-
O que é trabalho remoto?
22/11/2021Toda crise promove mudanças profundas no modo de fazer as coisas. Inclusive, é nesses momentos que muitas práticas apontadas como tendências passageiras começam a pender para um estado de permanência. Bons exemplos são as modalidades de trabalho remoto ou home office.
É possível perceber que se trata de um trabalho feito à distância. Também chamado de teletrabalho, esse conceito engloba todo tipo de atividade realizada fora do ambiente oficial — como escritório, clínica, empresa ou instituição. Para colocá-lo em prática, o profissional precisa contar com recursos que permitam uma espécie de mobilidade dos compromissos.
Computadores, smartphones e outros dispositivos conectados à internet são comumente usados para manter a ligação com o ambiente de trabalho.
Ao abrigar toda a sua agenda e as tarefas nesses aparelhos, o usuário pode se deslocar para onde quiser e exercer a profissão nos horários oportunos.
É possível fazer isso, por exemplo, no conforto do lar e até em locais públicos. Como nem toda pessoa tem um espaço apropriado para desempenhar funções profissionais em casa, é comum a procura por salas de coworking, áreas de café e até livrarias que ofereçam estrutura adequada.
A tecnologia eliminou as fronteiras que impediam às pessoas de cumprir programas a distância. E não foi diferente no campo do trabalho. Hoje, com poucos equipamentos e uma boa conexão, você consegue desenvolver projetos e participar de reuniões estando em qualquer parte do mundo.
Percebe como há semelhança com o modelo anterior? É por isso que tanta gente confunde os termos e, muitas vezes, não sabe escolher entre trabalho remoto ou home office. Saiba, porém, que ambas opções estão fortemente associadas ao uso da tecnologia e da internet.
Nos últimos anos, o interesse pelas profissões home office tem aumentado cada vez mais. A boa notícia é que diversas carreiras já podem ser experimentadas em ambientes alternativos, sem que isso cause queda na produtividade dos profissionais e na qualidade de seus trabalhos.
Com se sair bem nessas modalidades?
Agora que compreende a diferença entre trabalho remoto e home office, você tem condições de definir qual modelo melhor atende suas necessidades. Vale deixar claro que ambos podem ser exercidos permanentemente ou em dias específicos da semana.
Algumas empresas já permitem que seus colaboradores intercalem a rotina nos espaços corporativos com atividades executadas em casa ou outros espaços não convencionais. Seja qual for a sua realidade, saiba que é possível ter bons resultados com alguns cuidados.
Escolha um ambiente tranquilo
Essa dica serve para trabalho remoto ou home office. Tenha em mente que você não vai contar com o controle de um superior, muito menos com a divisão de horários e de intervalos comuns em um ambiente corporativo. A estrutura tradicional de um escritório, que costuma ser completa, também não estará disponível.
Então, o primeiro passo para se sair bem é escolher um espaço silencioso e agradável, onde você possa exercer suas atividades sem interrupções de terceiros. Também procure se possível, reordenar o local para favorecer o cumprimento das tarefas.
Garanta boas condições de luz e ventilação, inclua cadeira e mesa confortáveis e providencie todos os materiais necessários.
Mantenha suas coisas organizadas
Não é porque está em um espaço alternativo que você deve descuidar da organização. Ao deixar suas coisas espalhadas pela casa, o risco de precisar parar no meio da atividade para procurar algo aumenta. Imagina, então, a perda de tempo causada com inúmeras pausas diárias?
Falta de organização também prejudica aqueles que pretendem trabalhar fora do ambiente doméstico. Nesses casos, há grande possibilidade de esquecer equipamentos ou arquivos importantes em casa. E ninguém quer ficar se deslocando à toa para iniciar as funções profissionais, certo?
Conte com estratégias de produtividade
Métodos que potencializam o foco podem ser muito úteis na rotina de trabalho remoto ou home office.
Você consegue tirar proveito dessa técnica utilizando um simples cronômetro ou baixando aplicativos que se baseiam na estratégia. Vale a pena pesquisar diferentes ferramentas até encontrar uma que funcione para você. Dessa forma, não vai se preocupar com desempenho e poderá comemorar mais conquistas no campo profissional.
Fonte: https://blog.unopar.com.br/trabalho-remoto-ou-home-
-
Síndrome do Pânico
12/11/2021Às vezes por nos encontrarmos em busca de trabalho, entre outros muitas vezes a ansiedade pode impulsionar uma crise de pânico.
Síndrome do pânico
A síndrome do pânico é caracterizada pela presença recorrente de crises de ansiedade. A característica principal são as crises esporádicas que duram alguns minutos e têm forte intensidade. Dores no peito, taquicardia, dificuldade para respirar e muito medo de morrer são sintomas que podem parecer um infarto, mas são algumas das características do problema. Existem, ainda, os sintomas psíquicos, como sensação de morte iminente, medo e angústia muito intensos.
Quando as crises de síndrome do pânico acontecem com frequência, é importante procurar atenção médica para começar o tratamento. Além de piora dos sintomas (que são incapacitantes), a condição pode levar a outros problemas de saúde mental, inclusive a depressão. Então cuide sempre de sua saúde, faça atividades físicas, busque a tranquilizar-se quando as crises acontecerem e não relute em procurar atendimento com profissionais de saúde.
Cuide-se e cultive a autoconfiança.
Deus abençoe você!
https://blog.drconsulta.com/depressao-ansiedade-e-sindrome-do-panico-quais-as-diferencas/
-
Novas Profissões
12/11/2021Médico Diagnosticador Baseado Em Dados.
O diagnosticador médico baseado em dados se especializará em dar sentido aos dados para fazer diagnósticos médicos em casos complexos ou quando o paciente apresenta sintomas misteriosos. Ele reunirá grandes quantidades de dados de muitas fontes diferentes, incluindo implantes de rastreamento de saúde do paciente, dispositivos de monitoramento ambiental, testes que foram executados por médicos, perfis genéticos e dados de história de vida do paciente.Eles também terão acesso a bilhões de documentos e bancos de dados diagnósticos contendo informações sobre doenças. Serão auxiliados por algoritmos de IA, que podem escanear e analisar dados rapidamente e identificar anomalias, mas o diagnosticador será responsável por reunir as informações relevantes e identificar o que há de errado com o paciente e como tratá-lo.
Técnico de Genética
Os treinadores de genética trabalharão individualmente ou em coordenação com engenheiros genéticos e equipes de saúde para fornecer informações e apoio às pessoas sobre seus perfis genéticos. Inovações tecnológicas e desenvolvimentos contínuos em genômica abrirão um campo totalmente novo em saúde genética, que também se estenderá ao hiper-desempenho e à hiper-estética genética.
Os treinadores genéticos explicam aos clientes o que significam os resultados de suas análises genéticas e as implicações para sua saúde e bem-estar ao longo da vida. Eles ajudarão os clientes a tomar decisões sobre corrigir ou não problemas genéticos por meio da edição precisa do genoma.
Eles precisarão de fortes habilidades interpessoais e da capacidade de traduzir análises complexas em informações que as pessoas possam entender. Precisarão de conhecimento de genética e dos processos de engenharia genética e edição do genoma, e a capacidade de interpretar os resultados desses procedimentos.
-
Como evitar que a ansiedade atrapalhe no trabalho?
08/11/2021Em níveis brandos, a ansiedade é uma sensação normal, que não representa problema algum. Porém, as versões mais graves podem comprometer significativamente a qualidade de vida, especialmente quando há crises. Caso um indivíduo tenha crises de ansiedade no trabalho, por exemplo, pode ser necessário até mesmo um afastamento profissional visando uma recuperação.
Cuidar da saúde ameniza os sintomas
Muitas vezes a ansiedade no trabalho é provocada por fatores externos comuns à rotina da maioria das pessoas, como sono ruim, acúmulo de tarefas, falta de organização, preocupações e hábitos ruins de vida (tabagismo, consumo de álcool em excesso, sedentarismo). Portanto, cuidar da saúde, além de buscar sempre desenvolver atividades prazerosas, é fundamental para amenizar os sintomas.
Fonte:
-
Impactos de Depressão e Ansiedade causados pela pandemia.
01/11/2021De acordo com uma pesquisa da Fiocruz, os sintomas de depressão e ansiedade foram os maiores já vistos pelos trabalhadores brasileiros. Os níveis atingiram 55% do total, e isso tudo ligado aos motivos que citamos no artigo.
O medo por parte das pessoas que prestavam serviços essenciais para a sociedade também foi uma constante, e muitas pessoas viveram crises de ansiedade que antes não estavam presentes em suas vidas, mas que se desenvolveram com a chegada da pandemia.
A pandemia trouxe impactos muito duros para a saúde dos brasileiros. Seja na saúde mental, seja na saúde física, o brasileiro foi duramente afetado pela crise e infelizmente vai continuar sendo até que a economia se recupere e que as soluções de imunização cheguem à população.
Os casos de depressão e ansiedade devem ser cuidados e analisados como um fenômeno diferente, devem ser vistos como algo que foi causado diretamente pela pandemia do Corona vírus, pois assim, tanto as pessoas que estão sofrendo das doenças, quanto os médicos e psicólogos, vão poder chegar a uma conclusão mais precisa a respeito do estado de saúde dos brasileiros.
Aos poucos o brasileiro volta ao seu estilo de vida comum. Com todos os cuidados, mas voltando ao seu trabalho, a ver os familiares e a praticar seus hobbies diários. Isso já está acontecendo e a perspectiva é de que melhore cada vez mais.