Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

A SEXTA TROMBETA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 16

Apocalipse 9.13-21    Pr. Marcelo Aguiar    16/06/2021

OS ANJOS CONTINUAM TOCANDO SUAS TROMBETAS!

Três forças se juntaram para a queda do Império Romano: as calamidades naturais (primeira, segunda, terceira e quarta trombetas) (queimadas, envenenamento do mar, envenenamento dos rios e escurecimento do céu), a decadência interna (quinta trombeta) e as invasões externas (sexta trombeta).

 

“E OUVI UMA VOZ QUE VINHA DOS QUATRO CANTOS DO ALTAR…” (V. 13)

O altar do incenso simboliza as orações dos santos. Mais uma vez, o livro de Apocalipse nos diz que aquilo que virá a seguir acontecerá como resposta às orações do povo de Deus.

 

“SOLTA OS QUATRO ANJOS…” (VS.14-16)

Quatro anjos (bons ou maus?) liberam o ataque de um terrível exército. O número 4 indica o alcance mundial do evento. O rio Eufrates assinalava a origem tradicional das forças invasoras. Os judeus teriam pensado nos assírios e babilônios, e os gentios, nos partos. O resultado é uma grande mortandade. Porém, a ira segue misturada com misericórdia. “A terça parte” (como nas primeiras quatro trombetas).

 

“E ASSIM VI OS CAVALOS NESTA VISÃO…” (VS.17-19)

João pode estar fazendo uma descrição simbólica da ferocidade dos exércitos; vendo armamentos do fim dos tempos; ou descrevendo os exércitos demoníacos por trás dos exércitos humanos.

 

“NÃO SE ARREPENDERAM…” (VS. 20,21)

Apesar de mais esse aviso, as pessoas insistirão na sua rebelião contra Deus. Não se arrependerão da adoração a demônios e ídolos, dos homicídios, das feitiçarias (“pharmakeia”), da prostituição e dos furtos.

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Embora possamos antever tempos difíceis, não precisamos temer, pois tudo está sob o controle de Deus!

A QUINTA TROMBETA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 15

O ANJO E O LIVRO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 17

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP