Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

AS DUAS MULTIDÕES | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 13

Apocalipse 7.1-17    Pr. Marcelo Aguiar    26/05/2021

JOÃO ABRE E FECHA UM PARÊNTESE

O capítulo 7 de Apocalipse visa responder a pergunta que encerrou o capítulo 6: “Quem poderá subsistir?”. Só depois prosseguirá a abertura dos selos.

 

OS SALVOS ESTARÃO PROTEGIDOS

Vs. 1-3

Os anjos nos quatro cantos da terra significam que a ira de Deus ainda não foi derramada. Quando isso acontecer, os salvos já estarão protegidos. Deus livra o seu povo na tribulação, e não da tribulação. Se o selo de Cristo é espiritual, podemos concluir que o selo do Anticristo também é.

 

QUEM SÃO OS 144 MIL?

Vs. 4-8

O número (que João ouviu) representa todos os salvos (12x12x1000). A igreja não será atingida pela ira de Deus, assim como os israelitas não foram atingidos pelas pragas no Egito. Uma indicação de que não é o Israel racial é que estão faltando as tribos de Dã e Efraim.

 

O ISRAEL ESPIRITUAL É A IGREJA!

“Mas é judeu aquele que o é interiormente, e a circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus” (Romanos 2.29).

“Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa” (Gálatas 3.28,29).

“E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus” (Gálatas 6.16).

“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão; saúde” (Tiago 1.1).

 

APARECE UMA SEGUNDA MULTIDÃO!

Vs. 9-12

Agora, João vê uma grande multidão. Eles estão no céu. Eles estão diante do trono. Eles estão na presença do Cordeiro. Eles adoram a Deus. Eles são acompanhados pelos anjos.

 

“QUEM SÃO ELES E DE ONDE VIERAM?”

Vs. 13-17

Conversa com o ancião. São os remidos no céu, ao qual chegaram depois de passar por uma grande tribulação. São todos os que tiveram as suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro. Desfrutam perfeita felicidade.

 

AS DUAS MULTIDÕES SÃO A MESMA MULTIDÃO!

Os 144 mil estão na terra, e a segunda multidão está no céu. João ouve o número na primeira cena e o número na segunda cena. As duas cenas descrevem a mesma igreja “antes e depois”. As duas multidões são constituídas das mesmas pessoas – a igreja, o Israel de Deus – vistas em dois estágios da sua história. A primeira representa a “igreja militante”, e a segunda, a “igreja triunfante”. Na primeira cena temos os crentes selados e protegidos na terra. Na segunda cena temos os crentes glorificados e vitoriosos no céu.

 

PARA SABER MAIS:

“Depois da Morte O Quê?”. Edward Donnelly (Publicações Evangélicas Selecionadas).

 

O QUE APRENDEMOS COM O ESTUDO DE HOJE?

A decisão de seguir a Cristo é a única que nos leva a um final feliz!

MÁRTIRES E CATÁSTROFES | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 12

AS QUATRO PRIMEIRAS TROMBETAS | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 14

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP