Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia, Vitória - ES, 29065-340 (27) 3078-9090 | (27) 99706-2131 igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

ENCARANDO AS PROVAÇÕES

Atos 14. 21-22    Pastor Marcelo Aguiar    14/08/2016

INTRODUÇÃO

Os versículos 21 e 22 do capítulo 14 de Atos registram a conclusão de uma história de coragem, que pode ser acompanhada a partir do capítulo 13. Em Antioquia, Paulo e os missionários que o acompanhavam foram expulsos. Em Icônio, eles tiveram que fugir após enfrentar severa perseguição. Em Listra, Paulo foi apedrejado e dado como morto. Quantas provações! Mas em cada uma dessas cidades os pregadores do Evangelho deixaram um grande número de convertidos. Demonstrando sua bravura, eles retornaram a todas elas, confirmando a fé dos discípulos, e dizendo-lhes que “importa que por muitas tribulações entremos no Reino de Deus”.

“Importa que por muitas tribulações entremos no Reino de Deus”. O que isso significa exatamente?

 

  • AS PROVAÇÕES FAZEM PARTE DA VIDA

Há muitos cristãos que se assustam quando vêm as dificuldades, estranhando terem de enfrentar problemas apesar de serem filhos de Deus. Parece que acreditaram em um “Evangelho Tabajara”, do tipo “seus problemas acabaram”… Mas esse não é o verdadeiro cristianismo. Jesus avisou que no mundo teríamos aflições. É atravessando muitas tribulações que entramos no Reino de Deus. Nas palavras de Jack Eswine, “o rio da vida frequentemente flui através de pântanos de desânimo”.

O grande pregador Charles Spurgeon declarou: “O povo de Deus tem suas aflições. Quando ele escolheu seus filhos, nunca esteve em seus planos que eles não fossem provados. Nunca lhes foi prometido liberdade de doenças e das dores da mortalidade. Quando o Senhor deles fez o testamento de privilégios, incluiu tribulações entre coisas que eles inevitavelmente herdariam. As provações fazem parte do nosso quinhão. Assim como estabeleceu as estrelas no céu pelas suas mãos, Deus ordenou o tempo, o lugar e a intensidade de nossas provações, bem como o efeito que elas terão sobre nós”.

Uma análise honesta do Evangelho de Cristo nos ajudará a evitar decepções com promessas que o Salvador jamais fez. Mas existe mais:

 

2) AS PROVAÇÕES DEVEM SER ENCARADAS

Não podemos fugir das provações, assim como não é sábio sair correndo ao ouvir um cachorro latir. Não podemos fingir que elas não existem, como na proverbial história do avestruz que enterra a cabeça na areia. Nada disso! Para sermos vencedores, precisamos encarar as adversidades com coragem!

O exemplo do apóstolo Paulo e dos missionários que o acompanhavam deixa claro o caminho que nos levará ao triunfo. Por palavras e por comportamento, aquele homem de Deus ensinou aos primeiros cristãos que as adversidades devem ser enfrentadas com ousadia. Nossos irmãos do passado encararam a tribulação com altivez. Com a ajuda de Cristo, nós podemos fazer o mesmo!

Às vezes exemplos de coragem são encontrados aonde menos eram esperados: nós os vemos na natureza, na ação das crianças, nos gestos extremados de pessoas aparentemente frágeis que se agigantam quando precisam defender seus amados.

O grande líder sul-africano Nelson Mandela falou: “Aprendi que ter coragem não é não sentir medo, mas seguir em frente apesar do medo”. Aprendamos, nós também, essa lição, e sigamos em frente a despeito das perseguições!

 

3) AS PROVAÇÕES PODEM SER VENCIDAS

“Importa que por muitas tribulações entremos no Reino de Deus”. Estamos a caminho do céu. E isso é o mais importante, essa é a maior vitória! Pare e reflita: se não encontrou adversidades em seu caminho, será que está mesmo na estrada certa?

Além da vitória final, que será conquistada na eternidade, experimentaremos muitas outras enquanto avançamos para lá. “Deus, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo” (2 Coríntios 2.14). As provações podem ser enfrentadas, e também vencidas…

Para vencermos as provações, temos que seguir a Jesus. Ele entregou a própria vida para nos salvar. Também encarou as tribulações e venceu-as. Fez isso por amor a nós.

Para vencermos as provações, temos que entregar a Jesus as nossas vidas. Só ele é capaz de salvá-las, de protegê-las, de dar-lhes sentido. O mundo pode perseguir você. Pode até feri-lo. Mas não poderá derrotá-lo se o Senhor estiver ao seu lado.

Estamos lutando sozinhos ou nos entregamos àquele que deseja lutar por nós?

 

CONCLUSÃO

Com Cristo, podemos encarar as provações e ser mais que vencedores. Ele quer nos salvar. Ele quer cuidar de nós. Para isso, nos estende a sua mão.

Segure a mão que Jesus lhe estende! Conte-lhe sobre os seus problemas! Confie-lhe as suas angústias! Mas, acima de tudo, certifique-se de que o está seguindo. Assim, mesmo que você encontrar tribulações no caminho, terá a certeza de estar na estrada que leva para a superação e a felicidade!

 

Pastor Marcelo Aguiar

JESUS NO VALE DA SOMBRA DA MORTE

IGREJA É LUGAR DE FARTURA

1 Comentário

  • Não canso de refletir e pregar essas mensagens, são boas e serve de exortação nos dias de hoje.
    obrigado Pr. Marcelo
    Deus continue abençoando o seu Ministerio
    Um forte abraço

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP