Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

COMO VENCER A ANSIEDADE

Lucas 12.22-34    Pr. Marcelo Aguiar    05/02/2017

INTRODUÇÃO

A ansiedade é considerada o “Mal do Século”. Mas a verdade é que ela nos acompanha há muitos séculos. De acordo com o dicionário, “ansiedade é um estado psicológico de apreensão ou medo, provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa”. Ansiedade é querer viver o amanhã hoje!

 

POR QUE A ANSIEDADE É UM PROBLEMA?

A ansiedade abala a nossa felicidade. Não dá para ficar preocupado e feliz ao mesmo tempo. Quando a preocupação entra pela porta, a alegria sai pela janela…

A ansiedade pode abalar a nossa saúde. Estima-se que mais da metade das doenças tenha uma origem psicossomática. Preocupação adoece!

A ansiedade pode abalar a nossa fé. Por causa da ansiedade, Saul desobedeceu a Deus e acabou perdendo o reino. Por causa da ansiedade, Pedro deixou de olhar para Jesus e começou a afundar. A ansiedade prejudica a nossa vida espiritual.

São sinônimos de ansiedade: “preocupação, estresse, impaciência, desassossego, inquietação, apreensão, inquietude, receio, aflição, angústia”. Só coisa ruim

Corrie Ten Boon escreveu: “A ansiedade não esvazia o amanhã do seu sofrimento. Ela esvazia o hoje do seu poder.

 

PARA VENCER A ANSIEDADE, VOCÊ PRECISA REVER SUAS PRIORIDADES!

Jesus falou: “Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que o vestido” (Lucas 12.22,23). Ele estava nos lembrando que algumas coisas são mais importantes do que outras, e que a maior parte da ansiedade não está relacionada às coisas realmente importantes. A sociedade vive ansiosa porque, tornando-se tão complexa e materialista, perdeu a capacidade de enxergar o que importa.

Pense por um minuto: quais são suas prioridades? Será que aquilo que preocupa você vale mesmo uma noite de sono perdido? Uma ruga no seu rosto? Uma úlcera? Um enfarte?

 

PARA VENCER A ANSIEDADE, VOCÊ PRECISA ENXERGAR A GRANDEZA DE DEUS!

Jesus tornou os pássaros e as plantas professores para nos lembrar que o Senhor está no controle. Ele disse: “Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves” (Lucas 12.24). Na época de Jesus não existiam geladeiras; apenas despensas e celeiros. Nas despensas as pessoas guardavam o alimento para a semana, e nos celeiros, o alimento para o ano inteiro. Então, o Salvador está nos dizendo que o Pai celestial tem despensas e celeiros, tem provisão para as nossas necessidades imediatas e as nossas necessidades de longo prazo.

Cristo também falou: “Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham nem fiam, e digo-vos que nem ainda Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. E se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quando mais a vós, homens de pouca fé?” (Lucas 12.27,28). Deus é maior do que as nossas necessidades!

Pense por um instante: que tamanho Deus tem para você? Que lugar ele ocupa na sua mente e no seu coração?

 

PARA VENCER A ANSIEDADE, VOCÊ PRECISA ENXERGAR A SUA PRÓPRIA PEQUENEZ!

Cristo disse que nos preocuparíamos menos se percebêssemos que nossa idéia de controle é ilusão. Suas palavras foram: “Qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (Lucas 12.25,26). Quando uma situação sai do nosso controle, na verdade o que nós perdemos não é o controle, a sim a ilusão do controle. Porque nunca fomos capazes de controlar nada!

“Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino” (Lucas 12.32). Sim, é Deus quem está no controle, é Deus quem cuida de nós. Exatamente porque sabe que nós somos pequenos é que ele nos protege e sustenta.

Em nossa ilusão de controle, acabamos nos apegando demais às coisas materiais, que não podemos controlar de modo algum. Mas com relação às coisas espirituais a situação é diferente. “Vendei o que tendes, e daí esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”, disse o Mestre (Lucas 12.33,34).

Deus busca o nosso bem, mas… e quanto a nós? O que estamos buscando? “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Lucas 12.31). Como são verdadeiras essas palavras! Hernandes Dias Lopes escreveu: “Nosso problema não é a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer muito pequeno. Deus deve ser o nosso maior prazer”. Se fizermos essa opção, venceremos a ansiedade!

 

CONCLUSÃO

“Não estejais ansiosos”, afirmou Jesus. Ele disse isso porque nos ama, e sabe que a ansiedade pode ser um terrível problema. Vamos juntos vencer a ansiedade, porque todos nós, em maior ou menor medida, travamos uma batalha contra ela!

Busquemos o reino de Deus, pois podemos ter certeza de que ele busca o melhor para nós!

SOBREVIVÊNCIA, SUCESSO E RELEVÂNCIA

UM PLANO DE VÔO PARA A FAMÍLIA

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP