Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

DESAFIOS DA FAMÍLIA EM TEMPOS MODERNOS

Eclesiastes 4.7-12    Pr. Marcelo Aguiar   

 

INTRODUÇÃO

A família sempre enfrentou desafios. Mas os novos tempos trazem novos e maiores desafios: convívio com a tecnologia, concorrência das redes sociais, campanha em favor do aborto e do casamento gay, falta de tempo, consumo de drogas, etc.

Em uma passagem bíblica muito instrutiva, Salomão nos fala sobre os desafios que toda família precisa vencer para cumprir o propósito de Deus.

 

1) O DESAFIO DE PROPORCIONAR UMA SENSAÇÃO DE PLENITUDE

Vs. 7,8. Sucesso sem família é ilusão. O lar é a maior riqueza. Em casa somos reis e rainhas, príncipes e princesas! Sentimo-nos completos.

Precisamos trabalhar juntos para que as pessoas da nossa família sintam-se realizadas por fazer parte dela.

 

2) O DESAFIO DE PROPORCIONAR GANHOS SIGNIFICATIVOS

9. Em casa todos trabalham, mas precisam desfrutar o resultado disso.

Com relação a ganhos, existem quatro paradigmas: “Vencer-perder”, “perder-vencer”, “perder-perder” e “vencer-vencer”. Na família, o único que funciona é o último. Na sua casa todos estão ganhando?

 

3) O DESAFIO DE PROPORCIONAR APOIO A TODOS OS MEMBROS

 10. A vida é feita de tropeços. Trazemos os joelhos da alma arranhados! Quando caímos, muitas vezes o que encontramos são dedos apontados. Mas em nossa família esperamos encontrar mãos estendidas. O nosso lar deve ser um lugar de perdão e generosidade, de compreensão e encorajamento.

Existe alguém em sua família a quem você precisa perdoar? A quem você precisa pedir perdão?

 

4) O DESAFIO DE PROPORCIONAR CALOR HUMANO

 11. Cada um de nós precisa assumir a responsabilidade de “aquecer” o outro. Principalmente nesses tempos modernos, caracterizados pela frieza emocional e espiritual. Nossa casa deve ser lugar de carinho, elogio, abraço, afeto.

Alguém já disse que “a sabedoria da vida consiste em usar as coisas e amar as pessoas, e não o contrário”. Apliquemos esse pensamento ao nosso lar!

 

5) O DESAFIO DE PROPORCIONAR SEGURANÇA

 12. Precisamos estar dispostos a lutar uns pelos outros, defendendo a família de todos os ataques. E não são poucos…

A violência, a injustiça e o pecado atingem com mais facilidade aqueles que não têm quem lute por eles. Precisamos lutar uns pelos outros – e não uns contra os outros!

 

CONCLUSÃO

Esses são os desafios da família. E tudo o que foi dito a respeito do lar vale, também, para a igreja (que é a nossa família espiritual).

 

Pastor Marcelo Aguiar

DE QUE MESA VOCÊ PARTICIPA?

DEUS TEM O MELHOR PARA MIM

4 Comentários

  • família linda

  • Muito produtivo gostei muito bem esclarecido.

  • Um ótimo esboço, um conteúdo excelente para se usar em Estudo de xassis. Amei.

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP