-
Empatia no trabalho.
20/06/2022O que é empatia? É a compreensão dos sentimentos e emoções do outro. No trabalho a empatia tem o poder de gerar um ambiente muito mais saudável.
Você sabia que a empatia é uma habilidade considerada uma inteligência emocional? O profissional que desenvolve a empatia promove mais facilidade de comunicação, liderança e consegue trazer uma colaboração mais efetiva dos seus pares.
A empatia é uma competência comportamental muito importante nas organizações. Afinal quem não quer estar ao lado daquele colaborador que trabalha em equipe e ainda contribui de forma positiva?
A empatia fortalece laços de amizade e consequentemente ampliam as possibilidades de melhorias na entrega dos resultados. Engana-se quem pensa que precisa estar o tempo todo competindo dentro da empresa, sem se importar com que está acontecendo com o outro.
De acordo com a pesquisa 2020 State of Workplace Empathy Study, realizada anualmente nos EUA pela Businessolver, 90% dos profissionais afirmam que a empatia é fundamental dentro das empresas. Sempre vale a pena refletir, como estamos nos posicionando diante dos diferentes perfis, que trabalham conosco e analisar se estamos sendo flexíveis
diante das diferenças.Quando assumimos posturas inflexíveis deixamos de mudar, amadurecer e crescer. Então? Bora praticar a empatia?!
Sucesso!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Criatividade
13/06/2022Que tal experimentar pensar em fazer uma atividade de modo diferente?
A expressão que já faz parte do ambiente profissional (e também pessoal) é: “pensar fora da caixa”.
É buscar o novo e desafiar a rotina! Todos somos capazes de criar, e buscar novas formas de fazer algo que é “sempre foi feito assim”! Você pode se surpreender com os resultados e descobrir como pode ser prazeroso exercitar sua criatividade.
Algumas dicas para estimular sua criatividade:
1. Leia informe-se sobre áreas diferentes da sua atuação;
2. Fique atento às mudanças no mercado de trabalho;
3. O profissional criativo geralmente é mais flexível, atitude que facilitam o ambiente em todos os sentidos;
4. A criatividade traz ganhos pessoais e pode colocar você em evidência;
5. A criatividade ativa a autoestima. Todos se sentem bem quando sua ideia é aceita. Contribuir para a mudança na forma como os processos são desenvolvidos e provocar uma melhoria na entrega dos resultados aumenta a motivação.Então? Vamos colocar a criatividade para funcionar? Descubra o quanto pode fazer mais e melhor!
Sucesso!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Dar tempo ao tempo!
06/06/2022Ás vezes pensamos que saber o horário de entrada e saída do nosso trabalho, já é o suficiente.
A qualidade de vida profissional está interligada a nossa saúde pessoal. Pare um tempo e se organize!
1. Conheça suas prioridades;
2. Entenda que, o que é urgente para você, pode não ser tão importante assim;
3. Registre suas atividades: tenha uma agenda, isso evita esquecer os compromissos importantes;
4. Reserve um tempo para as pausas e recarregue suas energias. Atitude simples que auxiliam entregar uma maior produtividade. Evite a fadiga mental: descanse uns minutos antes de iniciar uma nova atividade;
5. Faça uma tarefa de cada vez: as chances de fazer bem o que foi solicitado podem aumentar, além de facilitar o cumprimento de prazos. Procure estabelecer uma boa relação com seus colegas de trabalho, contribua para manter um clima descontraído e harmonioso. Peça ajuda e ajude;
6. Aceite avaliações de seus colegas e superiores. Mostre que pode melhorar se autodesenvolver, se aprimorar e trazer soluções para situações inesperadas. Mas tais comportamentos precisam ser cultivados com uma boa organização do tempo, assim pode pensar em melhores estratégias.
Lembre-se sempre: a forma como gasta o tempo interfere na sua saúde mental e consequentemente na maneira como realiza suas tarefas profissionais.
Se identificou? Que tal parar um tempinho e se organizar?
Sucesso!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Triste no trabalho.
30/05/2022De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde até 2030 a depressão pode ser tornar o distúrbio mais comum do mundo.
Triste constatação. Mas se não temos como, evitar totalmente, que a depressão chegue, podemos, pelo menos, buscar algumas atitudes para contribuirmos para a diminuição do avanço da tristeza nas pessoas.
De maneira geral, quando alguém está deprimido, tende a ficar quieto, sem interagir com aqueles que estão por perto, mostrando-se muitas vezes indecisos e com aparência cansada.
Se estiver percebendo que o comportamento do seu colega de trabalho mudou e sente que algo pode estar preocupando mais do que o necessário, busque aproximação. Utilize palavras positivas, respeite se a preferência, naquele momento é não falar sobre o incômodo.
Mas todos se sentem melhor, quando sabem que podem contar com alguém. Perceber que somos percebidos diminuem os níveis de estresse e melhoram a estima. Para quem está deprimido esses são fatores bastante relevantes para que se sintam melhor.
Então, tem alguém triste do seu lado? Que tal partir para ajudar? Está se sentindo deprimido? Busque ajuda! Deixe próximo de você somente o que te deixa feliz e saudável.
Afinal cultivar a alegria, mesmo em momentos difíceis tornam as dificuldades menores.
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Eu nasci assim.
23/05/2022Muitas pessoas apresentam dificuldades em fazerem mudanças na sua vida, ou mesmo em qualquer aspecto. Temem o novo e às vezes passam a vida toda ou talvez boa parte dela fazendo coisas que acreditam serem certas!
Já pensou em modificar comportamentos, hábitos e posturas? Você não precisa mudar tudo de vez! Mas faça uma lista de situações que podem ser melhoradas se tivesse outra postura diante da mesma. Na prática, pergunte-se:
“Posso ser mais tolerante com essa pessoa?“
“Posso expor minhas ideias para aqueles que convivem comigo me conhecerem mais?”
“Estou fazendo meu trabalho da melhor maneira possível”
“Meu trabalho impacta a vida das pessoas, de forma positiva?”Então, comece com metas menores e vai avançando!
Não adianta querer modificar tudo de vez. É mais fácil conseguir, quando vamos por etapas.E assim vamos avaliando os resultados e nos tornando mais flexíveis e consequentemente nos sentindo melhores.
Animado? Mudanças positivas podem refletir no nosso bem estar! Ser mais feliz: essa é meta!
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.