Av. Des. Dermeval Lyrio, 501 - Mata da Praia - Vitória/ES 27 3325 7566 | 99706-2131 (WhatsApp) igreja@ibmatadapraia.org.br     

Texto das
Mensagens

QUANDO PESSOAS BOAS FAZEM COISAS MÁS

2 Samuel 12.7-14    Pr. Marcelo Aguiar    17/07/2016

2 Samuel 12.7-14

INTRODUÇÃO

Davi foi considerado “o homem segundo o coração de Deus. Mas cometeu um adultério e, indiretamente, um homicídio. Era uma pessoa boa, mas fez uma coisa má. Isso é algo que nos deixa desconcertados.
O que acontece quando pessoas boas fazem coisas más?

1) QUANDO PESSOAS BOAS FAZEM COISAS MÁS, DESCOBREM QUE NÃO SÃO REALMENTE BOAS

Somos pecadores, mesmo que tenhamos sido alcançados pelo sangue de Jesus e desejemos viver para agradar a Deus. Carecemos da misericórdia e da graça de Deus.
Cristo sempre enxergou essa verdade. Disse ao jovem que o chamou de “Bom Mestre”: “Há um só que é bom: Deus”. Falou às multidões que o procuravam: “Se vós, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará coisas boas aos que lhe pedirem?”. O fato é que não somos realmente bons…
Deveríamos olhar para nós mesmos com mais seriedade, e para os outros com mais generosidade!

2) QUANDO PESSOAS BOAS FAZEM COISAS MÁS, CAUSAM SOFRIMENTO A MUITA GENTE

O pecado de Davi trouxe sofrimento para ele mesmo e para muitos. Atraiu a dor sobre a família de Urias e sobre a sua própria família. Através de Natan, o Senhor lhe disse que coisas muito ruins iriam acontecer porque ele havia pecado. Seu filho, inclusive, iria morrer.
Dos golpes da vida, aqueles que são infligidos pelas pessoas boas são os que doem mais (para elas mesmas e para os outros). Porque são golpes que vêm de onde não esperamos! Eles nos pegam com a “guarda baixa”. Geram decepção e insegurança.
Certa vez Napoleão Bonaparte declarou: “Deus me proteja dos meus amigos, que dos inimigos eu mesmo cuido”. Ele estava expressando exatamente essa verdade!
Talvez você esteja sofrendo porque uma pessoa boa lhe feriu. Ou talvez alguma pessoa boa esteja sofrendo porque você a feriu. Mas isso não é tudo:

3) QUANDO PESSOAS BOAS FAZEM COISAS MÁS, COMPROMETEM O BOM NOME DOI EVANGELHO

Através do profeta Natan, Deus falou a Davi: “Deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem”. O pecado de Davi enlameou o seu próprio nome. Mas comprometeu, também, o nome do Deus a quem ele servia.
Como é importante o testemunho que damos! O mundo está nos observando! Será que com o nosso comportamento estamos atraindo vidas para Jesus? Ou nós as temos afastado?
Conheci um missionário que, antes de se converter, tocava nos bares e boates. Um dia ele ouviu o Senhor dizer-lhe: “Não afaste as pessoas de mim; traga-as para mim”. Aquele pensamento fez com que entregasse sua vida a Cristo e ao ministério.
Quando pessoas boas fazem coisas más, afastam os outros de Cristo. Mas…

4) QUANDO PESSOAS BOAS FAZEM COISAS MÁS, ENCONTRAM UM DEUS PRONTO A PERDOAR

Repreendido por Deus através do profeta, Davi reconheceu sua falta. Ele disse: “Pequei contra o Senhor”. Você pode saber mais a respeito lendo os salmos 32 e 51.
Diante da confissão de Davi, o profeta declarou: “Também o Senhor perdoou o seu pecado; não morrerás”. Como é bom nos depararmos com a misericórdia e a graça de Deus quando tudo o que temos para apresentar-lhe é culpa e vergonha!
Nunca é tarde para nos arrependermos e recomeçarmos. Veja o que o Senhor fez na vida de Davi! Veja o que ele fez na vida de Raabe, de Pedro, de Maria Madalena! Deus é especialista em recomeços!
Não diga: “Eu estraguei tudo”. Porque Deus é maior do que tudo…

CONCLUSÃO

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Todos desejamos ser pessoas boas, mas às vezes fazemos coisas más. Talvez seja a hora de repetirmos a oração de Davi:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139.23,24).
Hoje Deus quer fazer uma grande obra em nossas vidas!

Pastor Marcelo Aguiar

CURA INTERIOR

DEUS FUROU AS MINHAS ORELHAS

Sem comentários

Deixe seu comentário

IBMP

IBMP