Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

CARTAS ÀS IGREJAS DE ÉFESO E ESMIRNA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 06

Apocalipse 2.1-11    Pr. Marcelo Aguiar    07/04/2021

JESUS SE DIRIGE ÀS SUAS IGREJAS!

Nos capítulos 02 e 03 encontramos as cartas às sete igrejas da Ásia. O texto fala de igrejas contemporâneas do apóstolo João, e não de épocas da história da Igreja.

As cartas seguem uma estrutura: 1) Destinatário; 2) Remetente; 3) Elogio; 4) Reprimenda; 5) Exortação; 6) Promessa.

As igrejas de Esmirna e Filadélfia só receberam elogios. A igreja de Laodiceia só recebeu reprimendas. Todas as igrejas receberam promessas.

 

1) ÉFESO

               2:1 – A carta é endereçada ao pastor (“anjo”), e por meio dele à igreja. Jesus tem os pastores na sua mão e se move entre as igrejas (“candeeiros”).

COMO ERA A CIDADE DE ÉFESO?

Éfeso era uma cidade portuária, a maior e mais rica cidade da Ásia, com cerca de 200 mil habitantes. Centro do culto a Diana e um dos centros do culto ao Imperador. Conhecida como a capital mundial da feitiçaria.

COMO ERA A IGREJA DE ÉFESO?

A igreja de Éfeso foi fundada por Paulo (em 52dC), pastoreada por Timóteo e frequentada por João.  Era uma igreja fiel e perseverante, mas havia perdido seu primeiro amor por Jesus.

               2:2,3 – Igreja operosa, ortodoxa, sofredora.

               2: 6 – Pouco sabemos dos nicolaítas. Eles pregavam uma versão liberal do cristianismo.

               2:4 – Éfeso havia perdido o primeiro amor, era uma igreja no “piloto automático”, era uma igreja que tinha cabeça e braços, mas não tinha coração. Jesus quer relacionamento!

O QUE JESUS DISSE À IGREJA DE ÉFESO?

Os cristãos de Éfeso deveriam voltar ao primeiro amor, ou sua chama seria apagada. “Ao que vencer, dar-lhe-ei de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

               2:5 – Se os efésios não se arrependessem, sua igreja acabaria. Um crente não pode perder a salvação, mas uma igreja pode fechar as portas.

               2:7 – As promessas são feitas aos que vencerem, e em Cristo somos mais do que vencedores. A árvore a vida, mencionada em Gênesis 3.22-24, reaparece em Apocalipse 22.4.

 

2) ESMIRNA

               2.8 – Jesus se apresenta como “o que foi morto e reviveu”, identificando-se com os mártires de Esmirna.

COMO ERA A CIDADE DE ESMIRNA?

Esmirna era uma cidade grande e rica. Seu nome vem da palavra “mirra”, uma erva amarga que era esmagada para produzir medicamentos.  Promovia ativamente o culto ao Imperador. Moderna Smyr, na Turquia.

COMO ERA A IGREJA DE ESMIRNA?

Esmirna era uma igreja pobre em uma cidade rica. Era uma igreja pequena em uma cidade grande. Os cristãos eram perseguidos pelos romanos e pelos judeus. Eram prejudicados, expropriados e alguns seriam mortos (como Policarpo, martirizado em 155 dC).  Jesus só tinha elogios para aquela igreja.

               2:9 – Pobre materialmente, a igreja de Esmirna era espiritualmente rica (ao contrário de Laodiceia). A expressão “sinagoga de Satanás” nos lembra que a igreja é o Israel de Deus (Rm 2.28,29).

O QUE JESUS DISSE À IGREJA DE ESMIRNA?

Os cristãos de Esmirna deveriam perseverar em sua fé. “O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte”.

               2: 10 – Os crentes de Esmirna ainda sofreriam perseguições, o que de fato aconteceu. O número “dez dias” indica provavelmente um período curto de prova (Dn 1.12). “Sê fiel até a morte”: não até o fim da vida, mas até o ponto de morrer. A coroa prometida é “estéfanos” (a coroa dos conquistadores), não “diadema” (a coroa dos reis). Remete a honra e recompensa.

               2:11 – A primeira morte é a morte física; a segunda morte é a morte eterna.

 

PARA SABER MAIS:

“O Apocalipse: Desvendando os Mistérios da Revelação” (Delcyr de Souza Lima, Juerp).

 

O QUE APRENDEMOS NO ESTUDO DE HOJE?

Jesus está atento, tanto para corrigir quanto para sustentar!

INTRODUÇÃO: JESUS CRISTO SE APRESENTA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 05

CARTAS ÀS IGREJAS DE PÉRGAMO E TIATIRA | Série “Apocalipse Versículo por Versículo” – Ep. 07

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP