-
Comportamento
18/07/2022O Que é?
De uma forma geral, podemos conceituar o termo, referindo-se a um conjunto de atitudes de uma pessoa no ambiente que a cerca. Vamos focar no comportamento no trabalho, onde na verdade passamos a maior parte do nosso tempo.
Uma dica máxima para evitar alguns erros e inconvenientes é buscar manter o respeito.
Como grande parte das coisas que fazemos, pode ser melhorada, que tal avaliarmos como anda nosso convívio com nossos colegas de trabalho?
Refletindo:
-Parece claro: mas às vezes o que é óbvio para nós, não é para os outros: ao chegar ao trabalho ou se adentrar em qualquer recinto: peça licença e cumprimente as pessoas;
-Fique longe de fofocas. Não é nada interessante aproveitar os “encontros nos corredores ou nas pausas para o café” para falar mal dos colaboradores da Empresa;
-Respeite os ambientes que compartilha: nada de ouvir suas músicas preferidas com sons altos e nem gastar tempo com conversas que podem ser resolvidas após o expediente;
-Pontualidade é obrigação. Faça sua parte!
-Prazos são para serem cumpridos e não esquecidos;
-Tenha empatia: se seu colega está com dificuldade de executar uma atividade, ofereça ajuda;
-Conheça e cumpra as normas da Empresa.Essas informações podem ajudar a manter seu emprego (empregabilidade), crescer profissionalmente e se destacar no seu ambiente de trabalho de forma bastante positiva!
Então? A regra é contribuir para que o ambiente seja agradável:-Faz bem para saúde.
-É bom para todos!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Devo participar de festinhas na empresa?
11/07/2022Posso participar, é interessante participar! Mais interessante ainda, é sempre estar acompanhado do bom senso (que em minha opinião deve ser o nosso “companheiro inseparável”).
É um ótimo momento para você mostrar que tem competências para se relacionar com outras pessoas, criar novos relacionamentos e conhecer novos hábitos.
Participar de eventos nas empresas pode proporcionar bons reflexos na sua carreira. Festas corporativas podem ser vistas como oportunidades de aumentar seu networking, estreitando relacionamentos, exercitando a empatia e desfrutando de momentos mais leves, saindo da rotina, muitas vezes tão pesada e cheia de tarefas.
Mas fique atento:
*Informalidade em demasia não fica bem em lugar nenhum;
*Chegue no horário marcado;
*Procure conversar com pessoas que no ambiente de trabalho são mais distantes de você (por exemplo: trabalham em outros departamentos);
*Seja ponderado e educado: nada de exagerar na comida.Busque ver o lado bom de estar conhecendo e compartilhando momentos de alegria e descontração. Aproveite para lembrar-se que em qualquer lugar seu comportamento sempre estará sendo observado!
Então? diversão#responsabilidade#simpatia#bomhumor.
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Compulsão
04/07/2022O que é compulsão?
São atividades repetitivas, muitas vezes excessivas e na grande maioria das vezes sem sentido. A pessoa realiza na tentativa de evitar a aflição ou preocupação.
Certos episódios de situações de compulsão podem estar associados a uso de substâncias. É importante ressaltar que o comportamento compulsivo é feito porque as pessoas sentem necessidade de fazê-lo.
Indivíduos sentem que ao realizar determinado comportamento podem aliviar alguma situação estressante, ou mesmo evitar alguma tragédia. Diversos tipos de compulsão foram descritas e podemos citar algumas:
– Compulsão por compras;
– Lavar as mãos repetidas vezes, alimentação, acumulação, etc, só para citar algumas.
Porém, se tais comportamentos não forem tratados podem trazer prejuízos à pessoa e, em muitos casos afetar seus familiares aumentando ainda mais as consequências e os relacionamentos sociais.
O compulsivo precisa de ajuda para se livrar dos seus comportamentos, e quando não tratados podem evoluir para sentimentos de culpa, depressão e muita angústia.
Um bom profissional de saúde pode ajudar os indivíduos compulsivos a direcionar seus pensamentos para atitudes mais saudáveis e prazerosas, desconstruindo ações que com o passar do tempo
podem ser cada vez mais, impeditivas para se levar uma vida mais leve!Então? Conhece alguém que está sofrendo com seus comportamentos repetitivos?
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Essa Ansiedade.
27/06/2022O que é ansiedade?
É uma reação tanto fisiológica e biológica quando você percebe que sua segurança está ameaçada. Muitos transtornos de ansiedade têm sido relacionados ao ambiente profissional.
O grande volume de tarefas, metas a serem alcançados, projetos intermináveis que são nomeados de inovações podem contribuir para interferir na saúde mental dos colaboradores. O desconforto é grande e ultrapassa o espaço do trabalho, prejudicando a vida pessoal daqueles que lutam para se manterem em equilíbrio.
Se a ansiedade está tomando proporções que estão impedindo você de realizar tarefas, que antes eram rotineiras, orientamos que fique atento para que a evolução e desconforto não tomem conta do seu dia a dia.
Vamos as dicas que podem lhe ajudar:
1. Pergunte-se: Estou trabalhando mais do que preciso? Tenho feito atividades físicas? Realizo atividades sociais que me deixam feliz?
2. Tem um trabalho para entregar? Organize-se!
A receita de fazer o passo a passo e priorizando as urgências, sempre ajuda, e você se sentirá mais seguro diante da tarefa!
Seja mais compreensivo com você mesmo: não conseguiu realizar o que se propôs? Troque a estratégia de ação, peça ajuda, delegue, perdoe-se, seja flexível.
Não perca tempo com pensamentos negativos e autopunições. A invés disso canalize seu tempo e energia para dar direcionamento e conseguir alcançar os resultados.
Então? Vamos buscar uma vida mais saudável?
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Empatia no trabalho.
20/06/2022O que é empatia? É a compreensão dos sentimentos e emoções do outro. No trabalho a empatia tem o poder de gerar um ambiente muito mais saudável.
Você sabia que a empatia é uma habilidade considerada uma inteligência emocional? O profissional que desenvolve a empatia promove mais facilidade de comunicação, liderança e consegue trazer uma colaboração mais efetiva dos seus pares.
A empatia é uma competência comportamental muito importante nas organizações. Afinal quem não quer estar ao lado daquele colaborador que trabalha em equipe e ainda contribui de forma positiva?
A empatia fortalece laços de amizade e consequentemente ampliam as possibilidades de melhorias na entrega dos resultados. Engana-se quem pensa que precisa estar o tempo todo competindo dentro da empresa, sem se importar com que está acontecendo com o outro.
De acordo com a pesquisa 2020 State of Workplace Empathy Study, realizada anualmente nos EUA pela Businessolver, 90% dos profissionais afirmam que a empatia é fundamental dentro das empresas. Sempre vale a pena refletir, como estamos nos posicionando diante dos diferentes perfis, que trabalham conosco e analisar se estamos sendo flexíveis
diante das diferenças.Quando assumimos posturas inflexíveis deixamos de mudar, amadurecer e crescer. Então? Bora praticar a empatia?!
Sucesso!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.