-
Por que minha contratação está demorando tanto?
04/04/2022Vamos pensar em algumas possibilidades e caso esteja cometendo algum equívoco, que vamos relacionar aqui, é só corrigir, o quanto antes!
Muitas pessoas encontram-se sem uma ocupação formal, isso deixa os Recrutadores (Responsáveis pela análise dos currículos), ainda mais exigentes.
Vamos analisar comigo:
1. É preciso preparar um bom currículo. Fique atento: seus dados devem ser atualizados (inclusive telefones e e-mails):
– Caso receba uma mensagem, nunca demore em responder;
– Esqueça as Empresas que já trabalhou há mais de 15 anos;
– Foque no objetivo atual e priorize as competências e habilidades que estão solicitando para a vaga em questão.2. Demonstre interesse (brilho nos olhos!):
– Relate resultados alcançados (consegui baixar custos/otimização de tempo/implantação de novo modelo de produtividade). Ou seja, suas ações vão retratar mais, que simplesmente citar que é proativo, visionário, etc;
– As atitudes comportamentais você terá oportunidade de demonstrar em outras etapas do processo seletivo (por exemplo nas Entrevistas/Dinâmicas de Grupo);
– Destaque atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, experiências diferenciadas relacionadas ao cargo.3. Verifique a ortografia (erros de português não costumam ser bem tolerados pelos recrutadores). Infelizmente é muito comum erros de grafia e podem comprometer sua carreira. Opte pela língua culta (formal) em testes situacionais, redações, entre outros onde precisa usar a escrita e/ou em etapas faladas e demais contatos.
4. Personalize seu currículo para vaga.
– Mostre que é o candidato certo;
– Possui habilidades técnicas;
– Traz resultados para a Organização;
– Expresse o seu objetivo profissional;
– Prefira inserir seus dados utilizando apenas uma página.Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Fui contratado. E agora?
28/03/2022Enfim, chegou o seu tão sonhado emprego! Depois de tanta procura, para muitos, depois de bastante tempo, a vaga na Empresa que se candidatou é sua! Parabéns!!!
Algumas dicas são importantes para que você se mantenha empregado.
1. Mantenha-se discreto;
2. Esteja aberto para o novo e para as mudanças. Mesmo que tenha experiência, respeite os processos das empresas;
3. Nada de comparações com a Empresa anterior;
4. Faça do ambiente de trabalho algo leve, mesmo que inicialmente, sinta-se ansioso para adquirir novos conhecimentos;
5. Faça uma atividade de cada vez e da melhor maneira possível (essa dica é para sempre!);
6. Aproxime-se das pessoas, sem fazer perguntas pessoais.
7. Fale de você somente se for perguntado e sem delongar-se;
8. Inclua a pontualidade nas suas rotinas;
9. Cumpra os prazos, em caso de dúvidas, pergunte e anote sempre as respostas, para não perguntar novamente;
10. Faça todas as atividades da melhor forma possível. Use os recursos que tem, e entregue resultados que surpreendam!Lembre-se: você está em seu ambiente de trabalho e está sendo observado por todos. Mantenha sua postura profissional.
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Fuga de Cérebros
21/03/2022O que é fuga de cérebros no Brasil?
O fenômeno não é novo, mas se agravou nos últimos anos. É uma emigração de indivíduos com altas aptidões técnicas, talento, criatividade, entre outros quesitos ou conhecimentos.
Em geral, atribuímos a falta de perspectiva profissional que vem impulsionando, jovens e adultos a buscarem novas condições e outras formas de viver. Embora a mobilidade acadêmica que oportuniza estudantes e profissionais terem contato com outras linhas de estudo, a realidade demonstra, que os estudantes não retornam ao seu país de origem.
Os estudantes e profissionais que deixam o país afirmam que os recursos e reconhecimento do trabalho são mais recompensadores e acabam por optar pela permanência no país que escolheram para estudar e profissionalizar-se.
Pesquisas apontam que 47% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos sairiam do país se pudessem. Isso significa mais de 20 milhões de pessoas. Esse sentimento é reflexo da falta de oportunidades.
Ressaltamos a importância de você estar sempre estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos. Acredite que você pode ir além dos conhecimentos já adquiridos e principalmente compartilhe o que aprendeu, para o uso do bem comum!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Sou aceito?
14/03/2022Querer sentir-se aceito é algo natural na vida da gente. Mas nem sempre nos sentiremos aceitos. Precisamos aprender a conviver com o desconforto de não sentir-se aceito.
Trabalhe a autoconfiança para analisar, se as críticas merecem ser consideradas. É bom sempre lembrar:
*Somos diferentes;
*Aprenda a escutar as opiniões dos outros;
*Fortaleça sua individualidade;
*Valorize e potencialize suas habilidades;Assim estará mais preparado para enfrentar uma desaprovação!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Você alimenta perigos imaginários?
07/03/2022No tempo das Grandes Navegações, os navegadores tinham medo dos monstros marinhos. Além disso, acreditavam que a terra era plana e assim eles navegariam até cair em um determinado ponto. Esses mitos eram muito comuns na Idade Média, quando não havia conhecimento suficiente sobre a geografia dos mares.
Nos dias de hoje, algumas pessoas agem guiadas por perigos imaginários. Essa tendência pode desencadear desconfortos emocionais e até sintomas físicos, como falta de ar, palpitações, sudorese excessiva, gastrite, fraqueza, dentre outros.
Não deixe que pensamentos distorcidos e negativos comprometam o seu bem estar. Se você se sente assim, não hesite: Busque ajuda de bons profissionais na área de saúde!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.