Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

SER FORMIGA OU SER PORTA?

Provérbios 6.6; 26.14    Pr. Marcelo Aguiar   

 

 

INTRODUÇÃO

Provérbios é um livro para gente inteligente (Pv 1.2-4). Não há contraindicações! Se você ler, botar fé e colocar em prática, será uma pessoa sábia, e se sairá bem.

No livro de Provérbios encontramos muitas comparações. Duas delas são:

 

1) HÁ PESSOAS QUE SÃO COMO A FORMIGA

Há pessoas que são como a formiga (Pv 6.6-8). Estão sempre envolvidas com algo útil. Não devemos ser ativistas, mas precisamos ser operosos!

Na Bíblia, vemos que Deus sempre chamou pessoas que estavam ocupadas: Moisés, Davi, Pedro, Paulo…

 

2) HÁ PESSOAS QUE SÃO COMO A PORTA

Há pessoas que são como a porta (Pv 26.14-16). Ficam só se revirando de um lado para o outro.São preguiçosas. E ainda acham que estão certas! São como aquele mendigo que abordou uma mulher, a qual lhe falou: “Por que você não procura um emprego?”. Ele respondeu: “Eu estou lhe pedindo uma esmola, não um conselho!”.

 

3) QUAL O PROBLEMA COM A PREGUIÇA?

A preguiça não é algo inofensivo. Na tradição cristã, preguiça é o pecado de não fazer nada de útil com o dom de Deus que é a vida. “A ociosidade é a maior inimiga da vida” (Maria Clara Machado). “Quem mata o tempo insulta o Criador” (Henry Barnes).

A preguiça leva ao empobrecimento: material, pessoal e espiritual.

 

4) TRABALHANDO, NÃO TEREMOS FALTA

Trabalhando, não teremos falta (Pv 6.9-11). Deus abençoa os operosos! O único lugar onde “sucesso” vem antes de “trabalho” é no dicionário…

 

5) TRABALHANDO, TEREMOS FARTURA

Trabalhando, teremos fartura (Pv 12.11,12). Há pessoas que veem outras com seus bens e, movidas pela cobiça, se envolvem com a criminalidade ou a desonestidade.  A Bíblia diz que o caminho seguro para conseguirmos as coisas é o caminho do trabalho.

 

6) TRABALHANDO, PODEREMOS AJUDAR

Trabalhando, poderemos ajudar (Pv 28.27). Não se trata apenas de conseguir recursos para nós, mas de termos com o que socorrer os que têm menos. O apóstolo Paulo escreveu sobre a importância dessa atitude (At 20.24).

 

7) TRABALHANDO, PODEREMOS OFERTAR

Trabalhando, poderemos ofertar (Pv 3.9,10). A Bíblia diz que devemos honrar a Deus com os nossos bens. Isso é uma referência aos dízimos e ofertas. Ofertar é um gesto de adoração, obediência e compromisso.

 

8) COMO VENCER A PREGUIÇA ESPIRITUAL?

Há pessoas que trabalham muito fora da Igreja, mas nada fazem no Reino de Deus. O pior tipo de preguiça é a preguiça espiritual. Como derrotá-la?

  1. Trabalhe na obra de Deus. No Corpo de Cristo todos os membros são necessários. Temos oportunidades de sermos úteis e de abençoarmos.
  2. Pratique as disciplinas de Deus. Oração, leitura bíblica, jejum e adoração são alguns dos recursos deixados pelo Senhor para o nosso crescimento.

 

CONCLUSÃO

Ser formiga ou ser porta? Façamos a escolha certa! Temos muito com o que contribuir. Não nos deixemos levar pela preguiça. Digamos: “Usa-me, Senhor!”.

 

Pastor Marcelo Aguiar

QUATRO TIPOS DE ESTUDANTE

TER BASTANTE OU TER DE TUDO?

3 Comentários

  • Que trabalho lindo , aprendendo muito!

  • Pastor Marcelo que mensagem maravilhosa!! Chega a ser poética. Permita me usá-la qualquer dia desses? Continuo sendo a sua aluna indisciplinada! E sempre passo por aqui para aprender um pouco mais…
    Um abraço para você, Rose e as crianças!
    Ah! diz para o Almir que eu amo ele também, e sempre será meu eterno professor!
    Deus abençoe o seu ministério. Fiquem na paz de Cristo.
    Amém.

    • Todas as reflexões disponibilizadas podem ser usadas livremente!

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP