Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA – PARTE 1 | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 35

Apocalipse 21.1-27    Pr. Marcelo Aguiar    01/12/2021

A criação de um novo céu e uma nova terra é uma promessa.

“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” (Is 65.17).

“Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome” (Is 66.22).

“Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pe 3.13).

No novo céu e uma nova terra, Deus e os homens terão uma casa só.

“Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Sl 115.16).

O universo que existe agora será destruído ou reformado? Pedro e Paulo…

“Deus não vai criar novo céu e nova terra do nada, mas vai fazer do velho um novo. O novo céu e a nova terra não são um novo que não existia, mas um novo a partir do que existia. Não é aniquilamento, mas renovação. Há continuidade entre o novo e o antigo” (Hernandes Dias Lopes).

 

O QUE JOÃO VIU?

João viu um novo céu e uma nova terra (V.1). O mar de vidro, que simbolizava o distanciamento de Deus, desapareceu (V.1). A nova Jerusalém é a capital do novo céu e nova terra e, ao mesmo tempo, um símbolo do povo de Deus (V. 2). A casa de Deus e a casa dos homens é, agora, uma só (V.3).

 

O QUE JOÃO NÃO VIU?

No novo céu e nova terra não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor (V.4). Todas as coisas serão feitas novas (V.5). Todas as coisas estarão cumpridas (V. 6). No novo céu e nova terra não haverá medrosos, incrédulos, abomináveis, homicidas, adúlteros, feiticeiros, idólatras ou mentirosos (V.8).

 

“E MOSTROU-ME A SANTA CIDADE…”

A Jerusalém celestial é a esposa do Cordeiro (V.9). É a capital do novo céu e nova terra e, ao mesmo tempo, um símbolo do povo de Deus. Ela é formada por salvos do Velho Testamento (V.12) e do Novo Testamento (V.14). O seu tamanho é enorme (VS.15-17). 12.000 estádios de comprimento = 2.200 quilômetros. 144 côvados de altura = 70 metros. A sua beleza é sublime (VS.18-21). Deus é seu santuário, sua luz e sua glória (VS.22-26). Nela só entrarão os salvos pelo sangue de Jesus (V.27). A igreja está aberta para todos, mas não está aberta para tudo.

“O céu é um lugar preparado para aqueles que foram preparados para ele. Não há dor na terra que o céu não possa curar” (W. A. Criswell).

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Nenhuma tristeza que tenhamos no mundo pode ser comparada à alegria que teremos no céu!

O JUÍZO FINAL | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 34

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA – PARTE 2 | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 36

1 Comentário

  • Eu creio

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP