Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia - Vitória/ES 27 3325 7566 | 99706-2131 (WhatsApp) igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

A QUINTA TROMBETA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 15

Apocalipse 9.1-12    Pr. Marcelo Aguiar    09/06/2021

A VISÃO DE JOÃO CONTINUA!

As trombetas são uma expressão da justiça e da misericórdia de Deus. As quatro primeiras atingem os homens indiretamente (através de catástrofes naturais). As três últimas os atingem diretamente. Há um agravamento progressivo.

 

“UMA ESTRELA QUE DO CÉU CAÍRA SOBRE A TERRA…” (V.1)

“Spoiler”. João falará mais sobre isso em Apocalipse 12. Aqui, a estrela caída é Satanás, que recebe permissão para desencadear um ataque infernal sobre os homens. Ele não tem a chave – ela lhe é dada.

 

“E ABRIU O POÇO DO ABISMO… DA FUMAÇA SAÍRAM GAFANHOTOS” (VS.2,3)

João descreve a ação de enxames de demônios. “Em certos momentos da História, parece que o todo o inferno é liberado para agir na terra sem restrição divina” (Hernandes Dias Lopes). Mas há restrições: 1) eles não podem causar dano à vegetação; 2) eles não podem causar dano aos selados de Deus; 3) eles não podem matar; 4) eles só podem atormentar por cinco meses.

 

“FOI-LHES PERMITIDO… QUE POR CINCO MESES OS ATORMENTASSEM” (VS.4-6)

Cinco meses era a duração de uma praga de gafanhotos. Os demônios atormentam os homens com as consequências de seus pecados: culpa, vergonha, remorso, relacionamentos destruídos, decadência, vazio, desespero, etc.. Alguns chegam a se suicidar.

 

“A APARÊNCIA DOS GAFANHOTOS ERA SEMELHANTE…” (VS.7-10)

João quer deixar claro que não está falando de meros insetos. Apesar da ação dos demônios ser terrível, Deus mostra misericórdia protegendo os justos e limitando a aflição dos ímpios.

 

“TINHAM SOBRE SI COMO REI O ANJO DO ABISMO” (VS.11,12)

O hebraico “Abadom” e o grego “Apoliom” significam “Destruição”.  O chefe dos demônios é o anjo do abismo – o próprio Satanás. Satanás é um anjo caído.

 

O QUE O APOCALIPSE ESTÁ DIZENDO?

Além das catástrofes naturais, a decadência moral e espiritual concorreu para a queda do Império Romano. O fim dos tempos também será uma época de decadência e dor. Mas os cristãos serão poupados dessa aflição porque vivem em santidade, e porque nos servos de Deus o Maligno não toca (1 João 5.18).

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

A quinta trombeta simboliza o poder destruidor e atormentador do pecado!

AS QUATRO PRIMEIRAS TROMBETAS | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 14

A SEXTA TROMBETA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 16

2 Comentários

  • Destruição na Biblia Italiana é traduzida da Hebraico ABADDON e da o Grego APOLLION.
    Como é che na Escitura Brasileira a traducao é diferente?
    Obrigado

    • Olá, Maurizio! Recebemos a sua pergunta em nosso site!
      Na Bíblia em português, Apocalipse 9.11 traz as palavras “Abadom” (hebraico) e “Apoliom” (grego). As duas significam a mesma coisa: “Destruição”.
      A Bíblia em português não traduz as palavras, apenas as menciona como aparecem no original.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida! Um forte abraço!
      Pastor Marcelo.

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP