Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

O PRÍNCIPE DESENCANTADO

2 Samuel 18.9-15    Pr. Marcelo Aguiar   

 

INTRODUÇÃO

Há um filme intitulado “O Homem Que Queria Ser Rei”. Esse também poderia ter sido o título da vida de Absalão. Ele quis ser rei a qualquer preço. Começou bem, mas terminou mal. Sua vida foi um conto de fadas às avessas.

O psicólogo Eric Berne disse que “todos nascem príncipes e princesas, e depois se transformam em sapos”. Com Absalão aconteceu isso. Será que o mesmo está acontecendo conosco? Acompanhe a história de vida de Absalão e descubra:

 

1) ABSALÃO RECEBEU COISAS BOAS

O mundo estava aos seus pés, porque ele: a) nasceu em um lar abastado; b) foi muito amado (seu nome significava “Pai da Paz”); c) era um rapaz bonito (2 Sm 14.25).

Assim como Absalão, eu e você também recebemos muitas coisas boas. Você seria capaz de enumerá-las? Você é agradecido por elas? Sabe valorizá-las?

Tudo concorria a favor de Absalão. Parecia que ele iria se tornar um grande homem.  Porém, não foi o que aconteceu. Por quê?

 

2) ABSALÃO FEZ ESCOLHAS RUINS

Com Absalão aprendemos que o que determina a nossa vida não são as coisas que recebemos, mas as escolhas que fazemos.

Absalão deu lugar ao orgulho (2 Sm 14.26; 18.18). A vaidade e a arrogância alojaram-se, muito cedo, em seu coração. No fim causaram a sua ruína.

Absalão deu lugar à revolta (2 Sm 13.22,28,29). Sua indignação pelo crime cometido contra sua irmã transformou-se em amargura. Contaminado pelo ódio, Absalão se transformou em uma pessoa ressentida. Isso foi a sua maldição.

Absalão deu lugar à falsidade (2 Sm 15.1-6). Ansiando vingança, passou a manipular as pessoas. A Bíblia diz que ele “roubava corações”. Um dissimulado!

Se você der lugar a essas coisas em sua vida, terá um final infeliz!

 

3) ABSALÃO: O PRÓDIGO QUE NÃO VOLTOU

Absalão se voltou contra o próprio pai e morreu sem se reconciliar com ele. O rei Davi chorou amargamente por causa da sua morte. Ele disse: “Ah, se eu pudesse ter morrido em seu lugar, meu filho…”( 2 Sm 18.33). Mas ele não podia!

Aquilo que Davi não pode fazer, Cristo realizou. O Senhor morreu em nosso lugar, para nos libertar do orgulho, da revolta e da falsidade. Ele tem poder para nos salvar e, também, para nos transformar.

Um grande exemplo disso foi o que aconteceu com John Newton. Ele viveu no Século XVIII, e compôs o famoso hino “Amazing Grace”. Órfão aos seis anos, Newton se tornou marinheiro, e cometeu toda sorte de pecados. Chegou a ser capitão de um navio negreiro. Mas um dia, numa tempestade, teve um encontro com o Salvador. Depois disso veio a ser pastor, e lutou pela abolição da escravatura.

John Newton costumava dizer: “Ainda não sou o que gostaria de ser, ainda não sou o que deveria ser, mas pela graça de Deus já não sou o que eu fui”.

Um final bem diferente daquele experimentado por Absalão!

 

CONCLUSÃO

Para não acabarmos desencantados conosco mesmos e com a vida, precisamos entregar os dois nas mãos de Jesus.

Há um cântico que diz: “Renova-me, Senhor Jesus, já não quero ser igual. Renova-me, Senhor Jesus, põe em mim teu coração. Porque tudo o que há dentro de mim necessita ser mudado, Senhor. Porque tudo que há dentro do meu coração necessita mais de ti”.

Você quer, sinceramente, fazer essa oração?

 

Pastor Marcelo Aguiar

 

 

1) Algumas pessoas dizem que o homem é produto do meio (determinismo cultural), e outras que suas ações são determinadas por seus gens (determinismo natural). O que você pensa disso?

2) A Bíblia diz que temos o livre-arbítrio, e que somos livres para fazer escolhas e responder por elas. Você concorda com essa visão?

3) Suas escolhas estão encaminhando sua vida para um final feliz? De que forma Deus, a igreja e seus irmãos podem ajudar você nessa jornada?

O MAIS FASCINANTE PROJETO DE VIDA

O QUE PODE ROUBAR A MINHA BÊNÇÃO?

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP