Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

DEUS NOS ACONSELHA SOBRE AS DROGAS

Provérbios (vários textos)    Pr. Marcelo Aguiar    24/01/2016

 

 

 O CONSUMO DE DROGAS É UM PROBLEMA ATUAL

De acordo com a ONU, 243 milhões de pessoas no mundo usam drogas ilícitas. Isso constitui um grave problema de saúde, um grave problema social e um grave problema de segurança.

No Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano por causa do tabagismo. 90 por cento dos casos de câncer de pulmão são causados pelo cigarro.

78 por cento dos jovens no Brasil ingerem bebidas alcoólicas, sendo que 20 por cento já são considerados dependentes do álcool. O alcoolismo é responsável por 70 por cento dos acidentes de trânsito e por 50 por cento dos acidentes de trabalho.

São dados preocupantes. E no entanto…

 

O CONSUMO DE DROGAS É UM PROBLEMA ANTIGO

Na tumba de um faraó egípcio, morto em 3000 aC, foi encontrado o seguinte epitáfio: “Sua estada terrestre foi devastada pelo vinho e pela cerveja, e o espírito lhe escapou antes que fosse chamado”. Drogas: um problema antigo e, também, atual.

 

AS DROGAS SÃO UMA ARMA DE SATANÁS

Podemos afirmar que o reino das trevas está ativamente envolvido na produção, comercialização e consumo de drogas. Em Apocalipse 21.8, lemos: “Mas quanto aos… feiticeiros… a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”. A palavra “feiticeiros” no original grego é “pharmakeia”, de onde vem a nossa palavra “farmácia”. Os feiticeiros usavam drogas em seus procedimentos, e daí a designação.

 

JESUS SE RECUSOU A USAR DROGAS

Em Marcos 15.23, lemos que quando Jesus foi crucificado “ofereciam-lhe vinho misturado com mirra, mas ele não o tomou”. Aquela mistura era uma substância entorpecente, que poderia diminuir as dores do Salvador. Mas Jesus disse “não”. Essa deve ser a nossa posição diante das drogas!

 

POR QUE UMA PESSOA COMEÇA A USAR DROGAS?

O primeiro contato com as substâncias que afetam o cérebro e podem causar dependência pode se dar por diferentes razões. Alguns passam a usar drogas como símbolo de independência, como forma de dizer que já são donos de si mesmos.

Outros passam a usar drogas como uma forma de expressar rebeldia, de chocar a família ou a sociedade.

A maioria começa a usar drogas por simples curiosidade. Convive com pessoas que utilizam essas substâncias, que lhe dizem o uso é prazeroso, e lhe proporcionam um primeiro contato com as drogas lícitas ou ilícitas.

Alguns passam a usar drogas numa tentativa de serem aceitos pelo grupo, pois os colegas fumam, bebem ou consomem outras substâncias e não os valorizariam se não fizessem o mesmo.

Há quem comece a usar drogas numa tentativa de fugir da infelicidade, de “afogar as suas mágoas”.

 

DEPOIS QUE COMEÇA…

Embora a porta de entrada para o mundo das drogas possa variar de um caso para outro, depois que a pessoa começa a utilizar essas substâncias o desenrolar do quadro é muito parecido.

Um alcoólatra anônimo escreveu: “Bebemos buscando a felicidade e encontramos a dor. Bebemos para ser sociáveis e tornamo-nos briguentos. Bebemos para fazer amigos e ganhamos inimigos. Bebemos para nos sentirmos livres e nos tornamos escravos. Bebemos para saudar a vida e provocamos a morte”.

E outro escreveu: “Primeiro o homem toma a bebida, e depois a bebida toma o homem”.

Whitney Houston, Amy Winehouse e Kurt Cobain são alguns exemplos de celebridades que tiveram suas vidas destruídas pelas drogas e que, eventualmente, vieram a morrer de overdose.

 

A BÍBLIA FALA SOBRE AS DROGAS…

… E principalmente sobre o álcool, que era a droga mais conhecida e utilizada nos tempos antigos. No Velho Testamento encontramos as palavras “yayin” (vinho), “shekar” (bebida forte) e “tirosh” (suco de uva não-fermentado). No Novo Testamento encontramos a palavra “oinos” (vinho ou suco, dependendo do contexto).

O que o Livro de Provérbios tem a nos dizer sobre o álcool?

Provérbios 20.1. O álcool modifica o comportamento humano para pior.

Provérbios 23.20,21. O consumo de álcool acaba levando ao empobrecimento.

Provérbios 23.29-35. O álcool leva à embriaguez e à dependência.

Provérbios 31.4,5. Os abstêmios estão no caminho para uma vida de excelência.

 

SIGA E COMPARTILHE ESSES CONSELHOS!

Deus tem sabedoria para nos orientar!

Deus tem poder para nos libertar!

 

Pastor Marcelo Aguiar

DEUS NOS ACONSELHA SOBRE RELACIONAMENTOS

DEUS ACONSELHA AS CRIANÇAS

1 Comentário

  • Eu achei muito edificante para quem for ler e muito interessante parabéns

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP