TERRENOS DO CORAÇÃO
Lucas 8.4-15 Pr. Marcelo Aguiar
INTRODUÇÃO
Jesus sempre foi um semeador da boa semente, a Palavra de Deus. Depois dele, vieram outros. E a muitos a Palavra transformou. Porém, não a todos.
Por que nem todas as pessoas são transformadas pelo Evangelho? O problema não está na semente, e sim no solo. Não está na Palavra de Deus, mas nos diferentes tipos de coração em que ela pode cair.
1) CORAÇÃO ENDURECIDO (VS. 5,12)
A semente do Evangelho é lançada a todos, mas cai em alguns corações endurecidos. Esses corações são como um pedaço de terra batida. A semente nem chega a lançar raízes ou a brotar. O passarinho – Satanás – logo a leva embora.
Há muitos corações endurecidos. Gente que ouve a Palavra, mas não se sensibiliza. Pessoas que não são tocadas, que não se arrependem, que não creem e que não são salvas. Alguns corações são mais duros do que o diamante!
Assegure-se de não estar sendo indiferente à Palavra de Deus!
2) CORAÇÃO IMPULSIVO (VS. 6,13)
As pessoas de coração impulsivo são “fogo de palha”. Elas ouvem, se interessam e se apresentam. Mas não se verifica uma conversão verdadeira. Por isso, quando chegam os problemas, as lutas e as provações, elas simplesmente abandonam o caminho.
Aqueles que passam a frequentar a Igreja por empolgação ou interesse não serão capazes de agradar a Deus, a menos que mudem de atitude. A semente não pode cair em “terra rasa”. Ela precisa aprofundar raízes se quiser sobreviver.
Como filhos e filhas de Deus, passaremos por adversidades. Nosso desafio é permanecer firmes diante da provação.
3) CORAÇÃO DIVIDIDO (VS. 7,14)
Para algumas pessoas, a maior ameaça à fé não são os problemas, mas as distrações. Jesus comparou o coração dessas pessoas a um terreno cheio de espinhos.
A semente chega a lançar raiz e a brotar. Contudo, sufocada pelos espinhos à sua volta, a planta acaba morrendo.
Tem gente que perde a bênção não por causa das tribulações, mas por conta dos seus interesses pessoais. Eles acabam por roubar a primazia que deveria ser dada ao Evangelho.
Há diferentes tipos de espinho: estudo, carreira, trabalho, tradição, namoro, diversão, dinheiro, entretenimento, amigos, prazeres… qualquer coisa que colocarmos à frente da vontade de Deus em nossas vidas. O que está dividindo a sua lealdade a Cristo?
4) CORAÇÃO RECEPTIVO (VS. 8,15)
Quando a boa semente cai em um coração receptivo, opera maravilhas. Brota, floresce, frutifica. Produz salvação, vida e paz. Nas palavras de Jesus, há excelência e produtividade. Homens e mulheres de coração receptivo se tornam abençoados e fontes de bênçãos.
Você tem um coração receptivo? Está disposto a ouvir o que Deus diz, receber como a verdade para a sua vida, respeitar e obedecer?
Você tem um coração disposto a acolher o Evangelho?
É preciso ouvir, dar atenção, considerar e dar a primazia. Com um coração reto e bom, decidir-se por Jesus.
CONCLUSÃO
Há milhares de anos e em milhões de corações, a Palavra de Deus tem sido semeada. Bons e maus resultados têm sido observados. A semente é sempre boa. O problema é o coração.
Examine o seu coração. Veja que tipo de terreno ele tem sido para o Evangelho. Peça ao Senhor que lhe dê um coração receptivo, já!
Pastor Marcelo Aguiar