Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 11

Apocalipse 6.1-8    Pr. Marcelo Aguiar    12/05/2021

O QUE SÃO OS SETE SELOS?

Os sete selos representam “o princípio das dores” (Mc 13.5-8). São forças que atuarão durante a História, pelos quais os propósitos de Deus relativos à redenção e ao julgamento serão transmitidos. Esses acontecimentos não fazem parte da grande tribulação, mas são preliminares e preparatórios para ela. Sempre aconteceram, mas se intensificarão no final. Comparar com Zacarias 1 e 6.

 

PRIMEIRO SELO: O CAVALO BRANCO

Não é fácil decifrar a identidade do cavaleiro montado sobre o cavalo branco. Ele pode simbolizar: 1) Jesus Cristo; 2) o avanço do evangelho; 3) Satanás; 4) o engano religioso; 5) os partos, tradicionais inimigos dos romanos.

 

POR QUE PODEMOS SUPOR QUE O CAVALEIRO BRANCO SIMBOLIZE SATANÁS OU O ENGANO RELIGIOSO?

1) Cristo já aparece na mesma visão como o Cordeiro que abre os selos; 2) é difícil imaginar o Criador obedecendo à ordem de uma de suas criaturas; 3) é difícil imaginar Cristo cavalgando em tão má companhia; 4) a vinda de Cristo encerrará a História; 6) a imagem de Cristo empunhando um arco não ocorre em nenhuma outra parte da Bíblia; 7) a coroa utilizada pelo cavaleiro é stephanos, e não diadema. Comparar com a visão de Apocalipse 19.11-16.

 

SEGUNDO SELO: O CAVALO VERMELHO

O segundo cavaleiro representa a guerra. Ele vem montado em um cavalo vermelho (a cor do sangue e da matança). Ele traz uma grande espada nas mãos (um símbolo da violência e do caos). Ele tem o poder de tirar a paz da terra. Muitas guerras e perseguições são causadas pelo engano religioso. O segundo cavaleiro vem por causa do primeiro.

 

TERCEIRO SELO: O CAVALO PRETO

O cavaleiro montado no cavalo preto simboliza a fome, a qual sempre segue a guerra. Os conflitos militares cobram sua conta principalmente da população civil. Itens de luxo são protegidos por causa da exploração e da indiferença. Normalmente, um denário compraria 16 quenizes de trigo.

 

QUARTO CAVALEIRO: O CAVALO AMARELO

O cavaleiro montado no cavalo amarelo (“amarelo-doença”) simboliza a morte, a qual é o resultado inevitável da ação dos outros cavaleiros. Com a espada, a fome, a peste e as feras, ela leva para o Hades (que a segue) um grande número de pessoas. O pior da morte vem depois.

 

PARA SABER MAIS:

“O Tropel do Apocalipse” – Billy Graham (Record).

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Os quatro cavaleiros já estão entre nós. Precisamos nos posicionar com seriedade e fé.

DIGNO É O CORDEIRO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 10

MÁRTIRES E CATÁSTROFES | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 12

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP