PRIMEIROS ALTARES
Gênesis (Vários Textos) Pr. Marcelo Aguiar
INTRODUÇÃO
A palavra “altar” significa “lugar de sacrifício”. Para o crente, mais do que um lugar o altar significa uma atitude. Nosso coração deve ser um altar. Nossa vida deve ser oferecida a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.2).
Aprendemos com os patriarcas sobre: a) quais são os tipos de altar; b) como deve ser o nosso altar.
1) O ALTAR DE ABEL: UM ALTAR DE ADORAÇÃO
Gn 4.4. Vivendo tão perto dos dias da criação, Abel entendeu que o Criador devia ser adorado. Espontaneamente, trouxe a ele a sua oferta: o melhor do seu rebanho.
O Novo Testamento (Hb 11.4) elogia a atitude de Abel, dizendo que por ter agido assim: a) ele deu testemunho de que era justo; b) ele nos fala ainda hoje por seu exemplo.
2) O ALTAR DE NOÉ: UM ALTAR DE GRATIDÃO
Gn 8.20. Noé construiu duas coisas: uma arca e um altar. A primeira coisa que ele e sua família fizeram depois do dilúvio foi erguer um altar e oferecer sacrifícios.
O que motivou aquelas pessoas a agirem daquele modo? A gratidão! Estavam felizes por terem sido salvas! E nós, que estamos felizes por termos sido salvos por Cristo, não deveríamos expressar a nossa gratidão através das nossas ofertas?
3) O ALTAR DE ABRAÃO: UM ALTAR DE FÉ
Gn 12.7,8; 13.4,18; 14.20; 15.9; 21.33; 22.9. Abraão foi o grande edificador de altares da Bíblia. Sempre que chegava a um novo lugar ou vivia uma nova experiência, erguia altares e oferecia sacrifícios a Deus. Adorava antes mesmo de receber, pela fé.
Abraão se destacou quando entregou os dízimos a Melquisedeque e quase sacrificou seu filho Isaque. Ele nunca negou nada a Deus! Entregou sempre o seu melhor!
4) O ALTAR DE ISAQUE: UM ALTAR DE SUPERAÇÃO
Gn 26.25. Isaque esteve sobre um altar, mas nem por isso desenvolveu trauma de altares! Ele ergueu o seu próprio altar, seguindo o exemplo do pai. Fez isso quando estava sendo perseguido pelos filisteus. Deus lhe concedeu a vitória.
Não é fácil adorar e ofertar quando estamos passando por dificuldades. Mas com Isaque aprendemos essa lição de superação.
5) O ALTAR DE JACÓ: UM ALTAR DE COMPROMISSO
Gn 28.18-22. Jacó fez um voto. Comprometeu-se a servir a Deus e a devolver fielmente os dízimos. Como resultado, foi grandemente abençoado, e também abençoou. Deus quer se comprometer conosco… e se alegra quando nos comprometemos com ele!
Este é um belo pensamento de Paul Lindholm: “Junto à mesa de ofertas de uma igreja, os membros de uma família lembram que vêm de Deus – a vida de cada um, a saúde, a energia para o trabalho, a inteligência com que podem fazer planos, o terreno, as plantações que nele crescem, o lar, os amigos, seu Salvador, sua igreja – tudo, tudo! Sentem-se felizes ao expressar a Deus reconhecimento, por ele ser o verdadeiro dono e senhor de tudo. Com reverência e alegria, vêm oferecer os dízimos e as ofertas de gratidão e amor, ali, na casa de Deus.”
CONCLUSÃO
Adoração, gratidão, fé, superação, compromisso… quantas coisas expressamos quando cultuamos ao Senhor com nossos bens!
Como está o seu altar? Há sacrifício? Há entrega? Lembre-se: o que Deus deseja em adoração é a sua própria vida!
Pastor Marcelo Aguiar
Eu gostei muito dessas explicações…muito boa, aprendir bastante
Estudo muito os comentários da IBMP e sou muito edificada.
foi de grande importância para os comentários deste estudo pequeno mas de muita profundidade que Deus abençoe grandemente
continui dando de se o melhor é que Deus abençoe grandemente
Excelente explicação sobre altares
Maravilhoso este estudo tudo que eu precisava
Muito bom esse estudo
fantástico esse estudo. Deus abençoe seu trabalhos.
Eu estava isamin ando as escrituras Deus
estava falando muito comigo sobre altar e,foi muito edificante este estudo
Deus é fiel ele nos leva cada dia a ser mais dependente dele fiquei mais edificado Glória a Deus
De grande ajuda.
Vou ensinar sobre isso.
Deus continue te abençoando.
Gostei muito das sábias palavras e aprendi muito, obrigado a paz do Senhor Jesus Cristo
Deus abençoe
EXELENTE !
Construa altares e frequente os com constância
MUITO BOM. OBRIGADO!
Um excelente estudo!
É certo afirma que nós somos o altar ?
Nós não seríamos a oferta em sacrifício e consagração com adoração a Deus, nos colocando no altar de Deus
O altar no templo ( igreja)
Não é mais altar?
Olá! Tentarei responder sua pergunta. Templos evangélicos não possuem altares, pois ao contrário dos católicos (que creem que a missa é uma repetição do sacrifício de Cristo), entendemos que o sacrifício de Jesus não se repete e o culto é um ato de celebração. Espiritualmente falando, nós somos quem oferece o sacrifício (os adoradores), o sacrifício (a adoração) e o altar onde ocorre o sacrifício (nosso coração). Espero ter ajudado. Deus abençoe grandemente a sua vida! Atenciosamente, Pastor Marcelo.
Creio Sim, que Nós somos o Sacrifício Vivo, Santo e Agradável a Deus, oferecido no Altar, a presença de Deus.
Não Somos o Sacrifício e o Altar a mesmo tempo.
Deus abençoe
Pr Derette
Um amanhecer tranquilo, com um dia de adoração e muita paz…o melhor ainda por vir para você Marta Rodrigues…
Somente o Espírito Santo penetra as profundezas de Deus 2° Corintios 2:10 e num estudo tão simples e objetivo agente vê uma revelação tão profunda, Deus continue abençoando seu servo.