INTRODUÇÃO À ESCATOLOGIA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 02
Vários textos Pr. Marcelo Aguiar 10/03/2021APOCALIPSE VERSÍCULO POR VERSÍCULO
2) INTRODUÇÃO À ESCATOLOGIA
O QUE É ESCATOLOGIA?
“Escatologia” é a “doutrina das últimas coisas”. Todo apocalipse é escatológico, mas nem toda escatologia é apocalíptica. Os textos proféticos são mais claros do que os apocalípticos.
DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
“REINO DE DEUS”
“O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno. É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei. É, assim, o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos. A consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus”.
“MORTE”
“Todos os homens são marcados pela finitude, de vez que, em consequência do pecado, a morte se estende a todos. A Palavra de Deus assegura a continuidade da consciência e da identidade pessoais após a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graça de Deus em Cristo enquanto estão neste mundo. Com a morte está definido o destino eterno de cada homem. Pela fé nos méritos do sacrifício substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragédia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presença de Deus. A esse estado de felicidade as Escrituras chamam ‘dormir no Senhor’. Os incrédulos e impenitentes entram, a partir da morte, num estado de separação definitiva de Deus. Na Palavra de Deus encontramos claramente expressa a proibição divina da busca de contato com os mortos, bem como a negação da eficácia de atos religiosos com relação aos que já morreram”.
“JUSTOS E ÍMPIOS”
“Deus, no exercício de sua soberania, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final. Em cumprimento à sua promessa, Jesus Cristo voltará a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glória. Os mortos em Cristo serão ressuscitados e os crentes ainda vivos juntamente com eles serão transformados, arrebatados e se unirão ao Senhor. Os mortos sem Cristo também serão ressuscitados. Conquanto os crentes já estejam justificados pela fé, todos os homens comparecerão perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, cada um segundo suas obras, pois através destas é que se manifestam os frutos da fé ou da incredulidade. Os ímpios condenados e destinados ao inferno lá sofrerão o castigo eterno, separados de Deus. Os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu, com o Senhor”.
PARA SABER MAIS:
“Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira” (Juerp).
O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?
A Bíblia nos dá um panorama muito simples e claro com relação às coisas que vão acontecer!
Graças a Deus, parabéns.