Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

INTRODUÇÃO À ESCATOLOGIA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 02

Vários textos    Pr. Marcelo Aguiar    10/03/2021

APOCALIPSE VERSÍCULO POR VERSÍCULO

 2) INTRODUÇÃO À ESCATOLOGIA

 

O QUE É ESCATOLOGIA?

“Escatologia” é a “doutrina das últimas coisas”. Todo apocalipse é escatológico, mas nem toda escatologia é apocalíptica. Os textos proféticos são mais claros do que os apocalípticos.

 

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA

“REINO DE DEUS”

“O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno. É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei. É, assim, o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos. A consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus”.

“MORTE”

“Todos os homens são marcados pela finitude, de vez que, em consequência do pecado, a morte se estende a todos. A Palavra de Deus assegura a continuidade da consciência e da identidade pessoais após a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graça de Deus em Cristo enquanto estão neste mundo. Com a morte está definido o destino eterno de cada homem. Pela fé nos méritos do sacrifício substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragédia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presença de Deus. A esse estado de felicidade as Escrituras chamam ‘dormir no Senhor’. Os incrédulos e impenitentes entram, a partir da morte, num estado de separação definitiva de Deus. Na Palavra de Deus encontramos claramente expressa a proibição divina da busca de contato com os mortos, bem como a negação da eficácia de atos religiosos com relação aos que já morreram”.

“JUSTOS E ÍMPIOS”

“Deus, no exercício de sua soberania, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final. Em cumprimento à sua promessa, Jesus Cristo voltará a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glória. Os mortos em Cristo serão ressuscitados e os crentes ainda vivos juntamente com eles serão transformados, arrebatados e se unirão ao Senhor. Os mortos sem Cristo também serão ressuscitados. Conquanto os crentes já estejam justificados pela fé, todos os homens comparecerão perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, cada um segundo suas obras, pois através destas é que se manifestam os frutos da fé ou da incredulidade. Os ímpios condenados e destinados ao inferno lá sofrerão o castigo eterno, separados de Deus. Os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu, com o Senhor”.

 

PARA SABER MAIS:

“Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira” (Juerp).

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

A Bíblia nos dá um panorama muito simples e claro com relação às coisas que vão acontecer!

O QUE É UM APOCALIPSE? | Série “Apocalipse Verísulo por Versículo” – Ep. 01

MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 03

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP