-
PESSOAS ESPECIAIS
20/03/2023Também conhecidas como PCD-Pessoa com Deficiência, seja de natureza física intelectual ou mental que de certa forma impeçam a participação em um grupo social, em situação de igualdade.
O termo é usado desde 2006, quando a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas (ONU) se refere a pessoa que tenha alguma deficiência seja ela adquirida ao longo da vida ou de nascimento.
As Empresas estão cada vez mais com o olhar voltado para oferecer condições, acessibilidade e principalmente acolhimento, aos que se encontram com necessidades especiais, para executar suas atividades e principalmente sonham com uma inclusão no Mercado de Trabalho.
Aqui as oportunidades são iguais porque acreditamos que todos em diferentes momentos podem se desenvolver e apresentar resultados surpreendentes!!
É sensacional presenciar o desenvolvimento de tantos que só precisam que você pense diferente!
Sucesso!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
Psicóloga
CRP.16-191
-
POR QUE DEVO LER?
13/03/2023Através da leitura conseguimos refletir, crescer emocionalmente e contribuir para o aumento do conhecimento sobre determinados assuntos e interagir melhor com a realidade que nos cerca.
Porém muitas pessoas já não conseguem mais se aprofundar em textos longos e se queixam de falta de concentração.
De acordo com a pesquisadora americana da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), é que o excesso de tempo em telas – celulares e tablets, desde a infância até a vida adulta e os hábitos digitais associados a isso estão mudando radicalmente a forma como muitos de nós processamos a informação que lemos.
Devemos lembrar que cultivar a leitura de bons livros, textos e artigos influenciam diretamente na linguagem.
Já conversamos por aqui sobre a importância de expor de forma assertiva nossas ideias, projetos e pontos de vista. Habilidade essencial para o seu desenvolvimento profissional e/ou nas participações em entrevistas.
Então, não consegue se concentrar?
Qualquer texto com um pouco mais de linhas, se torna desinteressante?
Comece a se esforçar para investir tempo em boas leituras e vai perceber o quanto seu pensamento crítico vai melhorar, o quanto seu vocabulário poderá ser aprimorado e esses são apenas alguns benefícios, para quem se dispõe a dedicar momentos, para apreciar bons conteúdos.
Sucesso!!
Deus te abençoe!
Rosangela Selga
CRP. 16-191
-
CONQUISTAS FEMININAS!!
06/03/2023A busca por representatividade e igualdade chegou às empresas e ao mercado de trabalho.
A participação feminina tem sido reconhecida!
Hoje já percebemos que as presenças de mulheres nos ambientes coorporativo-empreendedores são consideradas e valorizadas positivamente.
Conheça os principais impactos da presença feminina nas empresas:
Empresas com pensamentos mais diversos;
Criatividade para cumprir as demandas;
Inovação para solucionar as tarefas;
Sensibilidade
Todos devem continuar estudando, pois, pesquisas demonstram que o grau de escolaridade tende a facilitar a contratação em uma vaga de emprego.
Parabéns mulheres, esforço e dedicação completam suas conquistas!
Mulheres no trabalho.
Sucesso!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP. 16-191
-
AH, ESSE TOC!!
27/02/2023TOC-Transtorno Obsessivo Compulsivo. Como o nome traduz, é um transtorno.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o TOC é o quarto transtorno psiquiátrico mais comum, precedido apenas pela depressão, fobia social e abuso de substâncias.
O TOC está presente na vida de muitas pessoas.
Caracteriza-se por presença de obsessões, compulsões, pensamentos, impulsos e ideias que geram ansiedade.
Em geral, interromper o processo leva certo tempo, pois a compulsão (comportamentos repetitivos) produz um falso alívio do sofrimento causado na pessoa.
Ou seja, se há uma preocupação excessiva com a sujeira, lavar as mãos diversas vezes, pode se tornar uma compulsão para o portador de TOC.
Se os rituais tomam um tempo maior que o necessário, atrapalham no cumprimento das datas de entrega do seu trabalho, atrasam seus estudos e tal situação te deixa angustiado, é hora de buscar ajuda.
Você não precisa conviver com esse incômodo, não precisa checar todo o tempo se algo está certo.
Você não precisa deixar que os comportamentos compulsivos interfiram nas suas relações sociais.
Pessoas portadoras de TOC devem buscar tratamentos para que os sintomas não se agravem.
TOC tem tratamento!
Busque uma vida mais confortável para você, aprendendo com bons profissionais de saúde, que é possível Ter Outros Caminhos!!
Sucesso!!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP. 16-191
-
MÁSCARAS
20/02/2023Vivenciamos até bem pouco tempo o uso obrigatório de máscara para proteger nossa saúde e de outros também.
Mas muitos cobrem sua maneira de pensar, se expressar e agir, pensando que dessa forma, podem conviver e relacionar-se melhor com as pessoas, são as máscaras emocionais.
Temem não serem aceitos e se protegem para não serem feridos novamente.
Chamamos de máscaras emocionais os sentimentos que deixamos guardados por questões emocionais e porque se lembrar deles, nos causam dores.
É preciso estar atento para não termos medo, de conhecer nossas fraquezas, para que no momento de tomada de decisões, o nosso verdadeiro eu, ou seja, nossa vontade esteja escondida por máscaras emocionais e nos impeçam de escolher o que realmente queremos.
O ser humano possui necessidade de aceitação e inclusão no contexto social. Então para sentir-se aceito, uma pessoa pode incluir no seu repertório de comportamentos, ações que não condizem com sua verdadeira personalidade. Não raro observamos a falta de conexão entre o que uma pessoa diz e o que ela faz.
É quando ouvimos: “você não conhece essa pessoa em casa”…
Então, sente-se representando o tempo todo ou parte do tempo?
Oriento você a se observar, descobrir o que realmente te realiza, quais comportamentos devem ser melhorados e dar outros significados para situações que te fazem sofrer.
Tentou e não consegue tirar a máscara?
Busque ajuda.
Procure sarar suas feridas emocionais que te impedem de se tornar uma pessoa mais feliz?
Sucesso!!
Deus te abençoe.
Rosangela Selga
CRP. 16-191