-
Triste no trabalho.
30/05/2022De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde até 2030 a depressão pode ser tornar o distúrbio mais comum do mundo.
Triste constatação. Mas se não temos como, evitar totalmente, que a depressão chegue, podemos, pelo menos, buscar algumas atitudes para contribuirmos para a diminuição do avanço da tristeza nas pessoas.
De maneira geral, quando alguém está deprimido, tende a ficar quieto, sem interagir com aqueles que estão por perto, mostrando-se muitas vezes indecisos e com aparência cansada.
Se estiver percebendo que o comportamento do seu colega de trabalho mudou e sente que algo pode estar preocupando mais do que o necessário, busque aproximação. Utilize palavras positivas, respeite se a preferência, naquele momento é não falar sobre o incômodo.
Mas todos se sentem melhor, quando sabem que podem contar com alguém. Perceber que somos percebidos diminuem os níveis de estresse e melhoram a estima. Para quem está deprimido esses são fatores bastante relevantes para que se sintam melhor.
Então, tem alguém triste do seu lado? Que tal partir para ajudar? Está se sentindo deprimido? Busque ajuda! Deixe próximo de você somente o que te deixa feliz e saudável.
Afinal cultivar a alegria, mesmo em momentos difíceis tornam as dificuldades menores.
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Eu nasci assim.
23/05/2022Muitas pessoas apresentam dificuldades em fazerem mudanças na sua vida, ou mesmo em qualquer aspecto. Temem o novo e às vezes passam a vida toda ou talvez boa parte dela fazendo coisas que acreditam serem certas!
Já pensou em modificar comportamentos, hábitos e posturas? Você não precisa mudar tudo de vez! Mas faça uma lista de situações que podem ser melhoradas se tivesse outra postura diante da mesma. Na prática, pergunte-se:
“Posso ser mais tolerante com essa pessoa?“
“Posso expor minhas ideias para aqueles que convivem comigo me conhecerem mais?”
“Estou fazendo meu trabalho da melhor maneira possível”
“Meu trabalho impacta a vida das pessoas, de forma positiva?”Então, comece com metas menores e vai avançando!
Não adianta querer modificar tudo de vez. É mais fácil conseguir, quando vamos por etapas.E assim vamos avaliando os resultados e nos tornando mais flexíveis e consequentemente nos sentindo melhores.
Animado? Mudanças positivas podem refletir no nosso bem estar! Ser mais feliz: essa é meta!
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Com que roupa eu vou?
16/05/2022Vestir-se de maneira adequada para uma entrevista de emprego é muito importante para conseguir a vaga. A forma como você se veste, representa muito sobre você! Suas vestimentas podem contribuir para validar o conteúdo do seu currículo.
Sabemos que tudo tem se atualizada de uma forma bastante rápida. E a forma de se vestir para uma Entrevista de Emprego também mudou. Algumas dicas podem lhe ajudar quando o assunto é : “com que roupa eu vou?”
1. Procure saber como se vestem as pessoas da empresa para qual foi chamado;
2.Tenha em mente que suas habilidades profissionais e sua forma de se comportar se completam;
3. Escolha roupas com cores suaves e neutras;
4. Sapatos de cores escuras são sempre bem vindos;
5. Se a Empresa adota vestimentas mais formais, aposte em um look mais arrumado (Camisa e calça social, vestidos ou saias de comprimentos médios)
6. Se a Empresa prefere manter um estilo informal opte por vestir roupas como calça jeans escura (sem detalhes nenhum); camisas polo, vestidos de comprimentos médio (nunca com decotes ou detalhes que tirem o foco de você!);Lembre-se:
Sua imagem te representa. As roupas que costumam usar traduzem quem você é. Apresente-se bem, fique atento aos detalhes: unhas, cabelos e barba.O recrutador está atento: então faça sua parte e não se descuide. Cuidar de você revela responsabilidade e entusiasmo: características que precisam ser identificadas em você.
Mostre que é o candidato perfeito para vaga: cuide-se, seja simpático e demonstre motivação para o trabalho.
Temos certeza que essas dicas, aliadas as suas habilidades profissionais, auxiliarão a conseguir a vaga!
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Mercado de trabalho, o que é?
09/05/2022Empresas oferecendo vagas de emprego e pessoas procurando por elas! Uma coisa é certa: conseguir uma colocação no mercado de trabalho exige constante atualização. Leitura e cursos devem fazer parte de quem busca emprego.
O mercado de trabalho é lugar de transformações, acompanha demandas globais e desafios cada vez mais inesperados. É preciso estar preparado para mudar, flexibilizar, investir em novas carreiras e tomar novos rumos para se adequar e conseguir a tão sonhada vaga.
Anote então para não esquecer!
Habilidades profissionais (soft skill) mais valorizadas pelo mercado de trabalho:
*comunicação
*adaptabilidade
*flexibilidade
*perfil analítico
*inovação.
Se precisar melhorar em alguma dessas habilidades, comece agora mesmo. Afinal a concorrência é grande!!Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Qual a importância de fazer trabalho voluntário?
02/05/2022Pense em como pode ser importante doar algumas horas do seu tempo para se dedicar a alguém ou alguma causa!
É uma ótima oportunidade de adquirir experiências e novas habilidades. Isso sem falar no seu crescimento pessoal.
Vamos citar alguns benefícios:
1. Aprendizado: aprender com diferentes pessoas, fora do seu meio social, de diferentes áreas de atuação ajuda ampliar sua visão de mercado. Sempre busque aliar o que está aprendendo, no meio escolar, com experiências práticas. Assim poderá sentir-se mais preparado.
2. Aumenta suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Lidando com situações diferentes, imprevistos, você ganhará mais autoconfiança, determinação o que pode
agregar ganhos na hora de entrevistas de emprego, fazendo toda a diferença no processo seletivo.3. Pesquisas comprovam que ajudar alguém, traz efeitos bastante positivos, tanto emocionais e consequentemente físicos. O bem-estar provoca liberação de substâncias (endorfinas) que deixam as pessoas mais felizes produzindo sentimentos de importância para você e para os outros.
Esses são apenas alguns motivos para praticar o voluntariado! Mas quando começar a praticar ações que ajudam a transformar situações e pessoas perceberá o quanto é capaz de fazer e produzir!
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.