O QUE PODE ROUBAR A MINHA BÊNÇÃO?
Lucas 9.57-62 Pr. Marcelo Aguiar
INTRODUÇÃO
O texto conta a história de três homens que perderam a oportunidade de seguir Jesus. A Bíblia diz que fomos chamados para herdar uma bênção (1 Pedro 3.9). Deixando de seguir a Cristo, aqueles homens perderam sua bênção. O mesmo acontece com muitos hoje!
O Senhor tem muitas bênçãos reservadas para nós. Ele almeja dar a todas as pessoas a bênção maior, que é a salvação. Mas… o que pode impedir que isso aconteça?
1) A PRECIPITAÇÃO PODE ROUBAR A MINHA BÊNÇÃO
O primeiro homem mostrou-se entusiasmado. Porém, não estava disposto a pagar o preço. Jesus logo viu que ele era “fogo de palha”. De fato, o indivíduo mostrou-se tão apressado na sua disposição de seguir a Cristo quanto na sua decisão de voltar atrás.
Em 1949, Virgínia Brasler escreveu: “Esta é a era da página lida pela metade. Do comer às pressas. Da brecada violenta. Da noitada alegre, com os nervos tensos. Da viagem curta. Da parada breve. Da pele bronzeada à luz artificial. Do figurão numa boa posição. Da mente esgotada, do coração enfermo, das noites mal dormidas. Até que uma engrenagem quebra e a festa acaba”.
O aspecto espiritual é o mais importante da vida. Pense bem, seja perseverante, não se precipite. Há muita coisa em jogo!
2) A HESITAÇÃO PODE ROUBAR A MINHA BÊNÇÃO
O segundo homem fez um pedido aparentemente justo: queria sepultar seu pai. Mas o pai dele ainda estava vivo, e bem! Enquanto o primeiro era impulsivo, este era hesitante demais, deixando para depois as decisões importantes da vida.
Será que você está adiando entregar a vida a Jesus, livrar-se de um pecado, obedecer a um chamado? Pode ser sua última oportunidade! O tempo de Deus é agora!
Há uma história que fala que um demônio muito sagaz deu o seguinte conselho: “Vamos dizer às pessoas que Deus existe, que a Bíblia é boa e que Jesus Cristo salva. Mas vamos dizer a elas que deixem todas essas decisões para amanhã”.
Não dê para Jesus as sobras da sua vida!
3) A FIXAÇÃO PODE ROUBAR A MINHA BÊNÇÃO
O terceiro homem não foi precipitado nem hesitante. Seu problema foi outro. No começo ele olhou para frente e se dispôs a colocar as mãos ao arado. Mas depois olhou para trás e se tornou inapto para o reino de Deus.
Muitos indivíduos estão fixados, parados no tempo e no espaço. Pisaram no “chiclete da vida” e pararam no tempo. Não conseguem deixar para trás uma ofensa, um mau hábito, uma tradição. Com isso, perdem a bênção!
O Velho Testamento conta a história da mulher de Ló, que olhou para trás e virou estátua de sal. Existem muitos crentes assim. Eles sofrem de “torcicolo espiritual”.
Irmão, lance suas mãos ao arado, e não olhe para trás! A sua bênção está adiante! Não perca Jesus de vista!
CONCLUSÃO
O que pode roubar a minha bênção? A precipitação, a hesitação e a fixação.
Em resumo: o que pode roubar a minha bênção é deixar de seguir Cristo agora, com a inteireza do meu coração!
Pastor Marcelo Aguiar