-
Preciso ser bom no que faço!
26/04/2022Devemos buscar reunir condições que nos tornem diferenciados no mercado de trabalho. É necessário buscar o que há de novo, as mudanças que transformam o meu trabalho, devem ser a alavanca que nos move.
Conhecer novas abordagens e distintas maneiras de execução torna você um forte candidato em processos seletivos.
Orientações importantes:
1. Mostre determinação para alcançar a vaga de trabalho;
2. Transforme seus conhecimentos em inovação;
3. Crie oportunidades para demonstrar o quanto é competente no que faz;
4. Fortaleça seu networking (rede de contatos);
5. Se está em busca de trabalho matricule-se em cursos de sua área (além de aquisição de conhecimentos, estará mais próximos das pessoas da sua área);
6. Mantenha suas informações profissionais sempre atualizadas, assim quando o recrutador estiver buscando profissionais, com certeza, será mais fácil encontrar Você!Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Fazer o bem faz muito bem!
18/04/2022Ajudar o outro faz bem para você, também. O coração agradecido é um ótimo remédio para o seu bem estar. Estar precisando de ajuda? Peça!
Sabe que alguém precisa de ajuda? Ajude! Muitas vezes, pequenos gestos de amor, trazem grandes revoluções positivas nas vidas de quem precisa ser ajudado e na sua também!
Expresse seu carinho, seu amor e perceberá que a tolerância, calma e alegria tendem a transbordar no seu dia a dia. Seja no trabalho, em sua casa, vizinhança, sempre terá alguém precisando de você.
Experimente fazer o bem com maior frequência e os resultados na sua vida emocional serão percebidos rapidamente. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2:10)
Busque praticar a justiça e ame a humildade!
Sucesso!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Viva a resiliência!
11/04/2022A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático e se manter equilibrado.
É proveniente do latim e significa “voltar atrás”. Trata-se da capacidade pessoal de lidar com seus problemas, saber lidar de forma positiva com as adversidades, seja em que momento for!
Estudos demonstram que os seres humanos precisam passar por certas dificuldades para aprender sobreviver, melhorar sua relação consigo mesmo e com aqueles que estão a sua volta.
É preciso repensar e perceber, de que forma, estamos encarando as situações que surgem para serem resolvidas, modificadas ou melhoradas. Aprender a crescer com as adversidades, amadurecer será um grande ganho para que viva melhor.
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Por que minha contratação está demorando tanto?
04/04/2022Vamos pensar em algumas possibilidades e caso esteja cometendo algum equívoco, que vamos relacionar aqui, é só corrigir, o quanto antes!
Muitas pessoas encontram-se sem uma ocupação formal, isso deixa os Recrutadores (Responsáveis pela análise dos currículos), ainda mais exigentes.
Vamos analisar comigo:
1. É preciso preparar um bom currículo. Fique atento: seus dados devem ser atualizados (inclusive telefones e e-mails):
– Caso receba uma mensagem, nunca demore em responder;
– Esqueça as Empresas que já trabalhou há mais de 15 anos;
– Foque no objetivo atual e priorize as competências e habilidades que estão solicitando para a vaga em questão.2. Demonstre interesse (brilho nos olhos!):
– Relate resultados alcançados (consegui baixar custos/otimização de tempo/implantação de novo modelo de produtividade). Ou seja, suas ações vão retratar mais, que simplesmente citar que é proativo, visionário, etc;
– As atitudes comportamentais você terá oportunidade de demonstrar em outras etapas do processo seletivo (por exemplo nas Entrevistas/Dinâmicas de Grupo);
– Destaque atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, experiências diferenciadas relacionadas ao cargo.3. Verifique a ortografia (erros de português não costumam ser bem tolerados pelos recrutadores). Infelizmente é muito comum erros de grafia e podem comprometer sua carreira. Opte pela língua culta (formal) em testes situacionais, redações, entre outros onde precisa usar a escrita e/ou em etapas faladas e demais contatos.
4. Personalize seu currículo para vaga.
– Mostre que é o candidato certo;
– Possui habilidades técnicas;
– Traz resultados para a Organização;
– Expresse o seu objetivo profissional;
– Prefira inserir seus dados utilizando apenas uma página.Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Fui contratado. E agora?
28/03/2022Enfim, chegou o seu tão sonhado emprego! Depois de tanta procura, para muitos, depois de bastante tempo, a vaga na Empresa que se candidatou é sua! Parabéns!!!
Algumas dicas são importantes para que você se mantenha empregado.
1. Mantenha-se discreto;
2. Esteja aberto para o novo e para as mudanças. Mesmo que tenha experiência, respeite os processos das empresas;
3. Nada de comparações com a Empresa anterior;
4. Faça do ambiente de trabalho algo leve, mesmo que inicialmente, sinta-se ansioso para adquirir novos conhecimentos;
5. Faça uma atividade de cada vez e da melhor maneira possível (essa dica é para sempre!);
6. Aproxime-se das pessoas, sem fazer perguntas pessoais.
7. Fale de você somente se for perguntado e sem delongar-se;
8. Inclua a pontualidade nas suas rotinas;
9. Cumpra os prazos, em caso de dúvidas, pergunte e anote sempre as respostas, para não perguntar novamente;
10. Faça todas as atividades da melhor forma possível. Use os recursos que tem, e entregue resultados que surpreendam!Lembre-se: você está em seu ambiente de trabalho e está sendo observado por todos. Mantenha sua postura profissional.
Sucesso!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.