-
CONFLITOS
12/09/2022Uma vez que todos possuem diversas e diferentes formas de pensar sobre uma mesma questão: Conflitos no ambiente de trabalho são até certo ponto esperados.
Se soubermos lidar bem com as diferenças, ganharemos uma ótima oportunidade de amadurecermos e nos permitir ver situações de ângulos variados.
Porém todo conflito precisa ser resolvido, com muito cuidado, para não se gerar mais conflitos ainda!
O cuidado na resolução deve se estender a preocupação de não se piorar mais ainda o problema, impedir ideias criativas e interromper a colaboração.
Fatores de suma importância no espaço corporativo:
Líderes devem frequentemente se especializarem na resolução de situações adversas, que influenciam negativamente o bom relacionamento entre os colaboradores.
É necessário que seja observado aspectos, que provocam o gatilho, gerando desordem no clima como meras competições, orgulho e outras ações negativas que podem ofuscar o verdadeiro problema.
Quanto antes o incômodo for resolvido, menos danos serão causados na saúde mental e nos processos da empresa.
Fique atento se a comunicação entre todos é eficaz, se os colaboradores têm conhecimento de suas funções, antes de tentar solucionar.
Quando conhecemos a raiz do problema fica bem mais tranquilo de apresentarmos soluções imparciais.
Esse é um ótimo momento para exercitarmos a empatia, ouvir os pontos de vista e aprendermos questões do exercício do trabalho diário.
Os conflitos interferem na produtividade geral, além de causar desconforto nas pessoas envolvidas.
Ou seja, problemas são para serem solucionados de maneira mais rápida e sábia possível!
Sucesso!!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP.16-191
-
PERFECCIONISMO
05/09/2022O perfeccionismo é considerado um traço de personalidade que envolve a tentativa de ser melhor em tudo que se faz, paralelo a um medo de cometer erros.
Algumas pessoas se sentem bem buscando a perfeição. Adaptam-se e canalizam seus esforços de forma positiva. Quando recebem alguma crítica estabelecem uma relação favorável para melhoria do seu desempenho.
Outras pessoas podem sentir-se desconfortáveis e sempre insatisfeitas com os resultados alcançados. Muitas vezes podem se mostrar críticos consigo mesmo e com as outras pessoas, pois seu grau de exigência é auto o que pode se transformar em constantes frustrações.
O medo excessivo de arriscar e algo não sair de forma planejada impede o crescimento prejudicando a evolução profissional.
Fique atento, pois se os seus objetivos parecem que nunca serão atingidos, esses sentimentos podem trazer depressão, indecisão, estresse, entre outros.
Buscar a autoaceitação, ficar livres de constantes julgamentos pode afetar em muito sua capacidade de apresentar uma entrega de resultados satisfatórios.
Reflita se ansiedade e insegurança tomam conta de você toda vez que precisa realizar uma ação, seja simples ou complexa. Procure controlar-se para que tais sensações não estraguem o seu bem-estar! Procure alimentar sua mente com fatores positivos e acredite que é capaz!
Não está conseguindo? Seu dia a dia é recheado de cobranças internas? Não se sente suficiente para contribuir? Busque o quanto antes ajuda profissional. Todos podem melhorar a forma de viver. Sempre podemos aprender uma maneira mais sensata de enfrentar os desafios.
Então? Identificou-se?
Nada de perder tempo!
Sucesso!!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP.16-191
-
ESTOU PREPARADO?
29/08/2022Tendo em vista o número de oportunidades de emprego e o número de pessoas que se encontram desempregadas, mais do que sempre, se preparar deve fazer parte da lista de prioridades de quem quer entrar ou quer continuar trabalhando.
Mas você pode estar se perguntando: por onde começo? Que curso fazer? Que caminho seguir?
Reserve um tempo para leituras, ouça podcasts, assista lives, participe de encontros e grupos relacionados à sua área. Procure não se isolar, nem das pessoas e nem do conhecimento/atualizações.
Abrindo seu leque de interesse, ouvindo profissionais de outras áreas além de enriquecedor, você também pode se interessar por temas e quem sabe se redescobrir em novas funções.
Muitas vezes o cenário não se mostra favorável para encontrar um emprego formal. Porém esse é o momento de investir em sua carreira e não desanimar!
Aproveite para se preparar e buscar o que as pessoas estão precisando: sua criatividade, seu conhecimento adquirido e proatividade podem trazer ideias de negócios, novas formas de trabalho, novas fontes de renda, entre tantas outras possibilidades! ]
Embora às vezes não se tenha um número que dê oportunidades para todos que precisam trabalhar, por outro lado, há mais empregos em diferentes áreas de conhecimento e ainda podemos contar com trabalhos remotos que é uma verdadeira revolução na vida de todos.
Então? Criatividade é a meta para ir além.
Você pode!
Sucesso!!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP.16-191
-
Burnout
22/08/2022Podemos definir como um distúrbio emocional, onde há presença de exaustão, estresse, esgotamento físico, tensão emocional que provém de trabalhos desgastantes e ambientes competitivos. Uma das principais causas é o excesso de trabalho.
Conhecida também “como ‘Síndrome do Esgotamento Profissional”, o termo é de origem inglesa e representa algo que não funciona mais por exaustão de energia.
A pressão interna e externa, crises de ansiedade entre outros sintomas podem se transformar em uma depressão profunda. Tais sintomas não devem ser ignorados, para que se previna uma evolução, resultando também em sintomas físicos.
Os prejuízos são pessoais e profissionais. É importante ficar atento se está se sentindo sobrecarregado e com a sensação que não consegue entregar os resultados esperados no seu trabalho.
Não hesite em solicitar ajuda. Uma boa conversa com seu superior ou uma melhor divisão de atividades pode auxiliar na diminuição dos sintomas.
É muito importante que reconheça que algo precisa ser feito de modo urgente para não agravar os efeitos causados tanto físicos e comprometerem também sua saúde mental.
Busque um profissional de saúde para que alguns hábitos e atitudes possam ser repensados.
Adote também um estilo de vida mais saudável, que incluam alimentação adequada, exercícios físicos, entre outras atitudes positivas.
Lembre-se o acompanhamento médico é indispensável no tratamento de uma maneira geral.
Não deixe os sintomas se agravarem: você pode levar uma vida mais leve!!
Sucesso!!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP.16-191
-
TENHO MAIS DE 40 ANOS: QUE PROFISSÃO POSSO ESCOLHER?
15/08/2022Seu principal pensamento deve ser: continuar aprendendo sempre! Não importa a idade.
Se pretende escolher uma nova carreira, por motivos diversos, sente que pode alcançar novas perspectivas de crescimento, quer trabalhar e conhecer outras áreas, prefere montar seu próprio negócio?
Enfim, seja qual for o motivo o processo inicial será: devo me preparar, me informar, conhecer e assumir os riscos que todas as escolhas oferecem. Lembre-se que toda mudança exige coragem, disposição e às vezes imprevistos.
Mas você pode minimizar os riscos e erros tendo cautela e segurança para tomar decisões. Use a maturidade que já adquiriu para construir sua nova carreira!
Destaque o que deseja conquistar e liste o que precisa para conseguir.
Enumere quais são suas expectativas e o impacto da sua decisão na vida financeira. Ou seja: metas e desafios andam juntos!
Algumas profissões podem lhe interessar:
*Consultorias
*Professor
*Empreendedor/Prestador de Serviços
*Tecnologias
Analise o que vai lhe deixar mais motivado e prepare-se para um universo profissional cheio de possibilidades.
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.