Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

DIGNO É O CORDEIRO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 10

Apocalipse 5.1-14    Pr. Marcelo Aguiar    05/05/2021

UM DOS CAPÍTULOS MAIS BELOS DO LIVRO!

O capítulo 5 continua a visão do capítulo 4, conduzindo-a a uma verdadeira apoteose. Se Apocalipse fosse uma série, o capítulo 5 seria um episódio de final de temporada. Jesus é apresentado como aquele que venceu e pode abrir o livro selado do Senhor.

 

O LIVRO E SEUS SETE SELOS

Apocalipse 5.1-4. Livros eram rolos e selos eram de cera. O livro indica que tudo está traçado – é o Livro da História. O livro continha as revelações que poderiam confortar João e seus irmãos. Mas ele estava selado, e ninguém era digno de abri-lo. Isso deixou João muito triste. “Debaixo da terra”: Demônios? Mortos?

 

JESUS CRISTO ENTRA EM CENA!

Apocalipse 5.5-7. Jesus é o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, o Cordeiro de Deus. Ele venceu e é digno de abrir o livro. Desfaz-se, assim, o impasse. O futuro será revelado. O Leão é um Cordeiro! Sete chifres: onipotência. Sete espíritos: onisciência.

 

JESUS CRISTO RECEBE ADORAÇÃO!

Apocalipse 5.8-10. Os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram. Estes últimos tinham nas mãos harpas (louvores) e taças de ouro cheias de incenso (orações). Cantar um “cântico novo” significa louvar o nome de Deus com um renovado entusiasmo, sem recitar as mesmas palavras mecanicamente. Reinamos e reinaremos.

 

JESUS É DIGNO DE RECEBER…

Apocalipse 5.11,12. … O poder! … A riqueza! … A sabedoria! … A força! … A honra! … A glória! … O louvor! Comparar com Apocalipse 4.11.

 

“LOUVOR AO PAI E AO FILHO DAI!”

Apocalipse 5.13,14. Hino 21CC, “Louvor ao Pai e ao Filho”: “Do mundo Deus se condoeu de tal maneira que lhe deu por Salvador o Filho seu. Louvor ao Pai e ao Filho dai! Jesus sofreu, sim, como réu, a fim de nos levar ao céu, foi quem rasgou da morte o véu. Louvor ao Pai e ao Filho dai! E Cristo, por morrer na cruz, outorga vida, gozo e luz; sim, tudo temos em Jesus. Louvor ao Pai e ao Filho dai! Morreu Jesus e nos remiu, foi sepultado e ressurgiu, e para Deus depois subiu. Louvor ao Pai e ao Filho dai!”. O capítulo 5 de Apocalipse se encerra com o universo inteiro rendendo louvor ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro!

 

PARA SABER MAIS

“Revelação: Como Ler e Entender o Apocalipse” – Valtair Miranda (Editora Inspire)

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Jesus Cristo é vencedor, e digno da nossa adoração!

DEUS GOVERNA SOBRE O UNIVERSO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 09

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 11

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP