço! – Pr. Marcelo Aguiar

  • Que fantástica explicação. Amei.
    Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

  • Gloria a Deus

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP