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Bullying no Trabalho.
17/01/2022O bullying é um ato repetido, ou um conjunto de atos que tem por objetivo ofender ou desmoralizar uma pessoa. O termo vem da língua inglesa e se refere a pessoas que apresentam comportamentos de tirania contra outras que não conseguem se defender.
No geral, a sociedade, tem dado uma atenção especial ao bullying no trabalho, tendo em vista, as consequências morais, sociais e mentais que tais atitudes podem causar. Muitos trabalhadores sofrem constrangimentos, mas às vezes, por receio de perder o emprego, não se pronunciam ou nem mesmo buscam conversar, com seus superiores, para relatar sentimentos e incômodos que o bullying está trazendo.
Infelizmente o comportamento ameaçador tem entrado em ambientes organizacionais por colaboradores que desejam causar tristeza e dor no outro. Se você está sofrendo com intimidações contínuas que tem lhe causado desconforto, medo e falta de confiança em si mesmo, orientamos para que procure ter uma conversa franca com o causador, mostre que está sofrendo com seus comentários e que até sua produtividade pode está sendo comprometida.
Mas se a situação incômoda persistir procure seu gestor e exponha o que está acontecendo. Cuide sempre de sua saúde mental! Saúde mental é muito importante para sua vida pessoal e consequentemente para apresentar um bom desempenho no seu trabalho.
Deus te abençoe!
Sucesso!Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Qual a importância de falar e escrever bem na sua vida profissional?
10/01/2022Vamos listar algumas razões que podem lhe ajudar a entender a importância de ter uma boa escrita e fluência verbal.
1-Você se destaca mais quando sabe expor suas ideias de forma clara e objetiva, e utilizando-se de formas verbais corretamente;
2- Ter um bom português pode transmitir confiança para o ouvinte;
3-Articule suas ideias com uma boa escrita, organizando sua argumentação, o que pode resultar em uma boa produção e sucesso profissional;
4-Ter uma boa caligrafia ajuda no seu dia-a-dia além de trazer uma boa imagem e organização de suas propostas;
5-Escrever à mão ajuda a estimular as partes sensoriais e motoras do cérebro contribuindo para uma melhor memorização e também para promoção de um melhor aprendizado;
6-Saber escrever bem e falar ajudam na comunicação com os outros. Muitos erros podem acontecer por falta de uma boa comunicação;
7-Talvez você tenha uma boa ideia, mas se não souber organizar seus objetivos e se expressar de forma clara, sua proposta, mesmo que você considere uma boa solução, acaba por se perder, porque não conseguiu convencer seus ouvintes.
O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR MINHA COMUNICAÇÃO?
*LEIA, LEIA LEIA E LEIA!!! Quanto mais adquirir o hábito da leitura, mas probabilidade tem se se comunicar melhor;
*Estude sobre ortografia. Aprenda a utilizar as vírgulas e acentos;
*Escolha um Palestrante e se inspire nele! Aprenda e descubra o perfil que mais se identifica com você!
*Fale pausadamente, as pessoas podem entender melhor sua exposição;
*Evite o hábito de abreviar as palavras.
Comece hoje a exercer o hábito de boas leituras! Faça uma lista de suas ideias, observe se estão coerentes. Coloque-se no lugar do outro e analise se os pontos colocados estão claros.
Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Algumas orientações que podem te ajudar na sua carreira profissional.
03/01/2022Escolher uma profissão muitas vezes é uma decisão difícil. E junto com a profissão escolhida vem a incerteza de conseguir um emprego. São muitos desafios que precisamos vencer todos os dias!
Orientações importantes:
*Invista em você: conheça seus pontos fortes e explore suas capacidades;
*Aprimore ou aprenda mais sobe suas habilidades;
*Estabeleça metas e determine datas para atingir;
*Fique atento aos detalhes: apresentação pessoal, fluência, conhecimentos gerais, entre outros;
*Conhecimento é sempre a palavra chave para quem quer vencer profissionalmente;
*Cuide de sua rede de relacionamento pessoal e profissional;
*O linkedin é um excelente lugar para estabelecer vínculos e ficar por dentro do que temos de mais novo no mundo do trabalho. Várias oportunidades de emprego são divulgadas nessa plataforma;
*Construa um bom perfil para você e não hesite em buscar ajuda, caso precise;
*Otimismo e recomeços são palavras de ordem para sua carreira;
*Atualize-se na sua área ou busque uma área que tenha interesse em conhecer;
*Inscreva-se nas vagas/oportunidades. Busque os sites das empresas que gostaria de trabalhar;
*Mesmo que não tenha todos os pré-requisitos mostre-se pronto a aprender;
*Prepare-se para avançar nas etapas dos processos seletivos;
*Invista seu tempo em atividades produtivas;
*Preste serviço voluntário;
*Não fique parado!!
Deus te abençoe! Torcendo por você! Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
As redes sociais podem ser importantes aliados para quem busca trabalho?
27/12/2021As Empresas monitoram comportamentos nas redes sociais para contratar ou demitir. É importante sempre ter cuidado!
Recrutadores costumam analisar o perfil dos candidatos, dependendo do que publicam em suas redes sociais. É de extrema importância a segurança das informações das Organizações. Vale ressaltar que a reputação das Empresas tem impacto grandioso nos consumidores.
Redes sociais são importantes ferramentas de divulgação e apresentação de muitos trabalhos e ideias. Mas também pode ter efeito inverso, ou seja, é importante analisar os conteúdos que você compartilha, pois os assuntos podem ter repercussões negativas. Os tempos que estamos vivendo requerem cuidados e o respeito deve ser redobrado. O que pode ser considerado uma brincadeira para você, pode gerar constrangimento e ofensas para outros.
Algumas orientações importantes no mundo digital:
*Fique atento aos assuntos que compartilha;
*Opte por não discutir assuntos polêmicos;
*Escolha bem as fotos que pretende postar,
*Certifique se a imagem contribuí para sua vida profissional;
*Evite super exposição. Regra básica: use sempre o bom senso e equilíbrio;
*Foque em soluções e não em problemas, busque atitudes positivas;
*Contribua para o bem estar! O mundo precisa de pessoas otimistas e que apresentem boas soluções.#bora_pensar_antes_de_publicar
#equilibrio
#bom_sensoRosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
A importância de saber uma segunda língua para o mercado de trabalho.
20/12/2021O aprendizado da língua estrangeira ajuda a abrir portas para o seu desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. No Brasil, por exemplo, por termos bastante possibilidades de desenvolvermos nos mais variados trabalhos, aprender outra língua é aumentar as chances de sermos reconhecidos pessoal e profissionalmente.
Ter o domínio de uma língua estrangeira significa conseguir se comunicar por meio dela em diversas situações: lazer, negócios e relações interpessoais. Independente do seu objetivo, a fluência em um idioma como o INGLÊS, sem nenhuma dúvida, abre portas para o mercado de trabalho.
Orientamos você investir em Cursos de Idiomas. Mesmo que já tenha algum conhecimento básico é preciso se aperfeiçoar. As empresas e o mundo corporativo de forma geral já adotam, em sua grande maioria, o uso da língua Inglesa nas suas rotinas diárias.
Portanto a fluência no idioma citado tem sido um grande diferencial para contratar novos talentos. Quer dar um up na sua carreira? Que tal começar ou aperfeiçoar sua fluência. Estudar INGLÊS também pode te ajudar a ingressar em Faculdades/Universidades, mais renomadas do mundo.
Dominar um segundo (ou mais!) idioma mostra que você é capaz de aprender algo novo. Expanda seus conhecimentos! Experimente conhecer novas culturas independentemente da sua idade!
Então?
Let’s learn more together?
Deus te abençoe!Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191