-
Fuga de Cérebros
21/03/2022O que é fuga de cérebros no Brasil?
O fenômeno não é novo, mas se agravou nos últimos anos. É uma emigração de indivíduos com altas aptidões técnicas, talento, criatividade, entre outros quesitos ou conhecimentos.
Em geral, atribuímos a falta de perspectiva profissional que vem impulsionando, jovens e adultos a buscarem novas condições e outras formas de viver. Embora a mobilidade acadêmica que oportuniza estudantes e profissionais terem contato com outras linhas de estudo, a realidade demonstra, que os estudantes não retornam ao seu país de origem.
Os estudantes e profissionais que deixam o país afirmam que os recursos e reconhecimento do trabalho são mais recompensadores e acabam por optar pela permanência no país que escolheram para estudar e profissionalizar-se.
Pesquisas apontam que 47% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos sairiam do país se pudessem. Isso significa mais de 20 milhões de pessoas. Esse sentimento é reflexo da falta de oportunidades.
Ressaltamos a importância de você estar sempre estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos. Acredite que você pode ir além dos conhecimentos já adquiridos e principalmente compartilhe o que aprendeu, para o uso do bem comum!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Sou aceito?
14/03/2022Querer sentir-se aceito é algo natural na vida da gente. Mas nem sempre nos sentiremos aceitos. Precisamos aprender a conviver com o desconforto de não sentir-se aceito.
Trabalhe a autoconfiança para analisar, se as críticas merecem ser consideradas. É bom sempre lembrar:
*Somos diferentes;
*Aprenda a escutar as opiniões dos outros;
*Fortaleça sua individualidade;
*Valorize e potencialize suas habilidades;Assim estará mais preparado para enfrentar uma desaprovação!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Você alimenta perigos imaginários?
07/03/2022No tempo das Grandes Navegações, os navegadores tinham medo dos monstros marinhos. Além disso, acreditavam que a terra era plana e assim eles navegariam até cair em um determinado ponto. Esses mitos eram muito comuns na Idade Média, quando não havia conhecimento suficiente sobre a geografia dos mares.
Nos dias de hoje, algumas pessoas agem guiadas por perigos imaginários. Essa tendência pode desencadear desconfortos emocionais e até sintomas físicos, como falta de ar, palpitações, sudorese excessiva, gastrite, fraqueza, dentre outros.
Não deixe que pensamentos distorcidos e negativos comprometam o seu bem estar. Se você se sente assim, não hesite: Busque ajuda de bons profissionais na área de saúde!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
A doce Depressão
02/03/2022De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge hoje mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e pode se tornar uma doença incapacitante. Muito se confunde a tristeza com a depressão.
Fique atento: se essa tristeza vem acompanhada de insônia ou sono demasiado, dificuldades de concentração e ideações suicidas tal quadro pode ser caracterizado como depressão. O alto teor de açúcar no organismo pode levar ao aumento de substâncias inflamatórias, isso aumenta os riscos de depressão, além de outras doenças.
Os alimentos impactam nosso humor e nossas emoções. Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que uma dieta rica em alimentos integrais, como frutas, legumes e peixe, pode reduzir o risco de depressão.
Quer ter dias melhores e mais alegres? Invista em alimentos que não estão associados a açúcares (carboidratos, industrializados), além de cuidar de sua saúde emocional com profissionais capacitados. Nosso corpo e nossa mente precisam de cuidados. Cuide de sua alimentação, busque terapia, o autoconhecimento pode te proporcionar dias mais leves, felizes e doces (sem adição de açúcares!)
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Procrastinar
21/02/2022Deixar para depois!! Muitos têm ouvido falar sobre procrastinação. Refere-se na demora, no atraso de se realizar alguma atividade.
Parece que qualquer coisa é mais importante que realizar tal tarefa. Quando recebemos algo para fazer, com um prazo longo, parece-nos natural deixar chegar mais próximo do evento, para então começar a fazer.
Ficamos esperando a hora de sentirmos “vontade”, ou chegar o momento certo de agir. Mas é preciso ficar atento! A procrastinação pode ter causas como ansiedade, baixa auto estima, tédio, frustrações além de algumas alterações fisiológicas importantes.
Mas, adiar nossas tarefas, pode levar um aumento do nosso sentimento de culpa, afetando nossa saúde mental e também reduzindo nossa produtividade. Procrastinação pode tornar um hábito e afetar sua saúde física e emocional. Fique atento não deixe para depois!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional.