Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia - Vitória/ES 27 3325 7566 | 99706-2131 (WhatsApp) igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

DEUS ACONSELHA AS CRIANÇAS

Provérbios (vários textos)    Pr. Marcelo Aguiar    31/01/2016

 

NA BÍBLIA ENCONTRAMOS CONSELHOS DE DEUS PARA AS CRIANÇAS?

Sim! E vários estão no Livro de Provérbios, que é uma coleção de orientações para termos uma vida feliz e abençoada.

Eis alguns versos desse livro que orientam as crianças:

 

1) AS CRIANÇAS DEVEM OBEDECER AOS SEUS PAIS

Provérbios 1.8

Provérbios 13.1

Todo filho deve ouvir os conselhos de seus pais, e não abandoná-los jamais. É preciso ouvir com atenção!

A Bíblia conta a história de Sansão, um homem muito forte, que, apesar da sua força, foi derrotado. Sansão não dava ouvidos aos conselhos de seus pais, e por isso sua história teve um final infeliz. Não deixe a mesma coisa acontecer com você!

 

2) AS CRIANÇAS OBEDIENTES ALEGRAM OS SEUS PAIS

Provérbios 10.1

Filhos obedientes enchem de alegria e satisfação os seus pais. Crianças, reflitam um pouco: seu comportamento tem deixado seus pais alegres ou tristes?

 

3) AS CRIANÇAS DEVEM OBEDECER A DEUS

Provérbios 3.1,2

Além de obedecermos aos nossos pais físicos, é preciso que obedeçamos ao nosso Pai celestial. Se fizermos isso, teremos uma vida abençoada – tanto na quantidade quanto na qualidade dos nossos anos!

Samuel foi um personagem bíblico que, ao contrário de Sansão, sabia obedecer. Quando Deus falava com Samuel, ele respondia; “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve!”. Por dar ouvidos à voz de Deus, Samuel teve uma vida longa e feliz.

 

4) AS CRIANÇAS DEVEM AGIR DA MANEIRA CERTA

Provérbios 20.11

Neste lindo versículo aprendemos que nunca é cedo demais para agir corretamente e receber a aprovação do Senhor. Até a criança se dá a conhecer pelo seu comportamento. Sendo assim, esforcemo-nos por fazer aquilo que é certo.

A Bíblia diz que quando Jesus era criança ele obedecia aos seus pais e buscava aprender sobre Deus. Ele crescia em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Enquanto foi criança Jesus viveu de um modo que agradou ao Pai celestial, e, assim, se tornou um modelo para todos os meninos e meninas.

 

5) AS CRIANÇAS DEVEM EVITAR AS MÁS COMPANHIAS

Provérbios 28.7

Quando o autor de Provérbios diz que não devemos andar na companhia de “comilões”, está falando de arruaceiros, de gente que vive de festa em festa, de farra em farra. Há um ditado popular que afirma: “Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és”. Crianças: busquem a companhia de meninos e meninas que honram a Deus, respeitam os seus professores e obedecem aos seus pais!

 

6) OS PAIS DEVEM EDUCAR AS CRIANÇAS

Provérbios 19.18

Provérbios 22.6

Provérbios 29.15

Provérbios 29.17

Além de apresentar conselhos para os filhos, o Livro de Provérbios traz, também, admoestações aos pais. Em várias passagens o Senhor fala sobre a importância da educação. Pais e mães: não negligenciem essa tarefa!

No Velho Testamento encontramos a história de Eli, um sacerdote que tinha dois filhos: Hofni e Fineias. Eles também eram sacerdotes, mas se comportavam de uma maneira que desagradava a Deus. O Senhor mandou dizer a Eli que uma desgraça se abateria sobre a sua casa, porque ele não havia corrigido os seus filhos. E, de fato, todos os três morreram no mesmo dia. Pais e mães: grande é a nossa responsabilidade!

 

E ENTÃO? VOCÊ COSTUMA SEGUIR OS BONS CONSELHOS?

No Livro de Provérbios encontramos excelentes recomendações, e agora as conhecemos um pouco melhor. Mas não basta conhecer: é preciso praticar! Há gente que deixa um bom conselho entrar por um ouvido e sair pelo outro…

Você conhece a história de Tadeu? Ele era um coelhinho muito bonito e alegre que tinha um defeito: não gostava de obedecer. “Os meus pais não sabem de nada”, pensava Tadeu cada vez que o seu pai ou a sua mãe lhe davam um conselho.

Certo dia, o coelhinho foi, escondido, para o outro lado da montanha, porque tinha ouvido falar que ali existiam cenouras deliciosas. Seus pais haviam lhe dito para jamais ir até lá sozinho, porque o lugar era muito perigoso. Mas Tadeu desobedeceu, e acabou caindo em um precipício. Quatro dias depois os seus pais o encontraram, ferido e quase morto. O coelhinho aprendeu a lição: para quem desobedece, coisa ruim acontece!

 

DEUS NOS ACONSELHA PORQUE NOS AMA E SE IMPORTA!

Se vivermos de um modo que agrade ao Senhor, nossa vida será abençoada. Jamais nos esqueçamos disso! Vale a pena ouvir… e obedecer!

 

Pastor Marcelo Aguiar

DEUS NOS ACONSELHA SOBRE AS DROGAS

CURA INTERIOR

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP