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Procrastinar
21/02/2022Deixar para depois!! Muitos têm ouvido falar sobre procrastinação. Refere-se na demora, no atraso de se realizar alguma atividade.
Parece que qualquer coisa é mais importante que realizar tal tarefa. Quando recebemos algo para fazer, com um prazo longo, parece-nos natural deixar chegar mais próximo do evento, para então começar a fazer.
Ficamos esperando a hora de sentirmos “vontade”, ou chegar o momento certo de agir. Mas é preciso ficar atento! A procrastinação pode ter causas como ansiedade, baixa auto estima, tédio, frustrações além de algumas alterações fisiológicas importantes.
Mas, adiar nossas tarefas, pode levar um aumento do nosso sentimento de culpa, afetando nossa saúde mental e também reduzindo nossa produtividade. Procrastinação pode tornar um hábito e afetar sua saúde física e emocional. Fique atento não deixe para depois!!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Postura Profissional
14/02/2022Podemos definir postura profissional como um conjunto de comportamentos/atitudes próprias para o exercício da profissão.
É importante estar atento:
Hard Skills: competências necessárias para desenvolver bem sua função.
Soft Skills: seu modo de agir, o seu comportamento como um todo.Características como respeito, humildade e organização são atitudes que sempre fazem a diferença. Lembre-se a empresa sempre estará observando o seu colaborador!
Se esforce para manter uma boa postura e um bom relacionamento com seus pares de forma a promover ambientes agradáveis!
Observe:
*Seu tom de voz deve ser claro, prender atenção de quem escuta e mostrar que sabe o que está falando;
*Cuide do seu visual, não importa a cultura da empresa. Pessoas que se apresentam bem e demonstram autocuidado passam uma boa imagem;
*Seja pontual: chegue pelo menos dez minutos antes do seu horário. Chegar atrasado constantemente compromete sua imagem profissional;
*Tenha foco nas suas atividades. Fique atento ao tempo de entrega isso gera respeito para com os clientes e colegas;
*Inicie cada dia com ideias novas, proponha melhorias e pense no conjunto dos resultados.
*Sorria! Tenha bom humor! Se cometer algum erro, conserte o quanto antes.Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional. -
Obesidade Mental
31/01/2022Sabemos que a obesidade corporal é caracterizada pelo excesso de peso. Na maioria das vezes causada por ingestão de alimentos em quantidades maiores dos que realmente necessitamos!
No caso da obesidade mental podemos dizer que está relacionada ao “consumo excessivo” de informações, como conteúdo supérfluo ou talvez conteúdos interessantes, porém em excesso. A obesidade mental também pode ocasionar o que denominamos de mentes obesas.
Tendo em vista a facilidade de acesso as informações, recebemos notícias importantes, mas também muitas irrelevantes. Se nos alimentarmos de todas as informações que recebemos, teremos dificuldades de tomarmos nossas próprias decisões de modo sábio e perdemos os a oportunidade de refletir sobre os assuntos.
A obesidade mental deixa nosso cérebro tão sobrecarregado de informações que os lobos frontais (responsáveis por funções humanas essenciais, como a capacidade de planejar, priorizar e antecipar) não conseguem trabalhar corretamente, o que é interpretado como mensagens de ansiedade e medo pelas regiões cerebrais mais primitivas.
Não é à toa que nos tempos modernos as pessoas em geral, especialmente os jovens, enfrentam tantos problemas – como crises de ansiedade e ataques de pânico, entre outros. Acreditamos que nos manter “informados” e “por dentro” de todos os assuntos é benéfico para o nosso cérebro, mas os excessos provocam justamente o contrário: sabemos muito, mas nos tornamos incapazes de aplicar esse conhecimento em nossas vidas.
Como identificar a obesidade mental?
Podemos citar a dificuldade em raciocinar, refletir e principalmente colocar o aprendizado em prática o que pode ocasionar em bloqueios de ideias originais e execução de projetos próprios.
Consequências da obesidade mental, podemos citar a baixa produtividade no trabalho além da dificuldade de tomar as próprias decisões.
Algumas dicas interessantes e saudáveis:
*Aprenda a ler e tirar suas próprias conclusões e elaborar seus próprios conceitos;
*Busque fontes confiáveis para se informar;
*Treine seu cérebro com exercícios que exijam sua memória, pensamento e raciocínio lógico.Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Quando devo mudar de emprego?
24/01/2022Diante dos desafios, que enfrentamos, é natural que algumas vezes pensamos: “será que está na hora de trocar de emprego”? Mas nem sempre é uma decisão fácil. Para muitas pessoas, o processo de mudança, passa por muitas etapas e chega ser doloroso. As inseguranças chegam e o fato de temermos o desconhecido acabam assustando e impedindo de raciocinar com clareza e nos impedindo de tomar decisões.
O medo de não ser a escolha certa paralisa e impede a garantia de pensar de modo eficaz. Essas questões são importantes e devem ser analisadas e jamais ignoradas. Afinal mudanças de emprego ou de carreira precisam ser algo positivo.
Vamos pensar juntos:
1. Como se sente sobre sua evolução profissional?
2. Experimenta desafios na sua rotina de trabalho?
3. Encontra-se desanimado e conta os minutos para chegar a hora de ir embora?
4. Os benefícios que recebe fazem uma boa diferença no seu orçamento financeiro?
5. Se já tem outra oportunidade em vista, conheça bem a cultura da organização a qual pretende ir, tais conhecimentos ajudam a clarear as decisões e evitar frustrações.
6. Seja realista avalie seus pontos fortes e aqueles pontos que precisa melhorar. Coloque na balança se precisa se esforçar mais, fazer algum curso e talvez alcançar uma promoção na própria empresa a qual trabalha.
7. Insista em conhecer você! Quais são suas vontades? O que realmente motiva você? Assim fica mais fácil de atrair melhores decisões, diminuir riscos e cometer erros nas escolhas.
8. Evite cometer erros desnecessários. Não aja por impulso. Reflita antes de tomar decisões.
9. Faça uma lista de coisas e objetivos que deseja alcançar. Pense: se continuar onde está, conseguirá realizar suas metas?
10. Se precisar busque um profissional para sentir-se mais seguro!
Deus te abençoe!
Sucesso!
Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191 -
Bullying no Trabalho.
17/01/2022O bullying é um ato repetido, ou um conjunto de atos que tem por objetivo ofender ou desmoralizar uma pessoa. O termo vem da língua inglesa e se refere a pessoas que apresentam comportamentos de tirania contra outras que não conseguem se defender.
No geral, a sociedade, tem dado uma atenção especial ao bullying no trabalho, tendo em vista, as consequências morais, sociais e mentais que tais atitudes podem causar. Muitos trabalhadores sofrem constrangimentos, mas às vezes, por receio de perder o emprego, não se pronunciam ou nem mesmo buscam conversar, com seus superiores, para relatar sentimentos e incômodos que o bullying está trazendo.
Infelizmente o comportamento ameaçador tem entrado em ambientes organizacionais por colaboradores que desejam causar tristeza e dor no outro. Se você está sofrendo com intimidações contínuas que tem lhe causado desconforto, medo e falta de confiança em si mesmo, orientamos para que procure ter uma conversa franca com o causador, mostre que está sofrendo com seus comentários e que até sua produtividade pode está sendo comprometida.
Mas se a situação incômoda persistir procure seu gestor e exponha o que está acontecendo. Cuide sempre de sua saúde mental! Saúde mental é muito importante para sua vida pessoal e consequentemente para apresentar um bom desempenho no seu trabalho.
Deus te abençoe!
Sucesso!Rosangela Selga
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP 16-191