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Quando devo mudar de emprego?
24/01/2022Diante dos desafios, que enfrentamos, é natural que algumas vezes pensamos: “será que está na hora de trocar de emprego”? Mas nem sempre é uma decisão fácil. Para muitas pessoas, o processo de mudança, passa por muitas etapas e chega ser doloroso. As inseguranças chegam e o fato de temermos o desconhecido acabam assustando e impedindo de raciocinar com clareza e nos impedindo de tomar decisões.
O medo de não ser a escolha certa paralisa e impede a garantia de pensar de modo eficaz. Essas questões são importantes e devem ser analisadas e jamais ignoradas. Afinal mudanças de emprego ou de carreira precisam ser algo positivo.
Vamos pensar juntos:
1. Como se sente sobre sua evolução profissional?
2. Experimenta desafios na sua rotina de trabalho?
3. Encontra-se desanimado e conta os minutos para chegar a hora de ir embora?
4. Os benefícios que recebe fazem uma boa diferença no seu orçamento financeiro?
5. Se já tem outra oportunidade em vista, conheça bem a cultura da organização a qual pretende ir, tais conhecimentos ajudam a clarear as decisões e evitar frustrações.
6. Seja realista avalie seus pontos fortes e aqueles pontos que precisa melhorar. Coloque na balança se precisa se esforçar mais, fazer algum curso e talvez alcançar uma promoção na própria empresa a qual trabalha.
7. Insista em conhecer você! Quais são suas vontades? O que realmente motiva você? Assim fica mais fácil de atrair melhores decisões, diminuir riscos e cometer erros nas escolhas.
8. Evite cometer erros desnecessários. Não aja por impulso. Reflita antes de tomar decisões.
9. Faça uma lista de coisas e objetivos que deseja alcançar. Pense: se continuar onde está, conseguirá realizar suas metas?
10. Se precisar busque um profissional para sentir-se mais seguro!
Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Bullying no Trabalho.
17/01/2022O bullying é um ato repetido, ou um conjunto de atos que tem por objetivo ofender ou desmoralizar uma pessoa. O termo vem da língua inglesa e se refere a pessoas que apresentam comportamentos de tirania contra outras que não conseguem se defender.
No geral, a sociedade, tem dado uma atenção especial ao bullying no trabalho, tendo em vista, as consequências morais, sociais e mentais que tais atitudes podem causar. Muitos trabalhadores sofrem constrangimentos, mas às vezes, por receio de perder o emprego, não se pronunciam ou nem mesmo buscam conversar, com seus superiores, para relatar sentimentos e incômodos que o bullying está trazendo.
Infelizmente o comportamento ameaçador tem entrado em ambientes organizacionais por colaboradores que desejam causar tristeza e dor no outro. Se você está sofrendo com intimidações contínuas que tem lhe causado desconforto, medo e falta de confiança em si mesmo, orientamos para que procure ter uma conversa franca com o causador, mostre que está sofrendo com seus comentários e que até sua produtividade pode está sendo comprometida.
Mas se a situação incômoda persistir procure seu gestor e exponha o que está acontecendo. Cuide sempre de sua saúde mental! Saúde mental é muito importante para sua vida pessoal e consequentemente para apresentar um bom desempenho no seu trabalho.
Deus te abençoe!
Sucesso!Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Qual a importância de falar e escrever bem na sua vida profissional?
10/01/2022Vamos listar algumas razões que podem lhe ajudar a entender a importância de ter uma boa escrita e fluência verbal.
1-Você se destaca mais quando sabe expor suas ideias de forma clara e objetiva, e utilizando-se de formas verbais corretamente;
2- Ter um bom português pode transmitir confiança para o ouvinte;
3-Articule suas ideias com uma boa escrita, organizando sua argumentação, o que pode resultar em uma boa produção e sucesso profissional;
4-Ter uma boa caligrafia ajuda no seu dia-a-dia além de trazer uma boa imagem e organização de suas propostas;
5-Escrever à mão ajuda a estimular as partes sensoriais e motoras do cérebro contribuindo para uma melhor memorização e também para promoção de um melhor aprendizado;
6-Saber escrever bem e falar ajudam na comunicação com os outros. Muitos erros podem acontecer por falta de uma boa comunicação;
7-Talvez você tenha uma boa ideia, mas se não souber organizar seus objetivos e se expressar de forma clara, sua proposta, mesmo que você considere uma boa solução, acaba por se perder, porque não conseguiu convencer seus ouvintes.
O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR MINHA COMUNICAÇÃO?
*LEIA, LEIA LEIA E LEIA!!! Quanto mais adquirir o hábito da leitura, mas probabilidade tem se se comunicar melhor;
*Estude sobre ortografia. Aprenda a utilizar as vírgulas e acentos;
*Escolha um Palestrante e se inspire nele! Aprenda e descubra o perfil que mais se identifica com você!
*Fale pausadamente, as pessoas podem entender melhor sua exposição;
*Evite o hábito de abreviar as palavras.
Comece hoje a exercer o hábito de boas leituras! Faça uma lista de suas ideias, observe se estão coerentes. Coloque-se no lugar do outro e analise se os pontos colocados estão claros.
Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Algumas orientações que podem te ajudar na sua carreira profissional.
03/01/2022Escolher uma profissão muitas vezes é uma decisão difícil. E junto com a profissão escolhida vem a incerteza de conseguir um emprego. São muitos desafios que precisamos vencer todos os dias!
Orientações importantes:
*Invista em você: conheça seus pontos fortes e explore suas capacidades;
*Aprimore ou aprenda mais sobe suas habilidades;
*Estabeleça metas e determine datas para atingir;
*Fique atento aos detalhes: apresentação pessoal, fluência, conhecimentos gerais, entre outros;
*Conhecimento é sempre a palavra chave para quem quer vencer profissionalmente;
*Cuide de sua rede de relacionamento pessoal e profissional;
*O linkedin é um excelente lugar para estabelecer vínculos e ficar por dentro do que temos de mais novo no mundo do trabalho. Várias oportunidades de emprego são divulgadas nessa plataforma;
*Construa um bom perfil para você e não hesite em buscar ajuda, caso precise;
*Otimismo e recomeços são palavras de ordem para sua carreira;
*Atualize-se na sua área ou busque uma área que tenha interesse em conhecer;
*Inscreva-se nas vagas/oportunidades. Busque os sites das empresas que gostaria de trabalhar;
*Mesmo que não tenha todos os pré-requisitos mostre-se pronto a aprender;
*Prepare-se para avançar nas etapas dos processos seletivos;
*Invista seu tempo em atividades produtivas;
*Preste serviço voluntário;
*Não fique parado!!
Deus te abençoe! Torcendo por você! Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
As redes sociais podem ser importantes aliados para quem busca trabalho?
27/12/2021As Empresas monitoram comportamentos nas redes sociais para contratar ou demitir. É importante sempre ter cuidado!
Recrutadores costumam analisar o perfil dos candidatos, dependendo do que publicam em suas redes sociais. É de extrema importância a segurança das informações das Organizações. Vale ressaltar que a reputação das Empresas tem impacto grandioso nos consumidores.
Redes sociais são importantes ferramentas de divulgação e apresentação de muitos trabalhos e ideias. Mas também pode ter efeito inverso, ou seja, é importante analisar os conteúdos que você compartilha, pois os assuntos podem ter repercussões negativas. Os tempos que estamos vivendo requerem cuidados e o respeito deve ser redobrado. O que pode ser considerado uma brincadeira para você, pode gerar constrangimento e ofensas para outros.
Algumas orientações importantes no mundo digital:
*Fique atento aos assuntos que compartilha;
*Opte por não discutir assuntos polêmicos;
*Escolha bem as fotos que pretende postar,
*Certifique se a imagem contribuí para sua vida profissional;
*Evite super exposição. Regra básica: use sempre o bom senso e equilíbrio;
*Foque em soluções e não em problemas, busque atitudes positivas;
*Contribua para o bem estar! O mundo precisa de pessoas otimistas e que apresentem boas soluções.#bora_pensar_antes_de_publicar
#equilibrio
#bom_sensoRosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191