Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

COMO ACERTAR DEPOIS QUE VOCÊ JÁ ERROU

Gênesis 21.8-21    Pr. Marcelo Aguiar   

 

INTRODUÇÃO

Ismael estava tendo um dia “daqueles”. A festa de Isaque o deixou enciumado. Mas a sua reação (zombar do irmão mais novo) piorou muito as coisas. Por conta de sua ação movida pela amargura e revolta, foi expulso de casa.

Precisamos lembrar que nossas ações sempre têm consequências. Teremos que lidar com elas. Algumas pessoas dizem: “Eu não acredito na existência do inferno, porque Deus é bom”. Elas se esquecem de que o inferno é uma consequência. Ghandi falou: “A maior parte dos vossos sofrimentos é por vós mesmos semeada”. E a Bíblia ensina: “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).

 

1) HÁ MUITA GENTE SOFRENDO (E FAZENDO SOFRER)

Expulsos, Ismael e sua mãe (Hagar) tiveram que deixar o acampamento. É uma lembrança de que aquilo que fazemos afeta não só a nós, mas também a outros. Ainda hoje, existem muitos filhos fazendo seus pais sofrerem…

Por causa dos nossos erros, passamos a viver em um deserto. Há muita gente vivendo no deserto da mágoa, ou da solidão, ou da tristeza, ou da culpa.

Por causa dos nossos erros, passamos a ver a vida como um caso sem solução. Hagar pensou que ela e Ismael morreriam. Mas estava errada. Deus muda todas as coisas!

 

2) DEUS ENTRA EM CENA E MUDA A HISTÓRIA

Quando tudo parecia perdido, a iniciativa divina trouxe esperança. Ele falou:

“Deus ouviu a voz do menino desde onde está”. Deus ouviu a voz do menino! Ele ouviu a voz daquele que tinha errado. O Senhor sempre nos ouvirá se clamarmos.

“Dele farei uma grande nação”. Para Hagar e Ismael, sobreviver já seria bom. Mas o Senhor tinha mais para eles. Prometeu-lhes uma vida excelente.

“Abriu-lhe Deus os olhos e ela viu um poço”. O poço já estava lá – mas eles não viam! Esse poço é um símbolo de Jesus. Precisamos abrir os olhos!

Há uma história sobre um grupo de náufragos que, ao ver se aproximar a lancha da Guarda Costeira, começou a gritar: “Água!”. A equipe de salvamento respondeu: “Estendam a mão para fora do barco e bebam!”. É que a embarcação havia entrado na foz do Rio Amazonas. Muitas vezes nos encontramos em situação semelhante: morrendo de sede quando a fonte de água viva está ao nosso alcance.

 

3) COMO ACERTAR DEPOIS QUE VOCÊ JÁ ERROU?

A história de Ismael deixa para nós importantes lições. Quando você erra, tem que lidar com as consequências. Então, o que precisa fazer?

Reconheça as suas falhas. Quem confessa e abandona seus pecados alcança misericórdia (Provérbios 28.13). Não endureça o seu coração!

Entregue a Deus a sua causa e a sua vida. A Bíblia diz que um coração quebrantado o Senhor não despreza (Salmo 51.17). Deixe tudo nas mãos dele.

Vá até a fonte de água viva. Jesus prometeu que se fôssemos a ele jamais seríamos rejeitados (João 6.37). Ele não desiste de nós.

 

CONCLUSÃO

Você pode acertar depois que você já errou! Não desista, pois Deus não desiste!

A Bíblia diz que “Deus estava com o menino, e ele cresceu”. Assim como esteve com Ismael, o Senhor estará com você. Mas você precisa querer acertar a partir de agora!

 

Pastor Marcelo Aguiar

COISAS QUE SÓ DEUS PODE FAZER

COMO UM VENCEDOR LIDA COM AS PERDAS

1 Comentário

  • Louvado seja Deus

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP