OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 11
Apocalipse 6.1-8 Pr. Marcelo Aguiar 12/05/2021O QUE SÃO OS SETE SELOS?
Os sete selos representam “o princípio das dores” (Mc 13.5-8). São forças que atuarão durante a História, pelos quais os propósitos de Deus relativos à redenção e ao julgamento serão transmitidos. Esses acontecimentos não fazem parte da grande tribulação, mas são preliminares e preparatórios para ela. Sempre aconteceram, mas se intensificarão no final. Comparar com Zacarias 1 e 6.
PRIMEIRO SELO: O CAVALO BRANCO
Não é fácil decifrar a identidade do cavaleiro montado sobre o cavalo branco. Ele pode simbolizar: 1) Jesus Cristo; 2) o avanço do evangelho; 3) Satanás; 4) o engano religioso; 5) os partos, tradicionais inimigos dos romanos.
POR QUE PODEMOS SUPOR QUE O CAVALEIRO BRANCO SIMBOLIZE SATANÁS OU O ENGANO RELIGIOSO?
1) Cristo já aparece na mesma visão como o Cordeiro que abre os selos; 2) é difícil imaginar o Criador obedecendo à ordem de uma de suas criaturas; 3) é difícil imaginar Cristo cavalgando em tão má companhia; 4) a vinda de Cristo encerrará a História; 6) a imagem de Cristo empunhando um arco não ocorre em nenhuma outra parte da Bíblia; 7) a coroa utilizada pelo cavaleiro é stephanos, e não diadema. Comparar com a visão de Apocalipse 19.11-16.
SEGUNDO SELO: O CAVALO VERMELHO
O segundo cavaleiro representa a guerra. Ele vem montado em um cavalo vermelho (a cor do sangue e da matança). Ele traz uma grande espada nas mãos (um símbolo da violência e do caos). Ele tem o poder de tirar a paz da terra. Muitas guerras e perseguições são causadas pelo engano religioso. O segundo cavaleiro vem por causa do primeiro.
TERCEIRO SELO: O CAVALO PRETO
O cavaleiro montado no cavalo preto simboliza a fome, a qual sempre segue a guerra. Os conflitos militares cobram sua conta principalmente da população civil. Itens de luxo são protegidos por causa da exploração e da indiferença. Normalmente, um denário compraria 16 quenizes de trigo.
QUARTO CAVALEIRO: O CAVALO AMARELO
O cavaleiro montado no cavalo amarelo (“amarelo-doença”) simboliza a morte, a qual é o resultado inevitável da ação dos outros cavaleiros. Com a espada, a fome, a peste e as feras, ela leva para o Hades (que a segue) um grande número de pessoas. O pior da morte vem depois.
PARA SABER MAIS:
“O Tropel do Apocalipse” – Billy Graham (Record).
O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?
Os quatro cavaleiros já estão entre nós. Precisamos nos posicionar com seriedade e fé.