DANIEL, O FIEL
Daniel (vários textos) Pr. Marcelo Aguiar
INTRODUÇÃO
Você sabe o que significa ser fiel?
O dicionário assim define a fidelidade: “É o atributo de quem conserva, mantém ou preserva suas características originais. Constância, firmeza nas afeições e nos sentimentos, perseverança”.
Um personagem bíblico que se tornou modelo de fidelidade foi Daniel.
1) DANIEL FOI FIEL: MANTEVE-SE PURO PARA DEUS (Dn 1.8)
Ele não aceitou comer alimentos sacrificados aos ídolos, mesmo que viessem da mesa de Nabucodonozor. A oferta era tentadora, mas o preço era muito alto.
Deus conta com jovens que tomem a decisão de não se contaminar. Que digam “não” a ofertas que podem afastá-los do Senhor ou prejudicar o seu testemunho. Que estejam dispostos a conservar a pureza de seu corpo e sua alma
Você está disposto a se manter puro para Deus?
2) DANIEL FOI FIEL: BUSCOU A AJUDA DE DEUS (Dn 2.16-19)
O rei Nabucodonozor teve um sonho. Se os sábios não lhe contassem o sonho e sua interpretação, seriam mortos. Havia uma sentença sobre a cabeça de Daniel. Ele solicitou um prazo, pediu aos amigos que orassem e fez o mesmo. Deus lhe concedeu a vitória: a vida de Daniel foi poupada e o nome do Senhor foi exaltado.
Na hora da dificuldade, em quem você coloca a sua confiança? Existem pessoas que entram em desespero. Outras tratam de se garantir “por todo lado”, mostrando assim quão pouco confiam em Cristo. Quando a nossa fé é provada, mostramos em quem cremos, e o quanto cremos.
Você está pronto a buscar a ajuda de Deus?
3) DANIEL FOI FIEL: ANUNCIOU A PALAVRA DE DEUS (Dn 5.25-31)
Belsazar sucedeu Nabucodonozor, e desrespeitou os objetos sagrados retirados de Jerusalém. Deus escreveu sua sentença na parede do palácio, e Daniel traduziu o escrito para o rei. Foi preciso coragem para dar um recado de julgamento!
O servo fiel anuncia a Palavra de Deus, mesmo que ela soe desagradável aos ouvidos das pessoas. Ele não tem medo de se tornar impopular.
Você está decidido a anunciar a Palavra de Deus?
4) DANIEL FOI FIEL: JAMAIS DEIXOU DE ADORAR A DEUS (Dn 6.10)
O rei Dario publicou um decreto proibindo qualquer tipo de culto. Mas Daniel, publicamente, continuou adorando a Deus. Por isso foi lançado na cova dos leões. Entretanto, o Senhor preservou a sua vida.
Podemos nos ver em situações nas quais tenhamos que escolher entre as leis do país e as leis de Deus. O que faremos? Podemos nos deixar levar pela vergonha ou pelo medo. Ou podemos fazer a escolha de honrar a Deus.
Você está determinado a jamais deixar de adorar a Deus?
CONCLUSÃO
Sejamos jovens como Daniel. Que nossas vidas sejam marcadas pela fidelidade. Que nosso testemunho agrade a Deus e inspire os homens.
Jesus falou: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).
Pastor Marcelo Aguiar
DEUS e fiel e quer ver a fidelidade de seus seguidores. Muito bom o estudo uma bênção essa reflexão da pequena Igreja fiel no meio da grande babilônia.
Amém
MARAVILHOSO ESTUDO.DEUS OS SBENÇOE E CONTINUE TRAZENDO SOS MEUS ITMAOS S REVELACAO DA SUS PALAVRA!