Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

FECHE A PORTA PARA O PECADO NA SUA FAMÍLIA

Gênesis 9.20-29    Pr. Marcelo Aguiar   

 

INTRODUÇÃO

Gênesis 9 descreve um episódio triste na trajetória de Noé, um homem que até então havia feito tudo certo. É um capítulo triste no meio de uma história bonita. A Bíblia é um livro diferente porque não esconde as falhas dos seus heróis. A razão é que a Bíblia não foi escrita por causa deles, e sim por nossa causa. “Porquanto tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15.4). Ou seja: a intenção não era glorificar Noé, mas abençoar a nossa vida.

Noé – o homem que havia sido justo no meio de uma geração corrupta, que havia sobrevivido à maior catástrofe da história, que havia alcançado a salvação de sua família – agora vivia em paz. Ele plantou uma vinha, embriagou-se e foi flagrado nu em sua tenda. Ia “fechar a prova”, “fazer um gol de placa”! O pecado de Noé nos lembra como até o melhor dos homens é fraco e está sujeito a cair. O dilúvio não conseguiu apagar o pecado da face da terra. O vírus da maldade seguiu adiante, e Noé era o seu hospedeiro!

Os marinheiros dizem que as calmarias são mais perigosas do que as tempestades. Noé se manteve fiel durante as adversidades. Mas quando vieram os dias bons, ele relaxou. Enquanto esteve em lutas, ele buscou a Deus. Mas nos tempos de paz, confiou em si próprio. Isso nos serve de alerta. Precisamos vigiar constantemente, porque o maior perigo não está à nossa volta, e sim dentro de nós.

A bebida foi um problema na vida de Noé, e tem sido um problema na vida de muita gente. Na tumba de um faraó egípcio morto em 3000 aC foi encontrado o seguinte epitáfio: “Sua estada terrestre foi devastada pelo vinho e pela cerveja, e o espírito lhe escapou antes que fosse chamado”. Um alcoólatra escreveu: “Bebemos buscando a felicidade e encontramos a dor. Bebemos para ser sociáveis e tornamo-nos briguentos. Bebemos para fazer amigos e ganhamos inimigos. Bebemos para nos sentirmos livres e nos tornamos escravos. Bebemos para saudar a vida e provocamos a morte”. Há um ditado que diz: “Primeiro, o homem toma a bebida; depois, a bebida toma o homem”.

Quando Cão entrou na tenda e encontrou seu pai bêbado e despido, achou tudo muito engraçado. Ele foi correndo contar para Cão e Jafé o que tinha acontecido. Que sujeito fofoqueiro! Sem e Jafé, pelo contrário, agiram com nobreza. Mostraram o respeito e a gratidão que nutriam pelo pai. Sem vê-lo, cobriram a sua nudez. Os filhos podem tratar os pais de maneiras diferentes. Mas eles precisam saber que as consequências também serão diferentes.

Quando Noé ficou sabendo do que havia acontecido, deve ter se sentido muito envergonhado. Mas ele também ficou muito aborrecido com a atitude de Cão. Noé pronunciou uma bênção sobre Sem e Jafé, e uma maldição sobre Cão e Canaã. Canaã era o filho mais velho de Cão, e provavelmente participou das ações do pai. Seus descendentes, os cananitas, foram grandes pecadores, e acabaram sendo extintos. Assim se cumpriram as palavras de Noé.

A porta da arca havia sido fechada por Deus pelo lado de fora. Mas a porta para o pecado tinha que ser fechada pelo lado de dentro. Noé abriu a porta para o pecado na sua família. Entendemos que essa história não está na Bíblia por acaso. Ela foi registrada para nos servir de alerta. Apresenta-nos três aspectos do pecado.

 

O QUE APRENDEMOS COM ESSA HISTÓRIA?

 

1) PECADO COMETIDO

A maldição entrou na família de Noé porque ele abriu a porta para o pecado. Estamos levando o pecado para dentro da nossa família? Lembremo-nos do exemplo de Davi.

 

2) PECADO COMENTADO

Cão e Canaã não seguiram a orientação bíblica (Mateus 18.15-17). Eles não ficaram conhecidos da maneira que Noé ficou. Às vezes, o juízo é maior para aquele que comenta o pecado do que para aquele que o comete.

 

3) PECADO COBERTO

Sem e Jafé cobriram a nudez do seu pai. Deus faz o mesmo. A Bíblia diz que o amor cobre uma multidão de pecados (1 Pedro 4.8). Ele faz isso com o sangue de Jesus. Não se trata de encobrir, mas de cobrir. Há perdão para o que se arrepende e busca a Cristo!

 

CONCLUSÃO

Existe alguma porta precisando ser fechada para o pecado na sua família?

Existe alguma porta precisando ser fechada para o pecado na sua vida?

 

Pastor Marcelo Aguiar

ESCOLHAS ERRADAS, CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS

GRANDES VERDADES SOBRE A COMUNHÃO CRISTÃ

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP