Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

DEUS GOVERNA SOBRE O UNIVERSO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 09

Apocalipse 4.1-11    Pr. Marcelo Aguiar    28/04/2021

O FOCO SE MOVE DA TERRA PARA O CÉU!

Após falar sobre as igrejas, o livro vai falar sobre o Deus das igrejas. No capítulo 1 João teve uma visão de Cristo ao seu lado. No capítulo 4 ele tem uma visão de Deus no céu.

“UMA PORTA ABERTA NO CÉU”

Apocalipse 4.1. João ouviu novamente a voz de Jesus. Voz como de trombeta, como de muitas águas. Ele o convidou a atravessar uma porta para o céu, que estava aberta. E quem abriu? “Foi Jesus que abriu o caminho pro céu, não há outro meio de ir…”. João subiu e teve uma visão da “sala de controle do universo”.

 

“E UM ASSENTADO SOBRE O TRONO”

Apocalipse 4.2-6. João não vê uma forma em Deus, apenas o seu fulgor. O trono de Deus é de glória (jaspe e sárdio) (comparar com Êxodo 24.9-11), de graça (arco-íris), de justiça (relâmpagos e trovões), de entendimento (sete espíritos) e de santidade (mar de vidro). Em Apocalipse 21.1, “o mar já não existe”.

 

“VINTE E QUATRO ANCIÃOS”

Apocalipse 4.4. Alguns estudiosos afirmam que os 24 anciãos vistos por João seriam anjos. Mas o mais provável é que representem todos os remidos do Velho e do Novo Testamentos. 12 é o número da religião organizada. Os tronos (reinam), as vestes brancas (são purificados) e as coroas (são vencedores) foram dados por Deus.

 

“QUATRO SERES VIVENTES”

Apocalipse 4.6-8.  João lança mão de imagens dos livros de Isaías (Isaías 6.1-3) e Ezequiel (Ezequiel 1.5-10; 10.20) e lhes dá um significado próprio. Alguns veem representados os evangelhos de Mateus (leão), Marcos (novilho), Lucas (homem) e João (águia). Aqui os seres viventes representam a totalidade da criação de Deus. 4 é o número da terra.

 

“DIGNO ÉS, SENHOR NOSSO E DEUS NOSSO”

Apocalipse 4.9-11. O trono de Deus é um trono de adoração. Os remidos e a criação louvam o seu nome. Que contraste entre o culto ao imperador e o culto ao Senhor!

 

PARA SABER MAIS

“Um Novo Céu e Uma Nova Terra” (Archibald Hughes, Publicações Evangélicas Selecionadas).

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Acima de todos, acima de tudo, está o Senhor entronizado!

CARTAS ÀS IGREJAS DE SARDES, FILADÉLFIA E LAODICEIA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 08

DIGNO É O CORDEIRO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 10

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP