Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

ESPERANÇA PARA A FAMÍLIA

Atos 16. 26-34    Pr. Marcelo Aguiar    11/03/2018

INTRODUÇÃO

Os sentimentos mais intensos que experimentamos são experimentados em família. O lar costuma ser o palco das emoções mais fortes – tanto boas quanto ruins.

Quais são os seus sentimentos com relação à sua família? Seguem alguns exemplos:

  1. Medo: “Os meus pais não se entendem. Se eles se separarem, como vai ficar a minha vida?”.
  2. Inadequação: “Não consigo me sentir fazendo parte dessa família. Parece que sou um peixe fora da água”.
  3. Tristeza: “A nossa relação só faz piorar. Não era isso o que eu esperava de um casamento”.
  4. Frustração: “Sinto que sou um fracasso como marido e como pai, mas não sei o que fazer…”.
  5. Preocupação: “Já é tarde! Onde – e com quem – será que ele está? E o que será que ele está fazendo?”.
  6. Angústia: “São tantas contas para pagar! Como será que eu vou conseguir resolver essa situação?”.
  7. Ansiedade: “E se o resultado do exame der positivo, meu Deus! O que será que vai acontecer?”.
  8. Solidão: “Eu me sinto abandonada! Quando será que um deles vai aparecer por aqui para me ver?”.

Talvez você se identifique com algum desses sentimentos. Ou, talvez, possa acrescentar outros à lista: decepção, culpa, mágoa, impotência, raiva, desamparo, etc.

A passagem bíblica de Atos 16.26-34 lança luzes sobre a compreensão de nossa vida em família, ajudando-nos a ver as coisas como realmente são, e a resgatar a nossa esperança!

 

1) TODAS AS FAMÍLIAS TÊM PROBLEMAS!

A vida do carcereiro de Filipos estava longe de ser perfeita. Sua profissão fazia com que vivesse em um ambiente lúgubre. A residência da família ficava na própria cadeia, o que fazia com que seus familiares tivessem que conviver com criminosos. Havia sempre o risco de uma fuga, e, caso isso acontecesse, ele seria torturado e morto. E para piorar ainda mais as coisas, veio um terremoto que abalou as estruturas do cárcere!

Sim, todas as famílias têm problemas. O único lugar no qual os moradores não experimentam problemas é o cemitério! Entretanto, não gostaríamos de nos mudar para lá…

A vida está cheia de lutas, crises, preocupações, desafios e ameaças. Entretanto, é sempre melhor enfrentá-los juntos, em família!

 

2) TODAS AS FAMÍLIAS SÃO IMPORTANTES!

Pois foi exatamente à casa do carcereiro que Deus enviou os seus mensageiros! Ele e os seus familiares foram o segundo lar evangelizada da Europa. O Senhor poderia ter enviado os missionários a governantes poderosos, comerciantes ricos ou fazendeiros abastados… mas enviou-os a uma família que vivia em um calabouço e precisava de salvação!

Aquelas pessoas não eram invisíveis para o Senhor. Para Deus, ninguém é invisível. Ele não é como o “Superman”, que tem visão de raio-X , mas não consegue enxergar através do chumbo… Deus sempre enxerga o que se passa em nossa casa e em nosso coração.

Lembre-se: o Senhor se importa com você. Ele enxerga e toma providências!

 

3) HÁ ESPERANÇA PARA AS FAMÍLIAS

Quando aconteceu o terremoto, por volta da meia-noite, o carcereiro pensou que os presos houvessem fugido. Uma vez que haveria de pagar com sua própria vida, ele estava prestes a cometer suicídio. Não via saída! Estava desesperado! Mas Paulo lhe disse: “Não te faças nenhum mal, pois todos estamos aqui”.

Em uma hora de desespero, as pessoas podem fazer coisas muito ruins contra os outros ou contra si mesmas. O ser humano pode viver quatro semanas sem comida, quatro dias sem água e quatro minutos sem ar. Mas ele não pode viver um único segundo sem esperança!

O diabo é o pai da mentira. Ele tenta nos convencer de que não há esperança – para a nossa casa, para o nosso casamento, para os nossos filhos, para a nossa vida. Não deixemos que ele nos engane!

 

4) JESUS É A ESPERANÇA PARA AS FAMÍLIAS

O carcereiro perguntou aos apóstolos o que ele precisava fazer para ser salvo. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”, foi a resposta. Naquela mesma noite ele e seus familiares entregaram o coração a Cristo. E o texto se encerra dizendo que “alegraram-se muito por haver crido em Deus”.

Jesus é a esperança para as famílias! Ele tem a solução para os problemas da nossa alma e da nossa casa! O segredo de uma família feliz não está no tamanho da sua residência ou no valor das suas jóias. Está em crer em Deus.

Assim como a família do carcereiro de Filipos, muitos lares têm sido transformados pela presença abençoadora do Filho de Deus. Coloquemos, também nós, a nossa confiança em Cristo!

 

CONCLUSÃO

Há lugar para esperança na nossa família, quando em nosso coração há lugar para crermos no Senhor Jesus!

Abramos o nosso coração para Cristo. Dirijamo-nos a ele com fé. Deixemos que ele traga esperança para a nossa vida e o nosso lar.

Amém!

 

Pastor Marcelo Aguiar

VIMOS A SUA GLÓRIA

TRÊS ERROS DE UM GIGANTE

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP